Abstract:
RESUMO: O processo de inclusão vem sendo muito discutido no âmbito da Educação, sobretudo a partir
de meados da década de 90, quando entram em discussão documentos internacionais e
nacionais que a definem como forma a ser adotada na educaçã o do público alvo da educação
especial. Recentemente, a política do governo centralizou -se na implantação do Atendimento
Educacional Especializado (AEE) nas escolas regulares, definindo como necessária a
formação do professor especialista para atender a esse alunado nesse espaço. Observa -se,
contudo, que se trata de um serviço “tamanho único” que visa atender a todo o público alvo
da educação especial nas salas de recursos multifuncionais, o que traz implicações sérias
quanto ao trabalho pedagógico a ser desenvolvido não só pelo professor especialista, mas
também o professor da classe comum. Este estudo caracteriza -se como quali-quantitativo do
tipo estudo de caso. Participaram da pesquisa 15 professores da rede particular de ensino que
atuam com alunos do público alvo da educação especial, a Coordenadora do Serviço de
Inclusão da escola e a Coordenadora do Ensino Fundamental. Adotou -se como instrumento o
Questionário de Avaliação de Política de Inclusão Escolar: Professor da Classe Comum
elaborado para o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira -INEP. Os resultados apontam que o trabalho pedagógico é realizado na classe comum na
instituição pesquisada, constituindo em grande diferencial quando se compara com as escolas
públicas que atendem a esses alunos no contraturno. Os participantes do estudo têm formação
superior, a maioria em outras áreas que não a pedagogia e, somente duas professoras têm
especialização em educação especial, o que vai de encontro ao que determina a legisla ção
quanto a ter professores capacitados nas classes comuns. Além disso, na perspectiva dos
professores, a formação constitui um grande desafio. O acesso e permanência dos alunos do
público alvo da educação especial é superior à média nacional. Há também d istinta
articulação entre o professor da classe comum e o especializado, assim como a criação de
duas salas de recursos e, por fim, a excelente qualidade na infraestrutura torna a proposta de
inclusão na instituição um processo enriquecedor para todos da comunidade escolar.
ABSTRACT: The inclusion process has been much discussed in Education, especially since the mid -90s,
when international and national documents that define it as a way to be adopted in the
education of the target public of special education come into discussion. Recently,
government policy has focused on the implementation of Specialized Educational Assistance
(SEA) in regular schools, defining the training of specialist teachers as necessary to attend this
student in this space. It is observed, however, that it is a “one size fits all” service that aims to
attend the entire target audience of special education in the multifunctional re source rooms,
which has serious implications regarding the pedagogical work to be developed not only by
the specialist teacher , but also the teacher of the common class. This study is characterized as
a qualitative and quantitative case study. Fifteen tea chers from a private school network who
work with students from the target group of special education participated in the research, the
School Inclusion Service Coordinator and the Elementary School Coordinator. The tool
adopted in this research was The School Inclusion Policy Evaluation Questionnaire: Teacher
of the Common Class, developed for the National Institute of Educational Studies and
Research Anísio Teixeira - INEP. The results point out that the pedagogical work is carried
out in the common class in the researched institution, constituting a great differential when
compared to the public schools that attend these students in the opposite study sift. Study
participants have higher education, most of them in areas other than pedagogy, and only two
teachers have specialization in special education, which goes against what the legislation
determines regarding having trained teachers in common classes. In addition to the teachers’
perspective, training is a major challenge. The access and permanence of students from the
target group of special education is higher than the national average. There is also a distinct
articulation between the teacher of the common and the specialized class, as well as the
creation of two resource rooms and, finally, the excellent quality of the infrastructure make
the proposal for inclusion in the institution an enriching process for everyone in the school
community.