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RESUMO: A Educação do Campo como política pública em nosso contexto é uma conquista recente dos
movimentos sociais e da população campesina. Dentro desse modelo educativo, tem-se a
Pedagogia da Alternância, visando uma prática educativa transformadora, que requer do
educador a participação permanente em atividades de formação continuada. Esta pesquisa tem
como objeto de estudo a contribuição da formação continuada para a (re)significação da
prática educativa dos educadores que atuam na escola do campo. O objetivo geral é investigar
as contribuições da formação continuada para a (re)significação da prática educativa do
educador que atua na Escola Família Agrícola de Eliseu Martins - Piauí. Trata-se de uma
pesquisa-ação numa perspectiva formativa, desenvolvida na Escola Família Agrícola de
Eliseu Martins - Piauí, com 11 (onze) docentes. Para a produção dos dados deste estudo
qualitativo foram utilizados a roda de conversa, o diário de campo do pesquisador e o diário
de campo virtual. Os dados foram organizados a partir das categorias Educação do Campo e
Formação Continuada de Educadores e analisados conforme a análise de conteúdo de Bardin
(2016). Autores como Bogdan e Biklen (1994), Barbier (2007), Franco (2012), Gil (2007),
Minayo (2016) e Thiollent (2000) dão sustentação ao referencial metodológico. A
fundamentação teórica sobre a Educação do Campo está embasada em Fernandes e Molina
(2004), Silva (2006), Caldart et.al (2012), Caldart (2010), Arroyo, Caldart e Molina (2011),
Costa (2012), Molina (2014), Camacho (2014), Lima (2015), Silva (2016) e Bicalho (2018).
A discussão teórica sobre a Formação Continuada de Professores está sustentada em Mendes
Sobrinho (2006), Saviani (2005, 2009), Brasil (2015), Vighi (2015) e Costa (2016); e a
Prática Educativa em Freire (1996, 2005), Guarnieri (2005) e Franco (2012) dentre outros.
Sobre a Pedagogia da Alternância são referenciados autores como Zamberllan (2000), Calliari
(2002), Jesus (2011), Gimonet (2007), Nosela (2012), Alves (2014), Benisio (2018) e Martins
(2019). A pesquisa constatou que a Educação do Campo desenvolvida na Escola Família
Agrícola de Eliseu Martins oferece um ensino que se diferencia das demais escolas da cidade,
rompendo com o modelo hegemônico e descontextualizado, a partir de um ensino pensado e
planejado para os filhos dos campesinos - com vistas ao fortalecimento do homem do campo,
no campo e para o campo. No que se refere à formação continuada e prática educativa, o
estudo constatou que são elementos importantes e indissociáveis, que não se desenvolvem de
qualquer maneira, mas sim para que estas verdadeiramente aconteçam com vistas a
desenvolver um perfil de professor crítico e reflexivo, é necessário criar condições favoráveis
à construção de conhecimento e a produção de saberes. Evidencia que é importante em um
processo formativo, a troca de experiência, o trabalho em equipe, considerando-se que os
professores e professoras devem sentir-se e serem protagonistas desse momento,
reinventando-se, criando e recriando sua própria prática a todo instante. Ademais, a formação
continuada para educadores da escola do campo, proposta a partir da pesquisa-ação numa
perspectiva formativa, contribuiu para o repensar de suas práticas com vistas a uma
(re)significação desta. Mesmo com todos os desafios e adversidades encontradas neste
percurso investigativo, esta contribuiu para a formação de educadores mais motivados e
comprometidos com a transformação de uma educação pensada para a população campesina. ABSTRACT: Rural Education as a public policy in our context is a recent conquest of the social movements
and the peasant population. Within this educational model, there is the Pedagogy of
Alternation, and it is aimed at a transforming educational practice, which requires the
educator to permanently participate in continuing education activities. The object of this
research is the contribution of continuing education to the (re)signification of the educational
practice of educators who work in rural schools. The general objective is to investigate the
contributions of continuing education to the (re)signification of the educator's educational
practice who works at the Escola Família Agrícola de Eliseu Martins (Family Agricultural
School of Eliseu Martins - FASEM) - Piauí. This is a research-action with a formative
perspective, developed in the Family Agricultural School of Eliseu Martins - Piauí, with 11
(eleven) teachers. Conversation circle, the field diary of the researcher and the virtual field
diary were used for obtaining the data in this qualitative study. The data were organized from
the categories Rural Education and Continuing Teacher Education and analyzed according to
Bardin's content analysis (2016). Some Authors such as Bogdan and Biklen (1994), Barbier
(2007), Franco (2012), Gil (2007), Minayo (2016) and Thiollent (2000) support the
methodological framework. The theoretical foundation on Rural Education is based on
Fernandes and Molina (2004), Silva (2006), Caldart et.al (2012), Caldart (2010), Arroyo,
Caldart and Molina (2011), Costa (2012), Molina (2014), Camacho (2014), Lima (2015),
Silva (2016) and Bicalho (2018). The theoretical discussion on Continuing Teacher Education
is supported by Mendes Sobrinho (2006), Saviani (2005, 2009), Brasil (2015), Vighi (2015)
and Costa (2016); and Educational Practice by Freire (1996, 2005), Guarnieri (2005) and
Franco (2012) among others. On the Pedagogy of Alternation, authors such as Zamberllan
(2000), Calliari (2002), Jesus (2011), Gimonet (2007), Nosela (2012), Alves (2014), Benisio
(2018) and Martins (2019) are referenced. The research found that the Rural Education
developed in the Agricultural Family School of Eliseu Martins offers an education that differs
from other schools in the city, breaking with the hegemonic and decontextualized model, from
an education designed and planned for the children of farmers - with a view to strengthening
the man of the field, in the field and for the field. Regarding continuing education and
educational practice, the study found that they are important and inseparable elements, which
are not developed in any way, but for these to truly happen in order to develop a critical and
reflective teacher profile, it is necessary to create favorable conditions for the construction
and the production of knowledge. It highlights that it is important in a formative process, the
exchange of experience, teamwork, considering that teachers should feel and be protagonists
of this moment, reinventing themselves, creating and recreating their own practice all the
time. Moreover, the continuing education for educators in rural schools, proposed from the
research-action in a formative perspective, contributed to the rethinking of their practices with
a view to a (re)signification of this. Even with all the challenges and adversities encountered
in this investigative journey, it contributed to the training of educators more motivated and
committed to the transformation of an education designed for the peasant population. |
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