Abstract:
RESUMO:
Os conhecimentos adquiridos pelos bacharéis e tecnólogos na formação inicial não estão
relacionados ao exercício da docência. O que se acredita é que esses profissionais vão se
constituindo professores por meio da construção de saberes no desenvolvimento de sua
prática docente. A partir desse entendimento estabeleceu-se o seguinte problema de pesquisa:
Como os saberes docentes, construídos no processo de desenvolvimento profissional,
ressignificam a prática docente do professor da educação profissional e tecnológica?
Orientado por esta questão, o presente trabalho buscou como objetivo geral investigar como
os saberes docentes, construídos no processo de desenvolvimento profissional, ressignificam a
prática docente do professor da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Especificamente
pretendemos: compreender de que modo são construídos os saberes docentes mobilizados na
prática docente pelo professor da educação profissional e tecnológica; caracterizar os
contributos da prática reflexiva para o ser professor na educação profissional e tecnológica;
analisar como os processos de desenvolvimento profissional promovem a ressignificação da
prática docente na educação profissional e tecnológica. A escolha da temática decorreu das
vivências da pesquisadora enquanto pedagoga da EPT. O referencial teórico foi embasado em
autores que tratam sobre os saberes docentes como: Gauthier et al (1998), Tardif (2014),
Pimenta (2012), Therrien (1997); sobre a prática docente e reflexão foram utilizadas as
contribuições de Souza, Batista Neto e Santiago (2012), Franco (2016), Liberali (2012),
Zeichner (1993), Giroux (1997); e quanto ao desenvolvimento profissional docente: Ramalho
e Nuñes (2014) Marcelo Garcia (1999), Day (2001), Imbernón (2011) dentre outros. Trata-se
de uma pesquisa de abordagem qualitativa narrativa (CLANDININ, CONNELLY, 2015),
com adoção do método autobiográfico (NÓVOA; FINGER, 2010), utilizando-se das
narrativas como metodologia. O campo empírico foi o Instituto Federal de Educação, Ciência
e Tecnologia do Piauí e os participantes da pesquisa foram sete professores da EPT. Os
instrumentos utilizados para produção de dados foram rodas de conversa e entrevista
narrativa. O tratamento dos dados foi realizado através da técnica de análise de conteúdo na
perspectiva de Bardin (2016). Os resultados evidenciam que a principal ferramenta de
construção dos saberes docentes ao longo da carreira dos professores da EPT é a experiência
durante a prática docente. Os saberes docentes, com exceção dos disciplinares, são
construídos partindo inicialmente da concepção prévia sobre o que é ser professor, trazida de
suas experiências como estudantes durante a trajetória escolar, avançando para o aprendizado
através da prática, assim como por meio das interações com os professores mais experientes e
do contato com os alunos. Logo, é na prática, em confronto com as condições da profissão,
que os saberes da base profissional docente são objetivados e continuamente ressignificados.
Em resposta às necessidades formativas identificadas, propõe-se a implementação de
programa de formação e atualização pedagógica para docentes como uma política interna do
IFPI, na ótica da formação continuada, tomando-se como ponto de partida a reflexão sobre a
própria ação docente.
ABSTRACT:
The knowledge acquired by the graduated with bachelor's degree and technologists, in the
initial academic background, are not related with the teaching activities. What is believed is
that these professionals are becoming teachers through the construction of knowledge in the
development of their teaching practice. From this understanding the following research
problem was established: how the teacher knowledge, built in the professional development
process, resignifican the teaching practice of the teacher of professional and technological
education? Guided by this question, this study has as general objective to investigate how the
teacher knowledge, produced in the professional development process, resignifican the
teaching practice of the teacher of professional and technological education (PTE).
Specifically we intend: to understand how the teacher knowledge is produced mobilized by
the teacher of professional and technological education; describe the contributions of
reflective practice to the teaching activities in the professional and technological education. to
analyze how the professional development processes promote the re-signification of the
teaching practice in the professional and technological education. The choice of the thematic
was based on the experiences of the researcher as educator of PTE. The theoretical reference
was based on authors who deal with the teaching knowledge such as: Guathier (1998), Tardif
(2014), Pimenta (2012), Therrien (1997); about the teaching practice and reflection were used
the contributions of Souza, Batista Neto and Santiago (2012), Franco (2016), Liberali (2012),
Zeichner (1993), Giroux (1997); and regarding professional teacher development Ramalho
and Nuñes (2014) Marcelo Garcia (1999), Day (2001), Imbernón (2011), among others. It is a
research with a qualitative narrative approach (CLANDININ, CONNELLY, 2015), with the
use of autobiographical method (NÓVOA; FINGER, 2010), using the narratives as the
methodology. The empirical field was the “Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Piauí” (Piauí Federal Institute of Education, Science and Technology) and the
research participants were seven teachers of PTE. The instruments used for data production
were conversation circle and narrative interview. The data processing was being done through
the content analysis procedure from Bardin’s perspective (2016). The results evidence that the
principal device for the construction of the teacher knowledge along the PTE teachers' career
is the experience during teaching practice. The teacher knowledge, except for the disciplinary
knowledge, are built starting from the initial conception of what it is to be a teacher, brought
from their experiences as students during the academic trajectory, advancing to learning
through practice, as well as through interactions with the most experienced teachers and the
contact with students. Then, it's in practice, in confrontation with the conditions of the
profession, that the knowledge of the professional teaching base is objectified and
continuously resignified. In response to training needs identified, it's proposed the
implementation of a training program and pedagogical update for teachers as an internal IFPI
policy, from the perspective of continuing qualification, using, as a starting point, the
reflection on the own teaching action.