Repositório Institucional da UFPI

A CONSTRUÇÃO DE SABERES NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES: ressignificando a prática docente na educação profissional e tecnológica

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SANTOS, Edileusa de Souza
dc.date.accessioned 2022-09-05T12:50:04Z
dc.date.available 2022-09-05T12:50:04Z
dc.date.issued 2022-09-05
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2742
dc.description Orientadora: Professora Dra. Maria Divina Ferreira Lima Examinadora interna: Profa. Dra. Josania Lima Portela Carvalhedo Examinadora externa: Profa. Dra. Betania Leite Ramalho (UFRN) pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Os conhecimentos adquiridos pelos bacharéis e tecnólogos na formação inicial não estão relacionados ao exercício da docência. O que se acredita é que esses profissionais vão se constituindo professores por meio da construção de saberes no desenvolvimento de sua prática docente. A partir desse entendimento estabeleceu-se o seguinte problema de pesquisa: Como os saberes docentes, construídos no processo de desenvolvimento profissional, ressignificam a prática docente do professor da educação profissional e tecnológica? Orientado por esta questão, o presente trabalho buscou como objetivo geral investigar como os saberes docentes, construídos no processo de desenvolvimento profissional, ressignificam a prática docente do professor da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Especificamente pretendemos: compreender de que modo são construídos os saberes docentes mobilizados na prática docente pelo professor da educação profissional e tecnológica; caracterizar os contributos da prática reflexiva para o ser professor na educação profissional e tecnológica; analisar como os processos de desenvolvimento profissional promovem a ressignificação da prática docente na educação profissional e tecnológica. A escolha da temática decorreu das vivências da pesquisadora enquanto pedagoga da EPT. O referencial teórico foi embasado em autores que tratam sobre os saberes docentes como: Gauthier et al (1998), Tardif (2014), Pimenta (2012), Therrien (1997); sobre a prática docente e reflexão foram utilizadas as contribuições de Souza, Batista Neto e Santiago (2012), Franco (2016), Liberali (2012), Zeichner (1993), Giroux (1997); e quanto ao desenvolvimento profissional docente: Ramalho e Nuñes (2014) Marcelo Garcia (1999), Day (2001), Imbernón (2011) dentre outros. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa narrativa (CLANDININ, CONNELLY, 2015), com adoção do método autobiográfico (NÓVOA; FINGER, 2010), utilizando-se das narrativas como metodologia. O campo empírico foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí e os participantes da pesquisa foram sete professores da EPT. Os instrumentos utilizados para produção de dados foram rodas de conversa e entrevista narrativa. O tratamento dos dados foi realizado através da técnica de análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (2016). Os resultados evidenciam que a principal ferramenta de construção dos saberes docentes ao longo da carreira dos professores da EPT é a experiência durante a prática docente. Os saberes docentes, com exceção dos disciplinares, são construídos partindo inicialmente da concepção prévia sobre o que é ser professor, trazida de suas experiências como estudantes durante a trajetória escolar, avançando para o aprendizado através da prática, assim como por meio das interações com os professores mais experientes e do contato com os alunos. Logo, é na prática, em confronto com as condições da profissão, que os saberes da base profissional docente são objetivados e continuamente ressignificados. Em resposta às necessidades formativas identificadas, propõe-se a implementação de programa de formação e atualização pedagógica para docentes como uma política interna do IFPI, na ótica da formação continuada, tomando-se como ponto de partida a reflexão sobre a própria ação docente. ABSTRACT: The knowledge acquired by the graduated with bachelor's degree and technologists, in the initial academic background, are not related with the teaching activities. What is believed is that these professionals are becoming teachers through the construction of knowledge in the development of their teaching practice. From this understanding the following research problem was established: how the teacher knowledge, built in the professional development process, resignifican the teaching practice of the teacher of professional and technological education? Guided by this question, this study has as general objective to investigate how the teacher knowledge, produced in the professional development process, resignifican the teaching practice of the teacher of professional and technological education (PTE). Specifically we intend: to understand how the teacher knowledge is produced mobilized by the teacher of professional and technological education; describe the contributions of reflective practice to the teaching activities in the professional and technological education. to analyze how the professional development processes promote the re-signification of the teaching practice in the professional and technological education. The choice of the thematic was based on the experiences of the researcher as educator of PTE. The theoretical reference was based on authors who deal with the teaching knowledge such as: Guathier (1998), Tardif (2014), Pimenta (2012), Therrien (1997); about the teaching practice and reflection were used the contributions of Souza, Batista Neto and Santiago (2012), Franco (2016), Liberali (2012), Zeichner (1993), Giroux (1997); and regarding professional teacher development Ramalho and Nuñes (2014) Marcelo Garcia (1999), Day (2001), Imbernón (2011), among others. It is a research with a qualitative narrative approach (CLANDININ, CONNELLY, 2015), with the use of autobiographical method (NÓVOA; FINGER, 2010), using the narratives as the methodology. The empirical field was the “Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí” (Piauí Federal Institute of Education, Science and Technology) and the research participants were seven teachers of PTE. The instruments used for data production were conversation circle and narrative interview. The data processing was being done through the content analysis procedure from Bardin’s perspective (2016). The results evidence that the principal device for the construction of the teacher knowledge along the PTE teachers' career is the experience during teaching practice. The teacher knowledge, except for the disciplinary knowledge, are built starting from the initial conception of what it is to be a teacher, brought from their experiences as students during the academic trajectory, advancing to learning through practice, as well as through interactions with the most experienced teachers and the contact with students. Then, it's in practice, in confrontation with the conditions of the profession, that the knowledge of the professional teaching base is objectified and continuously resignified. In response to training needs identified, it's proposed the implementation of a training program and pedagogical update for teachers as an internal IFPI policy, from the perspective of continuing qualification, using, as a starting point, the reflection on the own teaching action. pt_BR
dc.subject Educação Profissional e Tecnológica pt_BR
dc.subject Desenvolvimento profissional pt_BR
dc.subject Saberes docentes pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Professional and technological education pt_BR
dc.subject Professional development pt_BR
dc.subject Teacher knowledge pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.title A CONSTRUÇÃO DE SABERES NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES: ressignificando a prática docente na educação profissional e tecnológica pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account