Repositório Institucional da UFPI

EXPERIÊNCIA, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: Narrativas biográfico-educativas de Formadores de Professores de Ciências Biológicas

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SILVA, Adriana Rocha
dc.date.accessioned 2022-09-27T12:54:06Z
dc.date.available 2022-09-27T12:54:06Z
dc.date.issued 2022-09-27
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2835
dc.description Orientador: Prof. Dr. José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho Examinador externo: Profa. Dra. Emanoela Moreira Maciel (IFPI) Examinadora externa: Profa. Dra. Francisca das Chagas Silva Lima (UFMA) Examinador interno: Profa. Dra. Josânia Lima Portela Carvalhêdo pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O objeto desta pesquisa é a aprendizagem docente constituída na experiência de formadores de professores em Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O problema de pesquisa tem como questão: Em quais dimensões da aprendizagem docente de formadores de professores, que constituída em experiências na prática pedagógica de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPI, alteram seus modos de ensinar e ser formador e implicam seu desenvolvimento profissional? O objetivo geral do estudo é investigar as dimensões da aprendizagem docente de formadores de professores, constituída de experiências na prática pedagógica na Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPI, que implicam o seu desenvolvimento profissional. A tese central da investigação é: a aprendizagem docente se constitui em dimensões nas experiências de formadores de professores na prática pedagógica na Licenciatura em Ciências Biológicas, que alteram seus modos de ensinar e de ser professor/formador, implicando seu desenvolvimento profissional docente. O estudo se constitui com base numa hermenêutica fenomenológica como fundamento para a compreensão da experiência e da linguagem cotidiana dos formadores como elementos da pesquisa biográfico-narrativa. Neste estudo a pesquisa biográfico-narrativa se organiza a partir das contribuições de Nóvoa e Finger (2010), Bolívar (2002), Dominicé (1990, 2010) e de Josso (2002, 2006, 2010) no emprego do conceito de experiência formadora para compreender a constituição da aprendizagem e o desenvolvimento profissional docente. Orienta-se pelas contribuições teóricas acerca da aprendizagem e desenvolvimento profissional docente em Nóvoa (1992, 2017,2019), Garcia (1999), Pacheco e Flores (1999), Marcelo e Vaillant (2012), Day (2001), Marcelo (1998, 2002), Roldão (2008) e Brito (2010, 2011, 2014), dentre outros. Este estudo qualitativo contou com a participação de 9 (nove) formadores de professores que atuam na prática pedagógica da Licenciatura em Ciências Biológicas em Campus do IFPI em Teresina. Na produção dos dados foi empregado a pesquisa biográfico-narrativa, com uso de Entrevista Narrativa conforme Schütz (1979) e o Ateliê Biográfico de Projeto a partir Delory-Momberger (2006, 2012, 2016). A análise de conteúdo das narrativas ocorreu com base na sistematização proposta por Poirier, Clapier-Valladon e Raybaut (1999) e organizados em quatro eixos para a compreensão da aprendizagem docente de formadores: 1) Formação e prática docente; 2) Experiência e aprendizagem dos formadores de professores; 3) Prática pedagógica na Licenciatura em Ciências Biológicas como contexto de experiências formadoras; 4) Biografia educativa – possibilidades formativas do ateliê biográfico de projeto. As conclusões deste estudo apontam que os formadores vivenciam experiências de aprendizagem em quatro dimensões do desenvolvimento profissional docente: a participação, a autonomia, o conhecimento profissional e a compreensão pessoal. E informam que a prática pedagógica se constitui contexto de experiências formadoras para os formadores de professores, que manifestam sua compreensão da aprendizagem como um processo que acontece nas vivências tomadas em experiência ao longo da vida. Confirmando assim, a tese deste estudo. ABSTRACT: The object of this search is the teaching learning constituted on experience from teachers on Biological Science Graduation Course. The searche’s problem teaching learning of teachers constituted on experience come from pedagogical pratice of IFPI Biological Science Graduation Course, that moves their way to teaching and being a transformer and the professional development¿ the general goal from this study is investigates the dimensions of teaching learning of teaches constituted of experiences in pedagogical pratice on IFPI Biological Science Graduation Course, that inplies the year professional development. The meanigfull thesis of invatigation is: teaching learning constituted in dimensions on experience of form theacher on pedagogical pratice on Biological Science Graduation Course that move their way to teaching and to be teacher\former, that inplies teaching professional development. This study concerns about a hermeneutics phenomenological base, founding the understandy the exeperience and popular language from formers as an elements of the biography-narrative search. In this study the biography-narrative’s searche organizes from the contribute of Nóvoa and Finger (2010), Bolivar (2002), Dominicé (1990,2010) and Josso (2002, 2006, 2010) on the employment of the concept in former experience for understand the constitution of learning and teaching professional development. To guide from theorical contributions around of learning and the teaches professional development in Nóvoa (1992, 2017, 2019), Garcia (1999), Pacheco and Flores (1999), Marcelo and Vaillant (2012), Da y (2001), Marcelo (1998, 2002), Roldão (2008) and Brito (2010, 2011, 2014) and others. This qualitative study enjoined nine (9) teachers formers whose act on pedagogical pratice on IFPI Biological Science Graduation in IFPI Campus in Teresina. On production of the subjects was employed the biographic-narrative searches with use of the narrative interview accord to Schutz (1979) and the Biographic Project Studio comes from Delory-Momberger (2006,2018,2016) the content’s analyze of the narratives occurried according with sistematization comes from Poirier, Clapier-Valladon and Raybaut (1999) and put it in four questions to understand the teaching learning from the formers: 1) Formation and teaching pratice 2) Experience and learning from the teachers formers 3) Pedagogical pratice on Biological Science Graduation under a context of formers experiences 4) Education biography – possible forms from the Biographic Project Studio. The conclusions show up that formers live experiences of learning in for dimensions from the teaching professional development: the participation, the autonomy, professional knowledge and personal understanding. It indicates that pedagogical pratice constitute context of formers experience to teachers formers whose show their undertanding as a prossess that happens on life took in experience all life long. According so this tesis. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Aprendizagem docente pt_BR
dc.subject Desenvolvimento profissional pt_BR
dc.subject Experiência docente pt_BR
dc.subject Ciências biológicas - Formação de professores pt_BR
dc.subject Licenciatura - Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Teaching learnig pt_BR
dc.subject Teachers to biological science pt_BR
dc.subject Pratice on graduation - Pedagogical experience pt_BR
dc.title EXPERIÊNCIA, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: Narrativas biográfico-educativas de Formadores de Professores de Ciências Biológicas pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Doutorado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Teses do Doutorado em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account