Repositório Institucional da UFPI

FORMAÇÃO CONTINUADA E PRÁTICA DOCENTE: contribuições da alfabetização matemática para o letramento da criança

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author FONTINELE, Marcella de Oliveira Abreu
dc.date.accessioned 2022-09-15T20:34:16Z
dc.date.available 2022-09-15T20:34:16Z
dc.date.issued 2022-09-15
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2801
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Neide Cavalcante Guedes Examinadora interna: Profa. Dra. Antonia Edna Brito Examinadora externa: Profa. Dra. Francisca da Silva Lima Viana pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O presente estudo, intitulado Formação continuada e prática docente: contribuições da alfabetização matemática para o letramento da criança, integra a linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas da Docência e o Núcleo de Estudos sobre Formação, Avaliação, Gestão e Currículo (NUFAGEC). A formação continuada e a prática docente alfabetizadora, principalmente no que concerne ao letramento matemático, constituem sua discussão central, conforme diretrizes trabalhadas na operacionalização do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Tem como objeto de investigação a formação continuada e a prática docente do alfabetizador, estabelecendo a seguinte questão-problema: Como a formação continuada e a prática docente do alfabetizador podem contribuir para o letramento da criança a partir da alfabetização matemática? Dispõe como objetivo geral compreender as contribuições da formação continuada e da prática docente do alfabetizador tendo em vista o processo do letramento da criança e a alfabetização matemática. E como objetivos específicos: co mpreender como os saberes mobilizados pelos alfabetizadores no processo de formação continuada favorecem o letramento por meio da alfabetização matemática; e descrever as contribuições do PNAIC para a prática do alfabetizador no processo de letramento da criança. Adota como apoio teórico contribuições de Soares (2014, 2017), Kleiman (1995), Franchi (2012), Street (2014) e Fonseca (2014), entre outros. Encontra -se alicerçado nos princípios da Etnometodologia enquanto Teoria do Social, segundo Coulon (1995 b) e Garfinkel (2018). O campo empírico adotado constitui-se de duas escolas localizadas na cidade da Castelo do Piauí, tendo como interlocutoras quatro professoras que atuam no ciclo de alfabetização. Para a construção dos dados, emprega as técnicas observação participante e entrevista narrativa, cujos achados, em sintonia com os objetivos propostos, guiaram a consolidação da análise de dados que, dentre outros aspectos singulares, revela que a formação continuada vivenciada no PNAIC possibilita o exercício da reflexão sobre prática docente das alfabetizadoras; o intercâmbio de experiências docentes e a ressignificação de saberes docentes. Revelando, ainda, contribuições da alfabetização matemática em suas imbricações com a Língua Portuguesa, para o letramento da criança no ciclo de alfabetização. ABSTRACT: The present study, entitled Continuing education and teaching practice: contributions from mathematical basic literacy to children's literacy, integrates the line of research Teacher Training and Teaching Practices and the Center for Studies on Training, Evaluation, Management and Curriculum (NUFAGEC). Continuing education and teaching literacy practice, especially with regard to mathematical literacy, constitute its central discussion, according to guidelines worked on the operationalization of the National Literacy Pact at the Right Age (PNAIC). It has as its object of investigation the continuing education and teaching practice of the literacy teacher, establishing the following problem question: How can the continuing education and teaching practice of the literacy teacher contribute to children's literacy based on mathematical basic literacy? Its general objective is to understand the contributions of continuing education and the teaching practice of the literacy teacher in view of the child's literacy process and mathematical basic literacy. And as specific objectives: to understand how the knowledge mobilized by literacy teachers in the process of continuing education favors literacy through mathematical basic literacy; and describe the contributions of the PNAIC to the practice of the literacy teacher in the child's literacy process. It adopts the theoretical contributions of Soares (2014, 2017), Kleiman (1995), Franchi (2012), Street (2014) and Fonseca (2014), among others. It is based on the principles of Ethnomethodology as Social Theory, according to Coulon (1995b) and Garfinkel (2018). The empirical field adopted consists of two schools located in the city of Castelo do Piauí, having as interlocutors four teachers who work in the basic literacy cycle. For the construction of the data, it uses the techniques of participant observation and narrative interview, whose findings, in line with the proposed objectives, guided the consolidation of the data analysis, which, among other singular aspects, reveals that the continuing education experienced in the PNAIC enables the exercise reflection on the teaching practice of literacy teachers; the exchange of teaching experiences and the reframing of teaching knowledge. Also revealing contributions of mathematical basic literacy in its overlap with the Portuguese language, for the literacy of children in the basic literacy cycle. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Professor - Formação continuada pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Alfabetização matemática pt_BR
dc.subject Letramento matemático pt_BR
dc.subject Continuing education pt_BR
dc.subject Mathematical basic literacy pt_BR
dc.subject Mathematical literacy pt_BR
dc.title FORMAÇÃO CONTINUADA E PRÁTICA DOCENTE: contribuições da alfabetização matemática para o letramento da criança pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account