Abstract:
RESUMO: A adolescência é caracterizada por um período de transição no qual o indivíduo é surpreendido por descobertas sobre si e o mundo. Não raro, o adolescente é pressionado no sentido de assumir comportamentos e tomar decisões impostas pelo seu meio social, assumindo assim, atitudes e riscos com relação a se posicionar contrário às convenções sociais, como por exemplo, o uso de substâncias psicotrópicas. Objetivo: Analisar o uso de substâncias psicotrópicas por adolescentes no semiárido nordestino. Métodos: Estudo de delineamento transversal realizado com adolescentes escolares de 13-17 anos, matriculados em 19 escolas públicas do município de Picos-PI. O cálculo utilizado para a obtenção da amostra foi a fórmula para estudos transversais quantitativos com população finita (2.581 estudantes), totalizando uma amostra de 404 adolescentes. A coleta de dados ocorreu entre os meses de março a novembro de 2018, com adolescentes cujo responsável autorizou a participação da pesquisa e assinou o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE). Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (Campus de Picos) da Universidade Federal do Piauí, com número de parecer 2.429.523. O preenchimento dos questionários deu-se em sala de aula. Foi utilizado como instrumento para a coleta de dados o DUSI. Após a coleta, calcularam-se as estatísticas descritivas e inferenciais apropriadas às variáveis estudadas tais como: frequências absolutas e percentuais para caracterizar o perfil dos usuários, teste de Qui-Quadrado ou razão de verossimilhança para associações das variáveis categóricas. Foi assumido o valor de p < 0,05 para significância estatística. A variável de desfecho considerada foi ter usado alguma substância psicotrópica nos últimos 30 dias, independente da frequência do uso. Dois índices foram calculados após a aplicação do DUSI: Densidade Absoluta dos Problemas e Densidade Global de Problemas. Resultados: Quanto às características sociodemográficas dos participantes, houve uma predominância entre adolescentes do sexo feminino (60,4%); autodeclarados pardos (49,3%); com idade a partir de 15 anos (62,9%); que cursam o 9º ano do ensino fundamental (23,8%); com crença religiosa no catolicismo (58,7%). Verificou-se associação do uso de substância psicotrópica com idade, adolescentes entre 15 e 17 anos (p= 0,005), e série (p= 0,035), quanto maior a série, maior o consumo. O álcool (53,8%) foi a substância mais usada, seguido de analgésicos (40,4%), tranquilizantes (10,5%) e tabaco (9,6%). Ficou evidenciado também que 12,2% dos adolescentes assumiram ter problemas com alguma das 14 substâncias pesquisadas e que 81,4% se encontram em uso de risco. Os maiores problemas relacionados ao uso de substâncias psicotrópicas foram desordens psiquiátricas. Conclusão: As drogas lícitas são as mais consumidas pelos adolescentes. Fica clara a importância de um diagnóstico epidemiológico sobre o consumo de drogas por adolescentes para que haja efetivação de políticas públicas relacionadas à temática e a necessidade da concretização de alguns programas como Saúde na Escola, de maneira que alcance o adolescente de modo holístico e integral.
ABSTRACT: Adolescence is characterized by a period of transition in which the individual is surprised by discoveries about himself and the world. Often, the adolescent is pressured into taking behaviors and making decisions imposed by his social environment, thus taking on attitudes and risks in relation to opposing social conventions, such as the use of psychotropic substances. Objective: To analyze the use of psychotropic substances by adolescents in the northeastern semi-arid region. Methods: Cross-sectional study with 13-17 year-old adolescents enrolled in 19 public schools in the city of Picos-PI. The calculation used to obtain the sample was the formula for quantitative cross-sectional studies with finite population (2,581 students), totalizing a sample of 404 adolescents. The data collection took place between March and November of 2018, with adolescents whose responsible authorized the participation of the research and signed the informed consent form (TCLE). This study was approved by the Research Ethics Committee (Campus de Picos) of the Federal University of Piauí, with an opinion number 2,429,523. The questionnaires were filled in the classroom. DUSI was used as instrument for the data collection. After the collection, we calculated the descriptive and inferential statistics appropriate to the studied variables such as: absolute and percentage frequencies to characterize the users profile, Chi-square test or likelihood ratio for associations of categorical variables. The value of p <0.05 was assumed for statistical significance. The outcome variable considered was to have used some psychotropic substance in the last 30 days, regardless of the frequency of use. Two indices were calculated after application of DUSI: Absolute Density of Problems and Global Density of Problems. Results: Regarding the sociodemographic characteristics of the participants, there was a predominance among female adolescents (60.4%); self-declared browns (49.3%); aged from 15 years (62.9%); who attend the 9th year of elementary school (23.8%); with religious belief in Catholicism (58.7%). There was an association between the use of psychotropic substance with age, adolescents between 15 and 17 years (p = 0.005), and series (p = 0.035), the higher the series, the higher the consumption. Alcohol (53.8%) was the most used substance, followed by analgesics (40.4%), tranquillizers (10.5%) and tobacco (9.6%). It was also evidenced that 12.2% of the adolescents assumed to have problems with any of the 14 substances surveyed and that 81.4% were in risk use. The major problems related to the use of psychotropic substances were psychiatric disorders. Conclusion: Licit drugs are the most consumed by adolescents. It is clear the importance of an epidemiological diagnosis of drug use by adolescents in order to ensure the implementation of public policies related to the theme and the need to implement some programs such as Health in School, in a way that reaches adolescents in a holistic and integral way.