Repositório Institucional da UFPI

ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: contributos para as práticas pedagógicas exitosas de professores de matemática no ensino médio

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author ALMEIDA, Maria de Lourdes Cerqueira de
dc.date.accessioned 2022-09-26T18:30:52Z
dc.date.available 2022-09-26T18:30:52Z
dc.date.issued 2022-09-26
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2828
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Josania Lima Portela Carvalhêdo Examinadora interna: Profa. Dra. Antonia Edna Brito Examinadora externa: Profa. Dra. Valdirene Gomes de Sousa (UESPI) pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Esta dissertação versa sobre as contribuições da ampliação do tempo escolar para as práticas pedagógicas do professor de Matemática do Ensino Médio em escolas de Tempo Integral. Busca-se responder a seguinte questão-problema: como a ampliação do tempo escolar, nos Centros Estaduais de Tempo Integral (CETIs, contribui para as práticas pedagógicas exitosas de professores de Matemática no Ensino Médio? Deste modo, tem como objetivo geral analisar as contribuições da ampliação do tempo escolar, nos Centros Estaduais de Tempo Integral (CETIs), para práticas pedagógicas exitosas no ensino de Matemática no Ensino Médio. E como objetivos específicos:1) identificar o perfil profissional dos professores de Matemática que desenvolvem práticas exitosas no Ensino Médio em escolas de Tempo Integral; 2) descrever os fundamentos teórico-metodológicos que subsidiam as práticas pedagógicas exitosas de professores de Matemática no Ensino Médio em escolas de Tempo Integral; e 3) caracterizar práticas pedagógicas exitosas de professores de Matemática no Ensino Médio em escolas de Tempo Integral. Para fundamentar o estudo, utiliza-se para o referencial teórico-metodológico autores, como: Cavaliere (2010), Carvalhêdo (2020), Carvalhêdo e Portela (2020); D’Ambrósio (1996), Gadotti (2009), Fiorentini (1995), Franco (2012, 2016), Huberman (1992), Jovichelovitch e Bauer (2010), Moll (2012, 2014), Zabalza (2002), entre outros. Quanto aos procedimentos metodológicos, a abordagem qualitativa do tipo narrativa, para a produção de dados empíricos utilizou-se dos seguintes dispositivos: 1) o diário de aula e 2) entrevista narrativa. O Lócus da pesquisa foram 02 (duas) escolas de Tempo Integral, especificamente de Ensino Médio, com maior índice de rendimento escolar na área da matemática, conforme dados do QEDu (2017): Centro Estadual de Tempo Integral Professor Raldir Cavalcante Bastos e Centro Estadual de Tempo Integral João Henrique de Almeida Souza. Os participantes da pesquisa foram 03 (três) professores de Matemática do Ensino Médio. Os dados demonstraram que a ampliação do tempo assume relevância no desenvolvimento de uma prática que se pretende exitosa, contudo, não suficiente, haja vistas que, uma vez que o fator tempo não for agenciado de forma sistêmica, construtiva e significativa se reveste na incapacidade de, por si só, trazer avanços necessários ao processo de ensino-aprendizagem de Matemática no Ensino Médio nos CETIs de Teresina (PI). Concluímos, no presente estudo, que a ampliação do tempo deve ser acompanhada de políticas públicas de formação contin uada para os profissionais da educação integral, a fim de permitir a apropriação dos elementos didáticos-pedagógicos para o uso do tempo de forma inovadora e compatível às especificidades deste modelo de ensino, embora já se possa apontar a existência de práticas exitosas em razão dos resultados que demonstram que houve consolidação das aprendizagens. ABSTRACT: his dissertation deals with the contributions of the extension of school time to the pedagogical practices of high school mathematics teacher in full-time schools. It seeks to answer the following question-problem: how does the extension of school time, in the State Full-Time Centers (CETIs), contribute to the successful pedagogical practices of mathematics teachers in high school? Thus, its general objective is to analyze the contributions of the extension of school time in the State Full-Time Centers (CETIs), for successful pedagogical practices in the teaching of Mathematics in High School. And as specific objectives: to identify the professional profile of mathematics teachers who develop successful practices in high school in full-time schools; describe the theoretical and methodological foundations that support the successful pedagogical practices of mathematics teachers in high school in full-time schools; and to characterize successful pedagogical practices of mathematics teachers in high school in full-time schools. For its foundation, it uses a theoretical-methodological framework supported by authors such as: Cavaliere (2010), Carvalhêdo (2020), Carvalhêdo e Portela (2020); D’Ambrósio (1996), Gadotti (2009), Fiorentini (1995), Franco (2012, 2016), Huberman (1992), Jovichelovitch e Bauer (2010), Moll (2012, 2014), Zabalza (2002), among others. As for the methodological procedures, it adopts the qualitative approach of the narrative type. For the production of empirical data, the following devices are used: class diary and narrative interview. It has as locus of research 02 (two) Full -Time schools, specifically of High School, that present higher index of academic performance in the area of mathematics, according to data from QEDu (2017): State Full-Time Center Professor Raldir Cavalcante Bastos and State Full-Time Center João Henrique de Almeida Souza. Three (3) high school mathematics teachers are participants of the research. The data produced demonstrate that the extension of time assumes great relevance in the development of a practice that is intended to be successful, however, it has not proved to be sufficient, since the time factor has not been dealt with in a systemic, constructive and meaningful way, showing itself unable, by itself, to make the necessary advances to the teaching-learning process of Mathematics in High School, in the CETIs of Teresina (PI). It concludes, among otheringular aspects, that the extension of school time must be accompanied by public policies for continuing education for professionals in integral education, in order to allow the appropriation of didactic-pedagogical elements, in view of the use of that time in an innovative way, compatible with the specificities of this teaching model, pointing out the existence of successful practices due to the demonstrative results of the consolidation of learning. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação integral pt_BR
dc.subject Matemática – Ensino pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Full-time school pt_BR
dc.subject High schoo pt_BR
dc.subject Mathematics teaching pt_BR
dc.subject Pedagogical practices pt_BR
dc.title ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: contributos para as práticas pedagógicas exitosas de professores de matemática no ensino médio pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account