Abstract:
RESUMO: Esta dissertação versa sobre as contribuições da ampliação do tempo escolar para
as práticas pedagógicas do professor de Matemática do Ensino Médio em escolas
de Tempo Integral. Busca-se responder a seguinte questão-problema: como a
ampliação do tempo escolar, nos Centros Estaduais de Tempo Integral (CETIs,
contribui para as práticas pedagógicas exitosas de professores de Matemática no
Ensino Médio? Deste modo, tem como objetivo geral analisar as contribuições da
ampliação do tempo escolar, nos Centros Estaduais de Tempo Integral (CETIs),
para práticas pedagógicas exitosas no ensino de Matemática no Ensino Médio. E
como objetivos específicos:1) identificar o perfil profissional dos professores de
Matemática que desenvolvem práticas exitosas no Ensino Médio em escolas de
Tempo Integral; 2) descrever os fundamentos teórico-metodológicos que subsidiam
as práticas pedagógicas exitosas de professores de Matemática no Ensino Médio
em escolas de Tempo Integral; e 3) caracterizar práticas pedagógicas exitosas de
professores de Matemática no Ensino Médio em escolas de Tempo Integral. Para
fundamentar o estudo, utiliza-se para o referencial teórico-metodológico autores,
como: Cavaliere (2010), Carvalhêdo (2020), Carvalhêdo e Portela (2020);
D’Ambrósio (1996), Gadotti (2009), Fiorentini (1995), Franco (2012, 2016),
Huberman (1992), Jovichelovitch e Bauer (2010), Moll (2012, 2014), Zabalza (2002),
entre outros. Quanto aos procedimentos metodológicos, a abordagem qualitativa do
tipo narrativa, para a produção de dados empíricos utilizou-se dos seguintes
dispositivos: 1) o diário de aula e 2) entrevista narrativa. O Lócus da pesquisa foram
02 (duas) escolas de Tempo Integral, especificamente de Ensino Médio, com maior
índice de rendimento escolar na área da matemática, conforme dados do QEDu
(2017): Centro Estadual de Tempo Integral Professor Raldir Cavalcante Bastos e
Centro Estadual de Tempo Integral João Henrique de Almeida Souza. Os
participantes da pesquisa foram 03 (três) professores de Matemática do Ensino
Médio. Os dados demonstraram que a ampliação do tempo assume relevância no
desenvolvimento de uma prática que se pretende exitosa, contudo, não suficiente,
haja vistas que, uma vez que o fator tempo não for agenciado de forma sistêmica,
construtiva e significativa se reveste na incapacidade de, por si só, trazer avanços
necessários ao processo de ensino-aprendizagem de Matemática no Ensino Médio
nos CETIs de Teresina (PI). Concluímos, no presente estudo, que a ampliação do
tempo deve ser acompanhada de políticas públicas de formação contin uada para os
profissionais da educação integral, a fim de permitir a apropriação dos elementos
didáticos-pedagógicos para o uso do tempo de forma inovadora e compatível às
especificidades deste modelo de ensino, embora já se possa apontar a existência de
práticas exitosas em razão dos resultados que demonstram que houve consolidação
das aprendizagens.
ABSTRACT: his dissertation deals with the contributions of the extension of school time to the
pedagogical practices of high school mathematics teacher in full-time schools. It
seeks to answer the following question-problem: how does the extension of school
time, in the State Full-Time Centers (CETIs), contribute to the successful pedagogical
practices of mathematics teachers in high school? Thus, its general objective is to
analyze the contributions of the extension of school time in the State Full-Time
Centers (CETIs), for successful pedagogical practices in the teaching of Mathematics
in High School. And as specific objectives: to identify the professional profile of
mathematics teachers who develop successful practices in high school in full-time
schools; describe the theoretical and methodological foundations that support the
successful pedagogical practices of mathematics teachers in high school in full-time
schools; and to characterize successful pedagogical practices of mathematics
teachers in high school in full-time schools. For its foundation, it uses a theoretical-methodological framework supported by authors such as: Cavaliere (2010),
Carvalhêdo (2020), Carvalhêdo e Portela (2020); D’Ambrósio (1996), Gadotti (2009),
Fiorentini (1995), Franco (2012, 2016), Huberman (1992), Jovichelovitch e Bauer
(2010), Moll (2012, 2014), Zabalza (2002), among others. As for the methodological
procedures, it adopts the qualitative approach of the narrative type. For the
production of empirical data, the following devices are used: class diary and narrative
interview. It has as locus of research 02 (two) Full -Time schools, specifically of High
School, that present higher index of academic performance in the area of
mathematics, according to data from QEDu (2017): State Full-Time Center Professor
Raldir Cavalcante Bastos and State Full-Time Center João Henrique de Almeida
Souza. Three (3) high school mathematics teachers are participants of the research.
The data produced demonstrate that the extension of time assumes great relevance
in the development of a practice that is intended to be successful, however, it has not
proved to be sufficient, since the time factor has not been dealt with in a systemic,
constructive and meaningful way, showing itself unable, by itself, to make the
necessary advances to the teaching-learning process of Mathematics in High School,
in the CETIs of Teresina (PI). It concludes, among otheringular aspects, that the
extension of school time must be accompanied by public policies for continuing
education for professionals in integral education, in order to allow the appropriation of
didactic-pedagogical elements, in view of the use of that time in an innovative way,
compatible with the specificities of this teaching model, pointing out the existence of
successful practices due to the demonstrative results of the consolidation of learning.