Abstract:
RESUMO: O presente trabalho tem como temática o ensino secundário piauiense em páginas de jornais,
no período de 1942 a 1971. Esse recorte temporal tem como início o ano de 1942, por
coincidir com a promulgação da Lei Orgânica do Ensino Secundário, Lei 4.244/42, e o ano de
1971 como término, em virtude da implantação da Lei 5692/71. Estabelece-se como objetivo
geral analisar o ensino secundário no Piauí, a partir das notas de jornais publicadas no ínterim
supracitado. Especificamente, pretende-se: apresentar elementos referentes ao processo de
oferta do ensino secundário do Piauí; evidenciar algumas das instituições que ofertavam
ensino secundário no Piauí, a partir das informações divulgadas nos jornais; analisar a
profissão docente e cultura escolar no ensino secundário, tendo como base a imprensa escrita.
A pesquisa parte de estudo bibliográfico e hemerográfico/documental, por meio de notas de
jornais coletadas no Arquivo Púbico do Piauí, Casa Anísio Brito e no sítio eletrônico do
Projeto Memória do Jornalismo Piauiense, nos seguintes noticiosos: Gazeta, A Luz, O Dia, O
Dominical, o Estado, Renascimento, O Piauí e O Cálamo. Neles, foram pré-analisadas 117
notícias, divididas nas categorias: comunicados e avisos, bolsas de estudos, prédio, exames,
eventos escolares, alunos, diretores, professores, propaganda. Como referencial teórico, a
análise fundamenta-se na Nova História Cultural ou História Nova – principalmente nos
estudos de Le Goff (2003) – tendo sido através dessa corrente historiográfica que ocorreu o
alargamento das fontes para a pesquisa histórica, dentre elas, os jornais. Não obstante, outros
autores dialogam com a pesquisa, a exemplo de: Sousa (2016); Gil (1991); Galvão e Lopes
(2010); Martins e Luca (2015); Fernandes (2008); Burke (2006); Stephanou e Bastos (2005);
Barros (2012); Silva (1969); Romanelli (1999); Lopes (2012); Brito (1996); Mendes (2012).
Ademais, ancorou-se em leis e reformas, como a Lei Orgânica do Ensino Secundário
(4.244/42) e a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação (4.024/61), as quais vigoraram
no Brasil e no Piauí no período perscrutado. Assim, as páginas dos jornais piauienses
revelaram as modificações do ensino secundário não só a partir das reformas apontadas, como
também de suas instituições escolares, da profissão docente e da cultura escolar. Diante da
análise dos noticiosos, foi possível ouvir as vozes de pais, diretores, estudantes e da própria
sociedade que vivenciou aquele momento, promovendo um diálogo entre as notícias, os livros
de história da educação piauiense e a legislação em vigor. Embora, outras modalidades de
ensino tivessem espaço nos periódicos, o ensino secundário ganhou destaque, pelo seu caráter
inovador e diversificado, também pela condição social dos estudantes deste ensino.
ABSTRACT: The present work has as its theme Piauí's secondary education in newspaper pages, from 1942
to 1971. This time frame begins in 1942, as it coincides with the promulgation of the Organic
Law on Secondary Education, Law 4.244/42, and the year 1971 as the end, due to the
implementation of Law 5692/71. It is established as a general objective to analyze secondary
education in Piauí, based on newspaper notes published in the interim mentioned above.
Specifically, it is intended: to present elements related to the process of offering secondary
education in Piauí; to evidence some of the institutions that offered secondary education in
Piauí, based on information published in newspapers; to analyze the teaching profession and
school culture in secondary education, based on the written press. The research starts from
bibliographic and hemerographic/documentary study, through newspaper notes collected in
the Public Archives of Piauí, Anísio Brito House and on the website of the Projeto Memória
do Jornalismo Piauiense, in the following news articles: Gazeta, A Luz, O Dia, O Dominical,
o Estado, Renascimento, O Piauí e O Cálamo. In them, 117 news items were pre-analyzed,
divided into the categories: announcements and notices, scholarships, building, exams, school
events, students, directors, teachers, advertising. As a theoretical framework, the analysis is
based on the New Cultural History or New History - mainly in the studies of Le Goff (2003) -it was through this historiographical current that the widening of sources for historical
research occurred, among them, newspapers. However, other authors dialogue with the
research, such as: Sousa (2016); Gil (1991); Galvão and Lopes (2010); Martins and Luca
(2015); Fernandes (2008); Burke (2006); Stephanou and Bastos (2005); Barros (2012); Silva
(1969); Romanelli (1999); Lopes (2012); Brito (1996); Mendes (2012). Furthermore, it was
anchored in laws and reforms, such as the Organic Law on Secondary Education (4.244/42)
and the first Law of Directives and Bases of Education (4.024/61), which were in force in
Brazil and Piauí in the period under review. Thus, the pages of Piaui's newspapers revealed
the changes in secondary education not only from the reforms mentioned, but also from their
school institutions, the teaching profession and the school culture. In view of the analysis of
the news, it was possible to hear parents, directors, students and the society itself that
experienced that moment, promoting a dialogue between the news, the history books of Piauí
education and the legislation in force. Although other teaching modalities had space in the
journals, secondary education gained prominence, due to its innovative and diversified
character, also due to the social of the students of this teaching.