Repositório Institucional da UFPI

CAMINHOS DA PRÁTICA DOCENTE ALFABETIZADORA: diálogos/interações entre alfabetizadoras iniciantes e experientes

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author CORREIA, Rosanne Pereira de Sousa
dc.date.accessioned 2022-09-05T13:10:52Z
dc.date.available 2022-09-05T13:10:52Z
dc.date.issued 2022-09-05
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2743
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Antonia Edna Brito Examinadora interna: Profa. Dra. Maria da Glória Carvalho Moura Examinadora externa: Profa. Dra. Francisca das Chagas Cardoso do Nascimento Santos pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: No contexto das discussões sobre a formação de professores e as práticas docentes alfabetizadoras emergem diferentes questões que indicam a importância do compartilhamento de experiências entre os pares como um dos fatores que impulsionam o desenvolvimento e as aprendizagens docentes. A partir dessa compreensão a pesquisa estabelece como objetivo geral analisar as interações e os diálogos que se efetivam entre alfabetizadoras iniciantes e alfabetizadoras experientes nas práticas docentes de alfabetização e letramento. Como objetivos específicos o estudo propõe: identificar situações vivenciadas no contexto escolar que possibilitam o compartilhamento de experiência sobre alfabetização e letramento entre alfabetizadoras iniciantes e alfabetizadoras experientes; descrever as teorias que fundamentam as práticas de alfabetização e letramento desenvolvidas por alfabetizadoras iniciantes e alfabetizadoras experientes e, por fim, compreender de que modo o compartilhamento de experiência e de conhecimento entre alfabetizadoras iniciantes e alfabetizadoras experientes afetam suas práticas docentes. Trata-se de uma pesquisa narrativa desenvolvida com seis professoras alfabetizadoras, sendo três iniciantes, com até cinco anos de carreira e três experientes, com mais de dez anos de atuação profissional. O processo investigativo utiliza a pesquisa narrativa, abordagem autobiográfica, como método e como técnica de investigação. Para a produção de dados utiliza o memorial de formação e as rodas biográficas. Sobre prática docente alfabetizadora temos como referência as contribuições de Soares (2003), Ferreiro; Teberosky (1980; 1999) e Brito (2003). Quanto às concepções de compartilhamento de experiências e diálogos na escola, temos os estudos de Nóvoa (1995; 2009), Warschauer (2017) e Freire (1987; 2011). A análise de dados segue as proposições de Bardin (2010), que sugere a organização dos dados em unidades de análise. Neste estudo, consoante às ideias do autor, o processo analítico tem como referências as seguintes unidades de análise: a) Encontro com a profissão docente alfabetizadora: formação inicial e continuada; b) Encontro com os pares: diálogos entre professoras alfabetizadoras iniciantes e experientes e c) Encontro nas rodas biográficas: interações, diálogos e práticas ressignificadas. Os resultados evidenciaram que as professoras alfabetizadoras atribuem relevância aos momentos de diálogos e interações que se efetivam dentro das escolas, em que o compartilhamento das práticas docentes vivenciadas no percurso profissional se constitui como espaço eivado de aprendizagens significativas para suas práticas docentes alfabetizadoras. Esse compartilhamento das experiências docentes vividas pelas professoras oportuniza compreender melhores os desafios que fazem parte da profissão professor. ABSTRACT: In the context of discussions about teacher training and literacy teaching practices, different issues emerge that indicate the importance of sharing experiences among peers as one of the factors driving development and teacher learning. From this understanding the research establishes as a general objective to analyze the interactions and dialogues that take place between beginners and literacy teachers experienced in literacy and literacy teaching practices. As specific objectives the study proposes: to identify situations experienced in the school context that allow the sharing of experience on literacy and literacy among beginners and experienced literacy teachers; to describe the theories underlying the literacy and literacy practices developed by experienced literacy and literacy teachers, and finally to understand how the sharing of experience and knowledge among experienced literacy and literacy teachers affects their teaching practices. It is a narrative research developed with six literacy teachers, with three beginners, with up to five years of career and three experienced, with more than ten years of professional experience. The investigative process uses narrative research, an autobiographical approach, as a method and as a research technique. For the production of data it uses the training memorial and the biographical wheels. On literacy teacher practice we have as reference the contributions of Soares (2003), Ferreiro; Teberosky (1980, 1999) and Brito (2003). As for the conceptions of sharing experiences and dialogues in school, we have the studies of Nóvoa (1995; 2009), Warschauer (2017) and Freire (1987; 2011). The data analysis follows the propositions of Bardin (2010), which suggests the organization of the data in units of analysis. In this study, according to the author's ideas, the analytical process has as reference the following units of analysis: a) Meeting with the literacy teaching profession: initial and continued formation; b) Meeting with the peers: dialogues between beginning and experienced literacy teachers and c) Meeting in the biographical wheels: interactions, dialogues and resignified practices. The results showed that the literacy teachers attribute relevance to the moments of dialogues and interactions that take place inside the schools, in which the sharing of the teaching practices experienced in the professional course constitutes a space that is influenced by meaningful learning for their literacy teaching practices. This sharing of the teachers' experiences lived by the teachers gives a better understanding of the challenges that are part of the teaching profession. pt_BR
dc.subject Formação e Práticas docentes pt_BR
dc.subject Alfabetização e Letramento pt_BR
dc.subject Diálogo e Compartilhamento de experiências pt_BR
dc.subject Teacher Training and Practices pt_BR
dc.subject Literacy and Literacy pt_BR
dc.subject Dialogue and Sharing experiences pt_BR
dc.title CAMINHOS DA PRÁTICA DOCENTE ALFABETIZADORA: diálogos/interações entre alfabetizadoras iniciantes e experientes pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account