Repositório Institucional da UFPI

ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ressignificando práticas

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author FEITOSA, Diane Mendes
dc.date.accessioned 2022-09-27T17:12:45Z
dc.date.available 2022-09-27T17:12:45Z
dc.date.issued 2022-09-27
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2840
dc.description Orientadora: Prof. Dra. Maria da Glória Carvalho Moura Examinadora externa: Profa. Dra. Francisca das Chagas Silva Lima (UFMA) Examinador externo: Prof. Dr. Luis Medeiros Alcoforado (UC/FPCE) Examinadora interna: Profa. Dra. Dalva França Carvalho Examinadora interna: Profa. Dra. Antonia Edna Brito pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: A tese apresenta o resultado da pesquisa sobre o uso de estratégias de ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos, objeto de estudo investigado. Vincula -se à linha de pesquisa: Formação Docente e Prática educativa do Programa de Pós -graduação em Educação e ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de profissionais da Educação (NIPPC), da Universidade Federal do Piauí. Para ser desenvolvida contou com a colaboração de professores e estudantes de seis municípios piauienses buscando responder a questão/problema do estudo: “Como o professor da EJA ressignifica a prática pedagógica utilizando estratégias de ensino-aprendizagem como instrumento de reflexão da ação docente”? Com o objetivo de: Compreender as estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas na Educação de Jovens e Adultos, como instrumento de reflexão da ação docente e ressignificação da prática pedagógica. A tessitura da rede teórico metodológic a se apoiou em: Bordenave e Pereira (2011), DeAquino (2007), Finger; Asún (2003), Freire (1987), Kolb (2014), Knowles (2009), Moura (2006, 2007, 2012), dentre outros. A metodologia utilizada reúne as abordagens qualitativa e quantitativa. Para recolha dos dados foram utilizados o questionário e a entrevista narrativa, organizados em gráficos/ tabelas e textos, nestes foram identificandos os elementos indexados e os elementos NÃO indexados, seguindo as orientações de Schütze (2013). As informações quantitativas receberam tratamento estatístico descritivo e as qualitativas foram interpretadas a luz da Análise de Discurso. Os resultados revelam que o planejamento constitui espaço de reflexão sobre as estratégias de ensino-aprendizagem usadas pelos professores. Ficou evidente, também a mudança de postura dos participantes a partir da formação continuada que contribuiu para a reflexão das estratégias utilizadas. Assim, chegamos à conclusão de que o uso de estratégias diversificadas coloca o estudante no centro do processo de ensino, tornando a aprendizagem mais significativa. A investigação confirma a tese de que as estratégias de ensino-aprendizagem quando utilizadas como instrumento de reflexão da e sobre a ação docente, desafiam o professor a repensá -las, ressignificando e transformando a prática pedagógica. ABSTRACT: The thesis presents the result of the research on the use of teaching-learning strategies in Youth and Adult Education, object of study investigated. It is linked to the line of resea rch: Teacher Training and Educational Practice of the Postgraduate Program in Education and to the Interdisciplinary Center for Research in Curricular Practices and Training of Education professionals (NIPPC), from the Federal University of Piauí. In order to be developed, it had the collaboration of teachers and students from six municipalities in Piauí, seeking to answer the question/problem of the study: “How does the EJA teacher resignify the pedagogical practice using teaching-learning strategies as an instrument of reflection of the teaching action”?With the objective of: Understanding the teaching-learning strategies used in Youth and Adult Education, as an instrument of reflection of the teaching action and resignification of the pedagogical practice. The fabric of the theoretical -methodological network was based on: Bordenave e Pereira (2011), DeAquino (2007), Finger; Asún (2003), Freire (1987), Kolb (2014), Knowles (2009), Moura (2006, 2007, 2012), among others. The methodology used brings together qualitative and quantitative approaches. For data collection, the questionnaire and the narrative interview were used, organized in graphs/tables and texts, in which the indexed elements and the non-indexed elements were identified, following the guideline s of Schütze (2013). Quantitative information received descriptive statistical treatment and qualitative information was interpreted in the light of Discourse Analysis. The results reveal that planning constitutes a space for reflection on the teaching -learning strategies used by teachers. It was also evident the change of posture of the participants from the continuing education that contributed to the reflection of the strategies used. Thus, we came to the conclusion that the use of diversified strategies places the student at the center of the teaching process, making learning more meaningful. The investigation confirms the thesis that teaching-learning strategies, when used as an instrument for reflecting on and about the teaching action, challenge the t eacher to rethink them, resignifying and transforming pedagogical practice. RESUMÉ: La tesis presenta el resultado de la investigación sobre el uso de estrategias de enseñanza-aprendizaje en la Educación de Jóvenes y Adultos, objeto de estudio investigado. Está vinculado a la línea de investigación: Formación Docente y Práctica Educativa del Programa de Posgrado en Educación y al Centro Interdisciplinario de Investigación en Prácticas Curriculares y Formación de profesionales de la Educación. (NIPPC), de la Universidad Federal de Piauí. Para ser desarrollado, contó con la colaboración de docentes y estudiantes de seis municipios de Piauí, buscando responder a la pregunta/problema del estudio: “¿Cómo el docente de EJA resignifica la práctica pedagógica utilizando estrategias de enseñanza -aprendizaje como instrumento de reflejo de la acción docente”? Con el objetivo de: Comprender las estrategias de enseñanza-aprendizaje utilizadas en la Educación de Jóvenes y Adultos, como instrumento de reflexión de la acción docente y resignificación de la práctica pedagógica. El tejido de la red teórico-metodológica se basó en: Bordenave e Pereira (2011), DeAquino (2007), Finger; Asún (2003), Freire (1987), Kolb (2014), Knowles (2009), Moura (2006, 2007, 2012), entre otros. La metodología utilizada reúne enfoques cualitativos y cuantitativos. Para la recolección de datos se utilizó el cuestionario y la entrevista narrati va, organizados en gráficos/tablas y textos, en los cuales se identificaron los elementos indexados y los elementos no indexados, siguiendo las pautas de Schütze (2013). La información cuantitativa recibió tratamiento estadístico descriptivo y la informaci ón cualitativa fue interpretada a la luz del Análisis del Discurso. Los resultados revelan que la planificación constituye un espacio de reflexión sobre las estrategias de enseñanza -aprendizaje utilizadas por los docentes. También fue evidente el cambio de postura de los participantes a partir de la formación permanente que contribuyó a la reflexión de las estrategias utilizadas. Así, llegamos a la conclusión de que el uso de estrategias diversificadas coloca al estudiante en el centro del proceso de enseñanza, haciendo que el aprendizaje sea más significativo. La investigación confirma la tesis de que las estrategias de enseñanza -aprendizaje, al ser utilizadas como instrumento de reflexión sobre y sobre la acción docente, interpelan al docente a repensarlas, resignificando y transformando la práctica pedagógica. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem - Estratégia pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Formação pedagógica pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Teaching-learning strategies pt_BR
dc.subject Youth and adult education pt_BR
dc.subject Education and pedagogical practice pt_BR
dc.subject Estrategias de enseñanza-aprendizaje pt_BR
dc.subject Educación de Jóvenes y Adultos pt_BR
dc.subject Educación y Práctica Pedagógica pt_BR
dc.title ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ressignificando práticas pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Doutorado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Teses do Doutorado em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account