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RESUMO: Esta pesquisa busca analisar as contribuições da ação comunicativa habermasiana no ‘chão da
escola’, entendido por nós como espaço democrático privilegiado para livre discussão e
possíveis consensos legitimados. Trabalhamos especificamente apresentando alguns
contributos dessa teoria na análise do projeto político pedagógico da unidade de ensino na
qual intervimos, articulando as incongruências no cenário pesquisado a um breve diagnóstico
da crise da racionalidade e da educação na modernidade, tomando como referenciais dois
conceitos centrais da tese de Habermas: do mundo da vida e do sistema. No lócus educativo é
perceptível a predominância da razão instrumental. No nosso entender, Habermas, no intuito
de revisar e superar as dicotomias do pensamento moderno, apresenta outra possibilidade de
compreensão da racionalidade: a racionalidade comunicativa, oriunda dos processos de
comunicação que se estabelecem entre os diversos agentes sociais. De acordo com essa teoria,
é mediante o agir comunicativo que os diversos agentes podem estabelecer entendimentos
acerca do mundo objetivo, subjetivo e social e, ao mesmo tempo, alcançar consensos acerca
do que desejam para si mesmos, para a sociedade e, também, para o campo educacional. A
ação comunicativa pode contribuir com a educação ao questionar sobre os processos mediante
os quais se dá a formação humana e, a partir disso, propiciar momentos de diálogo e de
discussão acerca das justificações e dos fundamentos com base nos quais a práxis pedagógica
escolar é articulada, embora isso seja um desafio no contexto de “colonização sistêmica” em
que vivemos. Contudo, defendemos que a aproximação entre a teoria habermasiana e o
complexo âmbito da educação é importante e necessária, como suporte para uma gestão
escolar democrática na qual a interlocução entre todos os atores envolvidos no processo torne
possível a melhoria nos conflitos que assolam esse meio, sobretudo na formação de pessoas
comunicativamente competentes.
ABSTRACT: This research’s objective is to analyze the Habermasian communicative action contributions
in the 'school ground', understood by us as a privileged democratic space for free discussion
and possible legitimate consensus. We worked specifically presenting some contributions of
this theory in the analysis of the intervened teaching unit’s pedagogical political project,
articulating the research scenario inconsistencies in a brief diagnosis of the rationality and
education crisis nowadays, using as reference two central concepts in Habermas’ theory:
system and life-world. In the education locus it is noticeable the predominance of
instrumental rationality. In our understanding, Habermas, in order to revise and overcome the
dichotomies of modern thought, presents another possibility for understanding rationality:
communicative rationality, derived from the communication processes that are established
among the various social agents. According to this theory, the act of communicative action is
a mean for the different agents to stablish understanding about the global, subjective and
social world objective and, at the same time, to reach consensus on what they want for
themselves, society and as well for the educational field. The communicative action can
contribute to education as it questions the mediating processes that carry out the human
formation and, from there, provide moments of dialogue and discussion on the justifications
and foundations in which the pedagogical praxis is articulated, although this is a challenge in
the context of “systemic colonization” that we live in. However, we defend that it is important
and necessary to bring the Habermasian theory closer to the complex area of education as a
support for democratic school management, in which the dialogue among all the actors
involved in the process can improved the conflicts in the area, mainly in the development of
communicatively competent people. |
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