Abstract:
RESUMO: A tese apresenta o resultado da pesquisa sobre o uso de estratégias de ensino-aprendizagem na
Educação de Jovens e Adultos, objeto de estudo investigado. Vincula -se à linha de pesquisa:
Formação Docente e Prática educativa do Programa de Pós -graduação em Educação e ao
Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de profissionais da
Educação (NIPPC), da Universidade Federal do Piauí. Para ser desenvolvida contou com a
colaboração de professores e estudantes de seis municípios piauienses buscando responder a
questão/problema do estudo: “Como o professor da EJA ressignifica a prática pedagógica
utilizando estratégias de ensino-aprendizagem como instrumento de reflexão da ação
docente”? Com o objetivo de: Compreender as estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas
na Educação de Jovens e Adultos, como instrumento de reflexão da ação docente e
ressignificação da prática pedagógica. A tessitura da rede teórico metodológic a se apoiou em:
Bordenave e Pereira (2011), DeAquino (2007), Finger; Asún (2003), Freire (1987), Kolb
(2014), Knowles (2009), Moura (2006, 2007, 2012), dentre outros. A metodologia utilizada
reúne as abordagens qualitativa e quantitativa. Para recolha dos dados foram utilizados o
questionário e a entrevista narrativa, organizados em gráficos/ tabelas e textos, nestes foram
identificandos os elementos indexados e os elementos NÃO indexados, seguindo as
orientações de Schütze (2013). As informações quantitativas receberam tratamento estatístico
descritivo e as qualitativas foram interpretadas a luz da Análise de Discurso. Os resultados
revelam que o planejamento constitui espaço de reflexão sobre as estratégias de ensino-aprendizagem usadas pelos professores. Ficou evidente, também a mudança de postura dos
participantes a partir da formação continuada que contribuiu para a reflexão das estratégias
utilizadas. Assim, chegamos à conclusão de que o uso de estratégias diversificadas coloca o
estudante no centro do processo de ensino, tornando a aprendizagem mais significativa. A
investigação confirma a tese de que as estratégias de ensino-aprendizagem quando utilizadas
como instrumento de reflexão da e sobre a ação docente, desafiam o professor a repensá -las,
ressignificando e transformando a prática pedagógica.
ABSTRACT: The thesis presents the result of the research on the use of teaching-learning strategies in
Youth and Adult Education, object of study investigated. It is linked to the line of resea rch:
Teacher Training and Educational Practice of the Postgraduate Program in Education and to
the Interdisciplinary Center for Research in Curricular Practices and Training of Education
professionals (NIPPC), from the Federal University of Piauí. In order to be developed, it had
the collaboration of teachers and students from six municipalities in Piauí, seeking to answer
the question/problem of the study: “How does the EJA teacher resignify the pedagogical
practice using teaching-learning strategies as an instrument of reflection of the teaching
action”?With the objective of: Understanding the teaching-learning strategies used in Youth
and Adult Education, as an instrument of reflection of the teaching action and resignification
of the pedagogical practice. The fabric of the theoretical -methodological network was based
on: Bordenave e Pereira (2011), DeAquino (2007), Finger; Asún (2003), Freire (1987), Kolb
(2014), Knowles (2009), Moura (2006, 2007, 2012), among others. The methodology used
brings together qualitative and quantitative approaches. For data collection, the questionnaire
and the narrative interview were used, organized in graphs/tables and texts, in which the
indexed elements and the non-indexed elements were identified, following the guideline s of
Schütze (2013). Quantitative information received descriptive statistical treatment and
qualitative information was interpreted in the light of Discourse Analysis. The results reveal
that planning constitutes a space for reflection on the teaching -learning strategies used by
teachers. It was also evident the change of posture of the participants from the continuing
education that contributed to the reflection of the strategies used. Thus, we came to the
conclusion that the use of diversified strategies places the student at the center of the teaching
process, making learning more meaningful. The investigation confirms the thesis that
teaching-learning strategies, when used as an instrument for reflecting on and about the
teaching action, challenge the t eacher to rethink them, resignifying and transforming
pedagogical practice.
RESUMÉ: La tesis presenta el resultado de la investigación sobre el uso de estrategias de enseñanza-aprendizaje en la Educación de Jóvenes y Adultos, objeto de estudio investigado. Está
vinculado a la línea de investigación: Formación Docente y Práctica Educativa del Programa
de Posgrado en Educación y al Centro Interdisciplinario de Investigación en Prácticas
Curriculares y Formación de profesionales de la Educación. (NIPPC), de la Universidad
Federal de Piauí. Para ser desarrollado, contó con la colaboración de docentes y estudiantes de
seis municipios de Piauí, buscando responder a la pregunta/problema del estudio: “¿Cómo el
docente de EJA resignifica la práctica pedagógica utilizando estrategias de enseñanza -aprendizaje como instrumento de reflejo de la acción docente”? Con el objetivo de:
Comprender las estrategias de enseñanza-aprendizaje utilizadas en la Educación de Jóvenes y
Adultos, como instrumento de reflexión de la acción docente y resignificación de la práctica
pedagógica. El tejido de la red teórico-metodológica se basó en: Bordenave e Pereira (2011),
DeAquino (2007), Finger; Asún (2003), Freire (1987), Kolb (2014), Knowles (2009), Moura
(2006, 2007, 2012), entre otros. La metodología utilizada reúne enfoques cualitativos y
cuantitativos. Para la recolección de datos se utilizó el cuestionario y la entrevista narrati va,
organizados en gráficos/tablas y textos, en los cuales se identificaron los elementos indexados
y los elementos no indexados, siguiendo las pautas de Schütze (2013). La información
cuantitativa recibió tratamiento estadístico descriptivo y la informaci ón cualitativa fue
interpretada a la luz del Análisis del Discurso. Los resultados revelan que la planificación
constituye un espacio de reflexión sobre las estrategias de enseñanza -aprendizaje utilizadas
por los docentes. También fue evidente el cambio de postura de los participantes a partir de la
formación permanente que contribuyó a la reflexión de las estrategias utilizadas. Así,
llegamos a la conclusión de que el uso de estrategias diversificadas coloca al estudiante en el
centro del proceso de enseñanza, haciendo que el aprendizaje sea más significativo. La
investigación confirma la tesis de que las estrategias de enseñanza -aprendizaje, al ser
utilizadas como instrumento de reflexión sobre y sobre la acción docente, interpelan al
docente a repensarlas, resignificando y transformando la práctica pedagógica.