Abstract:
RESUMO: A inclusão de metodologias ativas como alternativa de auxílio no trabalho docente é uma tendência
da realidade atual, tanto considerando o protagonismo dos estudantes, ao assumirem posturas
ativas, quanto ao seu processo de ensino-aprendizagem. Destarte, este estudo apresenta-se em
três eixos: uma investigação acerca da eficiência do uso da gamificação no processo de ensino na
fase da educação infantil; uma proposta metodológica de gamificação para a educação infantil; e
uma análise sobre a possibilidade do desenvolvimento da metodologia proposta potencializar o
aprendizado e estimular o engajamento das crianças. Inicialmente, realizou-se um mapeamento
sistemático, levantando-se publicações realizadas entre 2010 e 2019, com o objetivo de obter
dados referentes à eficiência do uso de metodologias ativas baseadas em gamificação na educação
infantil. Foram identificados impactos positivos do uso dessa metodologia no processo de
ensino-aprendizagem em sala de aula. Como proposta de sustentação do projeto, foi desenvolvida
metodologia ativa gamificada ”Gameforkids”, apresentada em forma de material didático e-book.
Para confirmar a eficácia da mesma, adotou-se o método qualitativo, por meio do estudo de caso,
tendo sido executado em uma escola da rede municipal da cidade de Teresina, com crianças na
fase da pré-escola (4 a 5 anos). Com a efetivação do processo, pode-se comprovar através dos
dados extraídos e analisados estatisticamente, a eficácia da metodologia proposta, que estimulou
o engajamento das crianças e potencializou o aprendizado, elevando o nível de rendimento
médio do grupo experimental de 7,11 para 9,23, correspondendo a um ganho real de 21.2%
no aproveitamento no pós-teste em relação ao obtido no pré-teste. Assim, conclui-se que a
metodologia ativa gamificada ”Gameforkids” pode potencializar o aprendizado das crianças,
gerar maior engajamento e promover estímulo na construção do conhecimento autônomo na
Educação Infantil.
ABSTRACT: The inclusion of active methodologies as an alternative of support for teachers is a current
trend, considering the student’s main role to have active postures and also their teaching-learning
process. Therefore, this study presents three bases: an investigation about the efficiency of the
game-based methodology in the childhood education; a proposed game-based methodology for
the childhood education; and an analysis about the possibility of the proposed methodology
development in order to potentialize the learning process and stimulate the children’s engagement.
Initially, a systematic mapping was executed, providing articles published between 2010 and 2019
and related to the efficient use of game-based active methodologies in the childhood education.
Positive impacts about the use of these methodologies in the teaching-learning process were
identified. This work proposes a game-based activemethodology called "Gameforkids", presented
as an e-book didactic material. To confirm its efficiency, a qualitative method was adopted and
executed in a local school in Teresina, with a group of pre-school children (4-5 years old). After
the process execution, it can be proved statistically that the methodology is efficient, and that it
stimulates the children’s engagement and potentializes their learning, elevating the experimental
group’s average income level from 7,11 to 9,23, corresponding to a 21.2% win in the utilization
in the post-test in comparison to the pre-test. Therefore, the game-based active methodology
"Gameforkids" can potentialize the children’s learning process, create more engagement and
stimulate the autonomous knowledge in the childhood education.