Repositório Institucional da UFPI

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM ESCOLA PARTICULAR DE ENSINO

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author NASCIMENTO, Milena Viana Medeiros Barbosa do
dc.date.accessioned 2022-09-09T19:59:04Z
dc.date.available 2022-09-09T19:59:04Z
dc.date.issued 2022-09-09
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2797
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Ana Valéria Marques Fortes Lustosa Examinadora externa: Profa. Dra. Enicéia Gonçalves Mendes (UFSCar) Examinador interno: prof. Dr. Luís Carlos Sales pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O processo de inclusão vem sendo muito discutido no âmbito da Educação, sobretudo a partir de meados da década de 90, quando entram em discussão documentos internacionais e nacionais que a definem como forma a ser adotada na educaçã o do público alvo da educação especial. Recentemente, a política do governo centralizou -se na implantação do Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas regulares, definindo como necessária a formação do professor especialista para atender a esse alunado nesse espaço. Observa -se, contudo, que se trata de um serviço “tamanho único” que visa atender a todo o público alvo da educação especial nas salas de recursos multifuncionais, o que traz implicações sérias quanto ao trabalho pedagógico a ser desenvolvido não só pelo professor especialista, mas também o professor da classe comum. Este estudo caracteriza -se como quali-quantitativo do tipo estudo de caso. Participaram da pesquisa 15 professores da rede particular de ensino que atuam com alunos do público alvo da educação especial, a Coordenadora do Serviço de Inclusão da escola e a Coordenadora do Ensino Fundamental. Adotou -se como instrumento o Questionário de Avaliação de Política de Inclusão Escolar: Professor da Classe Comum elaborado para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira -INEP. Os resultados apontam que o trabalho pedagógico é realizado na classe comum na instituição pesquisada, constituindo em grande diferencial quando se compara com as escolas públicas que atendem a esses alunos no contraturno. Os participantes do estudo têm formação superior, a maioria em outras áreas que não a pedagogia e, somente duas professoras têm especialização em educação especial, o que vai de encontro ao que determina a legisla ção quanto a ter professores capacitados nas classes comuns. Além disso, na perspectiva dos professores, a formação constitui um grande desafio. O acesso e permanência dos alunos do público alvo da educação especial é superior à média nacional. Há também d istinta articulação entre o professor da classe comum e o especializado, assim como a criação de duas salas de recursos e, por fim, a excelente qualidade na infraestrutura torna a proposta de inclusão na instituição um processo enriquecedor para todos da comunidade escolar. ABSTRACT: The inclusion process has been much discussed in Education, especially since the mid -90s, when international and national documents that define it as a way to be adopted in the education of the target public of special education come into discussion. Recently, government policy has focused on the implementation of Specialized Educational Assistance (SEA) in regular schools, defining the training of specialist teachers as necessary to attend this student in this space. It is observed, however, that it is a “one size fits all” service that aims to attend the entire target audience of special education in the multifunctional re source rooms, which has serious implications regarding the pedagogical work to be developed not only by the specialist teacher , but also the teacher of the common class. This study is characterized as a qualitative and quantitative case study. Fifteen tea chers from a private school network who work with students from the target group of special education participated in the research, the School Inclusion Service Coordinator and the Elementary School Coordinator. The tool adopted in this research was The School Inclusion Policy Evaluation Questionnaire: Teacher of the Common Class, developed for the National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira - INEP. The results point out that the pedagogical work is carried out in the common class in the researched institution, constituting a great differential when compared to the public schools that attend these students in the opposite study sift. Study participants have higher education, most of them in areas other than pedagogy, and only two teachers have specialization in special education, which goes against what the legislation determines regarding having trained teachers in common classes. In addition to the teachers’ perspective, training is a major challenge. The access and permanence of students from the target group of special education is higher than the national average. There is also a distinct articulation between the teacher of the common and the specialized class, as well as the creation of two resource rooms and, finally, the excellent quality of the infrastructure make the proposal for inclusion in the institution an enriching process for everyone in the school community. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação - Política pública pt_BR
dc.subject Atendimento educacional especializado pt_BR
dc.subject Professor da classe comum pt_BR
dc.subject Education - Public Policies pt_BR
dc.subject Specialized educational service pt_BR
dc.subject Common class teacher pt_BR
dc.title POLÍTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL EM ESCOLA PARTICULAR DE ENSINO pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account