Abstract:
RESUMO: Considerando o contexto atual de uma sociedade informacional, global e em rede e o
impacto significativo da Educação a Distância (EaD) na formação inicial de professores
e sendo a avaliação elemento intrínseco deste processo, este trabalho discorre uma
investigação sobre as práticas avaliativas no curso Licenciatura em Computação no
âmbito da modalidade a distância no Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD)
da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A pesquisa é desenvolvida no âmbito do
Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI em decorrência dos estudos
realizados no Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educaçã o e Epistemologia da
Prática Profissional (NIPEEPP). O objetivo geral é compreender as práticas avaliativas
utilizadas na formação docente no curso de Licenciatura em Computação da UFPI no
contexto da Educação a Distância. Especificamente pretendemos descr ever as
concepções de professores, tutores e alunos acerca da avaliação da aprendizagem;
identificar os instrumentos avaliativos em uso no curso; caracterizar o sentido e
relevância das práticas avaliativas adotadas para a formação docente. O aporte teóric o
está estruturado sob a luz das concepções de Melchior (1998; 2001; 2003),
Depresbiteris (1998), Hoffmann (2009), Libâneo (1994), Luckesi (2011; 2013), dentre
outros. As argumentações relativas à Educação a Distância estão sustentadas nos
escritos de Castells (2002), Barros (2003), Moore e Kearsley (2007), Cortelazzo (2013),
Garcia (2013), dentre outros. A abordagem da pesquisa é qualitativa, do tipo
Netnomedólogica de Cavalcanti (2020), França-Carvalho e Cavalcanti (2021). O lócus
da pesquisa foi o Ambiente Virtual de Aprendizagem acessado por meio do Sistema
Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UFPI. As técnicas
utilizadas para coleta de dados foram entrevistas, questionários e observação
netnometológica com uso do diário de navegação. Participaram do estudo quatro
professores coordenadores de disciplina e quatro tutores, sendo dois do núcleo de
formação específica e dois do núcleo pedagógico do curso e, ainda, oito alunos. Os
dados coletados foram ordenados, categorizados e analisados através da análise de
conteúdo proposto por Bardin (2011) e interpretados com base na hermenêutica de
Minayo (2002). Os resultados revelam que professores, tutores e alunos têm uma
aproximação conceitual em como concebem a avaliação, visualizando -a como forma de
acompanhamento da aprendizagem, percepção qualitativa e quantitativa sobre o
desenvolvimento estudantil e como instrumento de regulação da conduta docente.
Porém, com resquícios evidentes da Pedagogia do Exame. Também evidenciam que o
uso limitado de alguns instrumentos avaliativos (fóruns, tarefas e questionários) em
detrimentos de outros, disponíveis no SIGAA, indicando uma tendência de tornar a
avaliação um movimento a favor da mecanização da aprendizagem. E, neste aspecto,
apontam a necessidade de formações direcionadas a coordenadores, professores e
tutores, de modo que, estes tenham condições de explorar e fazer o uso inteligente dos
recursos do SIGAA tornando múltiplas as possibilidades da avaliação. Os res ultados
promovem reflexões sobre as implicações da avaliação na formação do professor de
Licenciatura em Computação na EaD, do saber-fazer no ensino a distância, ampliando
a compreensão sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TDIC), sobre o
campo da formação e da epistemologia da prática profissional docente em um curso
ainda não pesquisado.
ABSTRACT: Considering the current context of an informational, global, and networked society and
the significant impact of Distance Education (DE) in initial teacher education and the
evaluation being an intrinsic element of this process, this paper discusses an
investigation about the evaluation practices in the Degree in Computing course in the
distance modality in the Center for Open and Distance Education (CEAD) of the
Federal University of Piauí (UFPI). The research is developed in the context of the
Graduate Program in Education at UFPI because of the studies carried out at the
Interdisciplinary Research Center in Education and Epistemology of Professional
Practice (NIPEEPP). The general objective is to understand the evaluation practices
used in teacher education in the Undergraduate Computer Science course at UFPI in the
context of Distance Education. Specifically, we intend to describe the conceptions of
teachers, tutors, and students about learning evaluation; identify the evaluation
instruments used in the course; characterize the meaning and relevance of the evalua tion
practices adopted for teacher education. The theoretical support is structured under the
light of the conceptions of Melchior (1998; 2001; 2003), Depresbiteris (1998),
Hoffmann (2009), Libâneo (1994), Luckesi (2011; 2013), among others. The arguments
concerning Distance Education are supported in the writings of Castells (2002), Barros
(2003), Moore and Kearsley (2007), Cortelazzo (2013), Garcia (2013), among others.
The research approach is qualitative, of the Netnomedologic type of Cavalcanti (2020),
França-Carvalho and Cavalcanti (2021). The locus of the research was the Virtual
Learning Environment accessed through the Integrated System of Management of
Academic Activities (SMAA) of UFPI. The techniques used for data collection were
interviews, questionnaires and net-nomological observation using a navigation diary.
Four professors, discipline coordinators and four tutors participated in the study, two
from the specific training core and two from the pedagogical core of the course, as well
as eight students. The data collected were sorted, categorized, and analyzed using the
content analysis proposed by Bardin (2011) and interpreted based on Minayo's
hermeneutics (2002). The results reveal that professors, tutors and students have a
conceptual approximation in how they conceive evaluation, viewing it as a form of
monitoring learning, qualitative and quantitative perception of student development and
as a tool for regulating teaching conduct. However, with evident traces of the Pedagogy
of Examination. They also show that the limited use of some evaluative instruments
(forums, tasks, and questionnaires) to the detriment of others, available in SIGAA,
indicating a tendency to turn evaluation into a movement in favor of the mechanization
of learning. And, in this aspect, they point out the need for training directed to
coordinators, teachers and tutors, so that they can explore and make intelligent use of
the SIGAA resources making multiple assessment possibilities. The results promote
reflections about the implications of the evaluation in the formation of the teacher of a
Computer Science Degree in DE, of the know-how in distance education, expanding the
understanding about the Information and Communication Technologies (ICT), about the
training field and the epistemology of the professional teaching practice in a course not
yet researched.