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PRÁTICA DOCENTE DE PEDAGOGOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: produção de saberes da docência

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dc.contributor.author SILVA, Samara Borges da
dc.date.accessioned 2022-09-26T12:19:26Z
dc.date.available 2022-09-26T12:19:26Z
dc.date.issued 2022-09-26
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2825
dc.description Orientador: Prof. Dr. José Augusto de Carvalho Mendes Sobrinho Examinador interno: Profa. Dra. Antonia Edna Brito Examinador externo: Prof. Dr. Neuton Alves de Araújo pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O presente estudo tem como objetivo geral investigar a prática docente de pedagogos que ministram Ciências Naturais no 5º ano do Ensino Fundamental em escolas municipais de Altos-PI, visando a compreensão das formas de produção de saberes da docência. São objetivos específicos: a) Apresentar aspectos históricos do ensino de Ciências Naturais dos anos iniciais do Ensino Fundamental; b) Compreender a formação em Ciências Naturais dos pedagogos; c) Caracterizar a prática docente de pedagogos que ministram Ciências Naturais no 5º ano do Ensino Fundamental; e d) Compreender as formas de produção de saberes docentes mobilizados pelos pedagogos. Considerando a relevância do papel desse profissional em ensinar Ciências Naturais, o problema de pesquisa tem o seguinte enunciado: como se desenvolve a prática docente de pedagogos que ministram Ciências Naturais no 5º ano do Ensino Fundamental em escolas municipais de Altos-PI, visando a compreensão de como ocorre a produção dos saberes da docência? As vivências como professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental do âmbito público da cidade de Teresina foi um dos vieses que contribuíram para cumprimento desta pesquisa. Embora seja fato que o zelo atribuído as disciplinas da Língua Portuguesa e da Matemática são ascendências fortes no currículo escolar, diante dessa perspectiva é visível a secundarização das demais áreas que regem o currículo, inclusive a Ciências Naturais. A construção do referencial teórico tem sustentação em Carvalho e Gil-Pérez (2011), Delizoicov e Angotti (1994), Fracalanza e Megid Neto (2006), Fumagalli e Weissmann (1998), Krasilchik (1987), Mendes Sobrinho (2002, 2008, 2014) – sobre o ensino de Ciências Naturais. Do mesmo modo em: Franco (2001), Freire (2013), Pimenta e Lima (2004), Souza (2009), Thomazi e Asinelle (2009), Veiga (2018) – prática docente. Como também em Borges (2001), Campos (2012), Fiorentine (1998), Freire (1996), Gauthier (1998), Melo e Urbanetz (2009), Soares (2010), Shulman (1987), Tardif (2014) e Pimenta (2012) – saberes docentes; dentre outros. São utilizados também, documentos legais como as Leis Diretrizes e Base da Educação Nacional -LDBEN/96 (BRASIL, 1996), Parâmetros Curriculares da Educação (BRASIL, 1997), Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (BRASIL, 2015) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). A abordagem é qualitativa e como técnica de coleta de dados foi utilizada a entrevista semiestruturada. Os interlocutores são sete pedagogos do quadro efetivo que ministram Ciências Naturais no 5º ano do Ensino Fundamental, em escolas públicas municipais urbanas de Altos-PI. Em vista de compreender a prática desse profissional, a opção foi pelo roteiro como instrumento de coleta de dados; que foram analisados e interpretados com base nas orientações de Bardin (1977). As compreensões construídas, a partir dos resultados analisados e discutidos evidenciam que os interlocutores se mostram empenhados em desenvolver práticas utilizando materiais alternativos, adotando fontes inovadoras e de baixo custo, diferenciando inteiramente do tradicional; são conscientes da carência de suporte, mas abusam da criatividade, pois acreditam cooperar pela conscientização sobre os determinantes que prezam pelo desenvolvimento sustentável do nosso país. Traçam uma sequência didática de natureza contextualizada e investigativa no tocante de atividades teóricas, expositivas e dialogadas sustentadas em vários projetos interdisciplinares. ABSTRACT: This study aimed to investigate the science teaching pedagogy of fifth grade teachers from municipal schools in Altos-PI in order to understanding the ways of teaching knowledge building. In addition, the study presents the historical aspects of science teaching in the early years of Elementary School, an understanding on the training of pedagogues on Natural Sciences, a characterization of the teaching approaches of pedagogues who teach Natural Sciences in the 5 th grade of Elementary School, and an understanding on the ways of teaching knowledge building guide by pedagogues. Considering the relevance of this professional in teaching Natural Sciences, the research problem has the following statement: how is the teaching approaches of teaching natural science build in the 5 th grade of Elementary Education municipal schools in Altos-PI, regarding building of teaching knowledge? Experiences as a teacher in the early years of public elementary school in Teresina-PI was one of the biases that contributed to the fulfillment of this research. Although the zeal attributed to Portuguese Language and Mathematics subjects is strong ascendant in the school curriculum, it is also visible that the other areas that govern the curriculum are placed in the background, including Natural Sciences. This study has a theoretical framework on the teaching of Natural Sciences based on Carvalho and Gil-Pérez (2011), Delizoicov and Angotti (1994), Fracalanza and Megid Neto (2006), Fumagalli and Weissmann (1998), Krasilchik (1987), Mendes Sobrinho (2002, 2008, 2014). In addition, regarding the teaching approaches this study is based on: Franco (2001), Freire (2013), Pimenta e Lima (2004), Souza (2009), Thomazi and Asinelle (2009), Veiga (2018). Regarding the teaching knowledge: Borges (2001), Campos (2012), Fiorentine (1998), Freire (1996), Gauthier (1998), Melo and Urbanetz (2009), Soares (2010), Shulman (1987), Tardif (2014) and Pimenta (2012), among others. In addition, it was used legal documents such as the Laws and Guidelines for National Education - LDBEN/96 (BRAZIL, 1996), National Curriculum Parameters for Education (BRAZIL, 1997), the National Pact for Literacy at Proper Age - PNAIC (BRAZIL, 2015), and the Base National Common Curriculum (BRASIL, 2017). This study has a qualitative approach and semi-structured interviews were used as data collection method. The interlocutors were seven permanent staff educators who teach Natural Sciences in the 5 th grade of Elementary Education, in urban public schools in Altos-PI. In order to understand their teaching approaches, it was used a script as a data collection instrument, which was analyzed and interpreted based on the guidelines of Bardin (1977). The knowledge acquired from the results and discussions showed that the interlocutors are committed to developing practices using alternative materials, adopting innovative and low-cost sources, which is entirely differentiating from the traditional. In addition, they are aware on the lack of support, but they use a lot of creativity, since they believe it is a way of cooperating to raise the awareness about the determinants they value for the sustainable development of our country. Finally, they outline a contextualized and investigative didactic sequence regarding theoretical, expository and dialogued activities supported by various interdisciplinary projects. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Ciências naturais pt_BR
dc.subject Produção de saberes pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental - Anos iniciais pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.subject Natural sciences pt_BR
dc.subject Knowledge building pt_BR
dc.subject Elementary school - Early years pt_BR
dc.title PRÁTICA DOCENTE DE PEDAGOGOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: produção de saberes da docência pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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