Abstract:
RESUMO: Esta pesquisa com o tema a interação entre a pedagogia intermulticultural e a prática
pedagógica das/os pedagogas/os nos anos iniciais do Ensino Fundamental desenvolvida na
modalidade de pesquisa-ação de abordagem colaborativa tem como problema d e pesquisa:
como a pedagogia intermulticultural interage com as práticas pedagógicas d as (os) professoras
(es) pedagogas (os) nos anos iniciais do Ensino Fundamental? O norteamento do estudo segue
o objetivo geral de investigar as interações da pedagogia intermulticultural com as prá ticas
pedagógicas dos professores pedagogos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para
subsidiar as discussões teóricas conceituais se pauta nas contribuições de Candau (2008,
2009, 2010, 2016), Odina (2003, 2004), Pieroni, Fermino e Caliman (2014) entr e outros. A
abordagem metodológica se configura como uma pesquisa-ação de abordagem colaborativa,
pautada nos estudos de Pimenta (2005), na qual foi uso os dispositivos: encontro de
participação, sessões reflexivas e a observação participante, tendo como campo de ocorrência
uma escola municipal de ensino da rede pública de Teresina (PI), com a participação de seis
pedagogas/os. A análise das observações e dos diálogos manifestados nas sessões reflexivas
se desenvolveu baseada na técnica de análise de conteúdo proposto por Bardin (2016). A
pesquisa é relevante diante do contexto histórico, que se caracteriza pela diversidade cultural
e diferenças culturais, exigindo atenção dos profissionais da educação para a pedagogia
crítica, reflexiva e inclusiva, questio nadora, que se referencie nas concepções
intermulticulturais de educação, sociedade e formação humana. Os resultados obtidos
evidenciaram que as interações da pedagogia intermulticultural são manifestadas com as
práticas pedagógicas por meio de ações, post uras, comportamentos, atuação, valores, relações
e interações, princípios culturais, diálogos, habilidades, competências, planejamentos,
formações, reflexões, compromisso e responsabilidade enquanto profissional e pessoa
sociocultural. Nessa perspectiva, confirma-se que a diversidade cultural e as diferenças
culturais se apresentam nos espaços escolares, uma vez que os personagens que constituem o
espaço escolar são pessoas com singularidades e especificidades diversas, as turmas são
heterogêneas com níveis de aprendizagens diferentes, requerendo o desenvolvimento de
metodologias diferentes e/ou diferenciadas, contextualizada com sua realidade, para a
consolidação de aprendizagem adequada e significativa, visto que os alunos trazem para o
interior da sala de aula traços culturais de origem da família e/ou comunidade e ao ser
inseridos na escola descobrem a existência da cultura escolar. Oferecer conhecimento sobre as
interações da pedagogia intermulticultural agregadas às práticas pedagógicas é um desafio
para o sistema educativo, instituição escolar e para a/o pedagoga/o, contudo, gera a expansão,
o reconhecimento, a valorização e a aceitação à diversidade cultural e as diferenças culturais,
presente no espaço escolar.
ABSTRACT: This research, titled as “intermulticultural pedagogy and the pedagogical practice of
pedagogues in the early years of elementary school”, was carried out in the action-research
modality with a collaborative approach. The study has its base on the research problem: how
intermulticultural pedagogy interacts with pedagogical pract ices of teachers in the initial years
of elementary school? The guidance of the study follows the general objective of investigating
the interactions of intermulticultural pedagogy with the pedagogical practices of pedagogical
teachers in the early years o f elementary school. The conceptual theoretical discussions are
supported on the contributions of Candau (2008, 2009, 2010, 2016), Odina (2003, 2004),
Pieroni, Fermino and Caliman (2014) among others. The methodological approach is
characterized as an action research with a collaborative approach, based on the studies of
Pimenta (2005), which were carried out through: participation meeting, reflective sessions and
participant observation, in a municipal school at Teresina (PI). Six teachers/pedagogues
contributed to the study . The analysis of the observations and dialogues expressed in the
reflective sessions was carried out based on the content analysis technique proposed by
Bardin (2016). The research is relevant since its historical context, which is characterized by
cultural diversity and cultural differences, requiring the attention of education professionals
for critical, reflective and inclusive pedagogy. This pedagogy approach is referenced in the
intermulticultural conceptions of education, society a nd human formation. The results
obtained showed that the interactions of intermulticultural pedagogy are highlighted with
pedagogical practices through actions, postures, behaviors, performance, values, relationships
and interactions, cultural principles, dialogues, skills, competences, planning, training,
reflections, commitment and responsibility as a professional and sociocultural person. In this
perspective, it is confirmed that cultural diversity and cultural differences are present in
school spaces, since the characters that make up the school space are people with different
singularities and specificities. In addition, classes are heterogeneous with different levels of
learning, requiring the development of different and/or differentiated methodologie s,
contextualized with their reality, in order to achieve t he consolidation of adequate and
significant learning. Furthermore, students bring into the classroom cultural traces of family
and/or community origin and when they are inserted in the school, they discover the existence
of school culture. Therefore, offering knowledge about the interactions of intermulticultural
pedagogy added to pedagogical practices is a challenge for the educational system, school
institution and for the educator ; however, it generates the expansion, recognition, appreciation
and acceptance of cultural diversity and cultural differences, which are present in the school
space.