Abstract:
RESUMO: A presente dissertação é procedente da inquietação acadêmica acerca da
proximidade do fazer filosófico e suas implicações no mundo da vida
(Lebenswelt). Por isso, discorre sobre a máxima preocupação de Lévinas que é
a possibilidade dos homens perderem a sua individualidade e, por esse motivo,
o verdadeiro sentido do humano em face de um contrato social massificador.
Desse modo, uma justiça que tem profundidade apenas em seu caráter formal
pode ser elogiada pelo seu arcabouço técnico e formal de aplicabilidade, mas,
como veremos, perde a sua significação primordial, a saber: ser justiça. O que
o filósofo coloca em evidência é que a justiça é a fonte da verdadeira igualdade
e sociabilidade ética entre os homens. Nesta inferência, mostra que é
importante pensar a justiça para além da formalidade e procedimentos
burocráticos que, evidentemente, não correspondem ao verdadeiro sentido da
justiça aplicável ao dia a dia das relações inter -humanas. É preciso sair da
impessoalidade totalizante, formal e legalista, para tornar -se justa proximidade
fraterna entre os diferentes. Desse modo, propomos o método da alter-conversa-ação, que é um método ético e político, como ação filosófica e prática
para possibilitar no interior das Escolas Família Agrícola (EFAs) uma ação
agregadora na qual o Outro não será interpretado meramente como hóspede
do Eu, mas seja sujeito ativo na escolha do Tema Gerador norteador do
ensino-aprendizagem como concretude da justiça na relação Eu-Outro.
ABSTRACT: The present dissertation comes from academic concern about the proximity of
philosophical doing and its implications in the world of life (Lebenswelt). For this
reason, he discusses Lévinas' greatest concern, which is the possibility of men
losing their individuality and, for this reason, the true meaning of the human in
the face of a mass social contract. In this way, a justice that has depth only in its
formal character can be praised for its technical and formal framework of
applicability, but, as we will see, it loses its primary meaning, namely: to be
justice. What the philosopher puts in evidence is that justice is the source of
true equality and ethical sociability among men. In this inference, it shows that it
is important to think about justice beyond the formality and b ureaucratic
procedures that, evidently, do not correspond to the true sense of justice
applicable to the daily life of inter-human relations. It is necessary to get out of
totalizing, formal and legalistic impersonality, to become just fraternal closeness
between the different. Thus, we propose the method of alter-conversation-action, which is an ethical and political method, as a philosophical and practical
action to enable, within the Family Agricultural Schools (FAS), an aggregating
action in which the Other will not be interpreted merely as a guest of the Eu, but
be an active subject in the choice of the Generating Theme guiding teaching-learning as concreteness of justice in the I-Other relationship.