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RESUMO: O presente estudo, intitulado Formação continuada e prática docente:
contribuições da alfabetização matemática para o letramento da criança, integra
a linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas da Docência e o Núcleo de
Estudos sobre Formação, Avaliação, Gestão e Currículo (NUFAGEC). A formação
continuada e a prática docente alfabetizadora, principalmente no que concerne ao
letramento matemático, constituem sua discussão central, conforme diretrizes
trabalhadas na operacionalização do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa
(PNAIC). Tem como objeto de investigação a formação continuada e a prática docente
do alfabetizador, estabelecendo a seguinte questão-problema: Como a formação
continuada e a prática docente do alfabetizador podem contribuir para o letramento
da criança a partir da alfabetização matemática? Dispõe como objetivo geral
compreender as contribuições da formação continuada e da prática docente do
alfabetizador tendo em vista o processo do letramento da criança e a alfabetização
matemática. E como objetivos específicos: co mpreender como os saberes
mobilizados pelos alfabetizadores no processo de formação continuada favorecem o
letramento por meio da alfabetização matemática; e descrever as contribuições do
PNAIC para a prática do alfabetizador no processo de letramento da criança. Adota
como apoio teórico contribuições de Soares (2014, 2017), Kleiman (1995), Franchi
(2012), Street (2014) e Fonseca (2014), entre outros. Encontra -se alicerçado nos
princípios da Etnometodologia enquanto Teoria do Social, segundo Coulon (1995 b) e
Garfinkel (2018). O campo empírico adotado constitui-se de duas escolas localizadas
na cidade da Castelo do Piauí, tendo como interlocutoras quatro professoras que
atuam no ciclo de alfabetização. Para a construção dos dados, emprega as técnicas
observação participante e entrevista narrativa, cujos achados, em sintonia com os
objetivos propostos, guiaram a consolidação da análise de dados que, dentre outros
aspectos singulares, revela que a formação continuada vivenciada no PNAIC
possibilita o exercício da reflexão sobre prática docente das alfabetizadoras; o
intercâmbio de experiências docentes e a ressignificação de saberes docentes.
Revelando, ainda, contribuições da alfabetização matemática em suas imbricações
com a Língua Portuguesa, para o letramento da criança no ciclo de alfabetização.
ABSTRACT: The present study, entitled Continuing education and teaching practice:
contributions from mathematical basic literacy to children's literacy, integrates
the line of research Teacher Training and Teaching Practices and the Center for
Studies on Training, Evaluation, Management and Curriculum (NUFAGEC).
Continuing education and teaching literacy practice, especially with regard to
mathematical literacy, constitute its central discussion, according to guidelines worked
on the operationalization of the National Literacy Pact at the Right Age (PNAIC). It has
as its object of investigation the continuing education and teaching practice of the
literacy teacher, establishing the following problem question: How can the continuing
education and teaching practice of the literacy teacher contribute to children's literacy
based on mathematical basic literacy? Its general objective is to understand the
contributions of continuing education and the teaching practice of the literacy teacher
in view of the child's literacy process and mathematical basic literacy. And as specific
objectives: to understand how the knowledge mobilized by literacy teachers in the
process of continuing education favors literacy through mathematical basic literacy;
and describe the contributions of the PNAIC to the practice of the literacy teacher in
the child's literacy process. It adopts the theoretical contributions of Soares (2014,
2017), Kleiman (1995), Franchi (2012), Street (2014) and Fonseca (2014), among
others. It is based on the principles of Ethnomethodology as Social Theory, according
to Coulon (1995b) and Garfinkel (2018). The empirical field adopted consists of two
schools located in the city of Castelo do Piauí, having as interlocutors four teachers
who work in the basic literacy cycle. For the construction of the data, it uses the
techniques of participant observation and narrative interview, whose findings, in line
with the proposed objectives, guided the consolidation of the data analysis, which,
among other singular aspects, reveals that the continuing education experienced in
the PNAIC enables the exercise reflection on the teaching practice of literacy teachers;
the exchange of teaching experiences and the reframing of teaching knowledge. Also
revealing contributions of mathematical basic literacy in its overlap with the Portuguese
language, for the literacy of children in the basic literacy cycle. |
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