Repositório Institucional da UFPI

A PARTIR DA EXPERIÊNCIA: Jorge Larrosa sobre o ofício de professor, a escola e o ensino.

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author ANDRADE, Antonia Cristiana Soares Apolônio
dc.date.accessioned 2022-09-09T12:11:08Z
dc.date.available 2022-09-09T12:11:08Z
dc.date.issued 2022-09-09
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2787
dc.description Orientador: Professor Dr. Deyvison Rodrigues Lima Examinador interno: Prof. Dr. Luizir de Oliveira Examinador externo: Prof. Dr. Fernando Facó de Assis Fonseca (FPO) pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Nesta pesquisa, apresentamos a escola, a educação e o ensino através de uma genealogia da experiência de aprender. Para isso, a ênfase na escola tanto como uma instituição moderna carregada por sua pretensão normalizadora, quanto um lugar de possível da experiência, ou pensando outra maneira, da experiência como possibilidade de uma nova realidade ou da diferença. Em tempos de abandono, reforçamos o elogio da escola, a partir de Jorge Larrosa. Assim, a infância, a experiência e a filosofia se cruzam ao pensar o ensino: a infância tratada como o momento original do começo do infinito – não de modo cronológico, mas sim como a origem sempre presente –, a experiência como aquilo que nos acontece e que se passa, por nós/em nós, e a filosofia como a infância do pensamento. Nesse contexto, o objetivo principal é abordar o ensino de filosofia – em específico, mas não apenas – como possibilidade da experiência, em vez de matérias ou conteúdos, mais afetiva do que formal, mais construtiva do que discursiva. No que diz respeito à possibilidade de uma intervenção prática, elaboramos uma proposta que diz da possibilidade de produção de um diário – diário de leitura (como produto final) – pelos estudantes, o qual aponta para a introdução de um novo mecanismo na escola, mais próximo de uma técnica de si de que de um mecanismo avaliativo, tendo em vista o conceito de experiência, a partir de textos de Jorge Larrosa, cuja finalidade é situar o saber da experiência no âmbito escolar e ainda e do texto de Anna Rachel Machado para a construção da proposta de produção do diário de leitura. ABSTRACT: In this research, we present school, education and teaching through a genealogy of the learning experience. For this, the emphasis on school both as a modern institution charged by its normalizing pretension, as a place of possible experience, or thinking another way, of experience as a possibility of a new reality or difference. In times of abandonment, we reinforce the praise of the school, starting with Jorge Larrosa. Thus, childhood, experience and philosophy intersect when thinking about teaching: childhood treated as the original moment of the beginning of the infinite – not chronologically, but as the ever-present origin – experience as what happens to us and what happens, for us/in us, and philosophy as the infancy of thought. In this context, the main objective is to approach the teaching of philosophy – specifically, but not only – as a possibility of experience, rather than subjects or contents, more affective than formal, more constructive than discursive. With regard to the possibility of a practical intervention, we developed a proposal that speaks of the possibility of producing a diary - a reading diary (as a final product) - by the students, which points to the introduction of a new mechanism in the school, more closer to a technique of the self than to an evaluative mechanism, in view of the concept of experience, based on texts by Jorge Larrosa, whose purpose is to situate the knowledge of experience in the school environment and also the text of Anna Rachel Machado for the construction of the proposal for the production of the reading diary. pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Infância pt_BR
dc.subject Experiência pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Childhood pt_BR
dc.subject Experience pt_BR
dc.title A PARTIR DA EXPERIÊNCIA: Jorge Larrosa sobre o ofício de professor, a escola e o ensino. pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account