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PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM AGRUPAMENTOS DE MULTIIDADE NO MUNICÍPIO DE ALTOS/PI: experiências/resistências no campo

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dc.contributor.author ABREU, Airan Celina Sepúlveda dos Santos Rocha de
dc.date.accessioned 2022-09-28T12:49:22Z
dc.date.available 2022-09-28T12:49:22Z
dc.date.issued 2022-09-28
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2849
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Carmen Lúcia de Oliveira Cabral Examinador interno: Profa. Dra. Antonia Edna Brito Examinador externo: Profa. Dra. Rosimeire Costa de Andrade (UFC) pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Este estudo sobre a prática docente de professores da Educação Infantil em classes com agrupamento de Multiidade no Campo apresenta-se na modalidade de uma abordagem etnográfica, objetivando analisar como se desenvolve a prática docente dos professores da Educação Infantil em classes com agrupamento de Multiidade no contexto do Campo no município de Altos (PI). A partir do problema de pesquisa: como se desenvolve a prática docente dos professores da Educação Infantil em classes com agrupamento de Multiidade no Campo, no município de Altos (PI)? A relevância deste estudo consiste em produzir novos conhecimentos sobre a temática e convocar o meio educacional e a sociedade, quanto à necessidade de pesquisas, visto que ainda são incipientes os estudos que discutem a Educação Infantil do Campo com agrupamentos de Multiidade. As interlocutoras do estudo são quatro professoras que ministram aula na Educação Infantil em classes com agrupamento de Multiidade em uma escola da rede municipal de ensino de Altos (PI), localizada no Campo. Os procedimentos metodológicos utilizados para a construção dos dados são: observação participante, com diário de campo e a entrevista narrativa. Os aportes teóricos e metodológicos estão organizados a partir das categorias, dentre outros: Educação Infantil e Infância, Oliveira (2007, 2012); Prática Docente, Franco (2012); Educação do Campo e Educa ção Infantil do Campo, Caldart (2003), Silva e Pasuch (2010); Pesquisa Etnográfica, Angrosino (2009), Lüdke e André (1986); Análise do Discurso Crítica - ADC, Fairclough (2008, 2012) e documentos oficiais. Os dados empíricos obtidos a partir dos discursos das interlocutoras foram organizados e analisados conforme as orientações da ADC permitem, entre outras conclusões, afirmar -se que há contingências materiais, estruturais e infraestruturais que comprometem o trabalho docente em classes no Campo e consequentemente o desenvolvimento das crianças; há a necessidade de proposta educativa articulada ao contexto sócio histórico e cultural das crianças da Educação Infantil do Campo, assim como de adesão a uma Proposta Pedagógica legítima dos agrupamentos de Multiidade ou da proposta etapista. ABSTRACT: The present research aims to analyze how the pedagogical practices are developed in multi-ages groupings classes of Early Childhood Education from the countryside area in Altos (PI). This study has an ethnographic approach and is based on the research problem: how is the pedagogical practices of Early Childhood Education teachers developed in multi-ages groupings classes from the countryside area in Altos (PI) ? It is expected this study to produce new knowledge and aware the educational environment and society on the need of researching this topic, since studies that discuss Childhood Education in the Countryside on multi-ages groupings are still incipient. In addition, this research is a pioneering investigation in this municipality. The study's interlocutors are four teachers who teach in Early Childhood Education in multi-ages groupings classes in a school from Altos (PI). The methodological procedures used to collect the data were: participant observation, with field diary and narrative interview. Theoretical and methodological references are organized according to the categories, among others: Early Childhood Education, Oliveira (2007, 2012); Teaching Practice, Franco (2012); Rural Education and Early Childhood Education, Caldart (2003), Silva e Pasuch (2010); Ethnographic Research, Angrosino (2009), Lüdke and André (1986); Critical Discourse Analysis, Fairclough (2008, 2012), and official documents. The empirical data obtained from the speeches of the interlocutors were organized and analyzed according to the guidelines of ADC allowed, among other conclusions, to affirm that there are material, structural and infrastructural contingencies that compromise teaching work in classes from the countryside areas and, consequently, the development of children; in addition, there is a need for an educational proposal linked to the socio-historical and cultural context of the children of Early Childhood Education. Therefore, this study highlights that it is necessary to suggest proposals for more consistent and targeted teaching guidance for teachers working in multi-grade classes in the countryside, as well as adherence to a legitimate Pedagogical Proposal from the multi-ages groupings or the stage proposal. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Educação do campo pt_BR
dc.subject Educação infantil do campo pt_BR
dc.subject Agrupamento de multiidade pt_BR
dc.subject Crítica - Análise de discurso pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.subject Countryside education pt_BR
dc.subject Early childhood education pt_BR
dc.subject Multi-ages groupings pt_BR
dc.subject Critical - Discourse analysis pt_BR
dc.title PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM AGRUPAMENTOS DE MULTIIDADE NO MUNICÍPIO DE ALTOS/PI: experiências/resistências no campo pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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