Repositório Institucional da UFPI

PRÁTICAS AVALIATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: um estudo no Curso de Licenciatura em Computação

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SILVA, Italo Rômulo Costa da
dc.date.accessioned 2022-09-28T12:37:52Z
dc.date.available 2022-09-28T12:37:52Z
dc.date.issued 2022-09-28
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2848
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Antonia Dalva França Carvalho Examinadora interna: Profa. Dra. Maria da Glória Carvalho Moura Examinador externo: Prof. Dr. Joaquim Luís Medeiros Alcoforado (UC) pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Considerando o contexto atual de uma sociedade informacional, global e em rede e o impacto significativo da Educação a Distância (EaD) na formação inicial de professores e sendo a avaliação elemento intrínseco deste processo, este trabalho discorre uma investigação sobre as práticas avaliativas no curso Licenciatura em Computação no âmbito da modalidade a distância no Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A pesquisa é desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI em decorrência dos estudos realizados no Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educaçã o e Epistemologia da Prática Profissional (NIPEEPP). O objetivo geral é compreender as práticas avaliativas utilizadas na formação docente no curso de Licenciatura em Computação da UFPI no contexto da Educação a Distância. Especificamente pretendemos descr ever as concepções de professores, tutores e alunos acerca da avaliação da aprendizagem; identificar os instrumentos avaliativos em uso no curso; caracterizar o sentido e relevância das práticas avaliativas adotadas para a formação docente. O aporte teóric o está estruturado sob a luz das concepções de Melchior (1998; 2001; 2003), Depresbiteris (1998), Hoffmann (2009), Libâneo (1994), Luckesi (2011; 2013), dentre outros. As argumentações relativas à Educação a Distância estão sustentadas nos escritos de Castells (2002), Barros (2003), Moore e Kearsley (2007), Cortelazzo (2013), Garcia (2013), dentre outros. A abordagem da pesquisa é qualitativa, do tipo Netnomedólogica de Cavalcanti (2020), França-Carvalho e Cavalcanti (2021). O lócus da pesquisa foi o Ambiente Virtual de Aprendizagem acessado por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UFPI. As técnicas utilizadas para coleta de dados foram entrevistas, questionários e observação netnometológica com uso do diário de navegação. Participaram do estudo quatro professores coordenadores de disciplina e quatro tutores, sendo dois do núcleo de formação específica e dois do núcleo pedagógico do curso e, ainda, oito alunos. Os dados coletados foram ordenados, categorizados e analisados através da análise de conteúdo proposto por Bardin (2011) e interpretados com base na hermenêutica de Minayo (2002). Os resultados revelam que professores, tutores e alunos têm uma aproximação conceitual em como concebem a avaliação, visualizando -a como forma de acompanhamento da aprendizagem, percepção qualitativa e quantitativa sobre o desenvolvimento estudantil e como instrumento de regulação da conduta docente. Porém, com resquícios evidentes da Pedagogia do Exame. Também evidenciam que o uso limitado de alguns instrumentos avaliativos (fóruns, tarefas e questionários) em detrimentos de outros, disponíveis no SIGAA, indicando uma tendência de tornar a avaliação um movimento a favor da mecanização da aprendizagem. E, neste aspecto, apontam a necessidade de formações direcionadas a coordenadores, professores e tutores, de modo que, estes tenham condições de explorar e fazer o uso inteligente dos recursos do SIGAA tornando múltiplas as possibilidades da avaliação. Os res ultados promovem reflexões sobre as implicações da avaliação na formação do professor de Licenciatura em Computação na EaD, do saber-fazer no ensino a distância, ampliando a compreensão sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TDIC), sobre o campo da formação e da epistemologia da prática profissional docente em um curso ainda não pesquisado. ABSTRACT: Considering the current context of an informational, global, and networked society and the significant impact of Distance Education (DE) in initial teacher education and the evaluation being an intrinsic element of this process, this paper discusses an investigation about the evaluation practices in the Degree in Computing course in the distance modality in the Center for Open and Distance Education (CEAD) of the Federal University of Piauí (UFPI). The research is developed in the context of the Graduate Program in Education at UFPI because of the studies carried out at the Interdisciplinary Research Center in Education and Epistemology of Professional Practice (NIPEEPP). The general objective is to understand the evaluation practices used in teacher education in the Undergraduate Computer Science course at UFPI in the context of Distance Education. Specifically, we intend to describe the conceptions of teachers, tutors, and students about learning evaluation; identify the evaluation instruments used in the course; characterize the meaning and relevance of the evalua tion practices adopted for teacher education. The theoretical support is structured under the light of the conceptions of Melchior (1998; 2001; 2003), Depresbiteris (1998), Hoffmann (2009), Libâneo (1994), Luckesi (2011; 2013), among others. The arguments concerning Distance Education are supported in the writings of Castells (2002), Barros (2003), Moore and Kearsley (2007), Cortelazzo (2013), Garcia (2013), among others. The research approach is qualitative, of the Netnomedologic type of Cavalcanti (2020), França-Carvalho and Cavalcanti (2021). The locus of the research was the Virtual Learning Environment accessed through the Integrated System of Management of Academic Activities (SMAA) of UFPI. The techniques used for data collection were interviews, questionnaires and net-nomological observation using a navigation diary. Four professors, discipline coordinators and four tutors participated in the study, two from the specific training core and two from the pedagogical core of the course, as well as eight students. The data collected were sorted, categorized, and analyzed using the content analysis proposed by Bardin (2011) and interpreted based on Minayo's hermeneutics (2002). The results reveal that professors, tutors and students have a conceptual approximation in how they conceive evaluation, viewing it as a form of monitoring learning, qualitative and quantitative perception of student development and as a tool for regulating teaching conduct. However, with evident traces of the Pedagogy of Examination. They also show that the limited use of some evaluative instruments (forums, tasks, and questionnaires) to the detriment of others, available in SIGAA, indicating a tendency to turn evaluation into a movement in favor of the mechanization of learning. And, in this aspect, they point out the need for training directed to coordinators, teachers and tutors, so that they can explore and make intelligent use of the SIGAA resources making multiple assessment possibilities. The results promote reflections about the implications of the evaluation in the formation of the teacher of a Computer Science Degree in DE, of the know-how in distance education, expanding the understanding about the Information and Communication Technologies (ICT), about the training field and the epistemology of the professional teaching practice in a course not yet researched. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Práticas avaliativas pt_BR
dc.subject Ambiente virtual pt_BR
dc.subject Licenciatura em Computação pt_BR
dc.subject Evaluative practices pt_BR
dc.subject Virtual environment pt_BR
dc.subject Undergraduate Computer Science pt_BR
dc.title PRÁTICAS AVALIATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: um estudo no Curso de Licenciatura em Computação pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account