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O USO DO APLICATIVO HIDROMAT NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DA HIDROSTÁTICA NA INTERFACE COM CONCEITOS MATEMÁTICOS NO ENSINO MÉDIO.

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dc.contributor.author LIMA, Francisco De Paulo Vieira
dc.date.accessioned 2022-08-30T17:19:22Z
dc.date.available 2022-08-30T17:19:22Z
dc.date.issued 2022-08-30
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2685
dc.description Orientador: Prof. Dr. Paulo Henrique Ribeiro Barbosa Examinador Interno: Prof.Dr. Paulo Henrique Ribeiro Barbosa Examinador Interno: Prof. Dr. Alexandre de Castro Maciel Examinador Interno: Ildemir Ferreira dos Santos Examinador Externo : José Ricardo Rodrigues Duarte (IFPI) pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O objetivo deste trabalho é produzir um objeto de aprendizagem na área de Física, tendo como foco o conteúdo de Hidrostática, mas que também o auxilie acerca da Matemática básica exigida na resolução da questão Física, deficiência muito comum entre alunos de Física. Assim, o estudo visa auxiliar os docentes de Física na abordagem dessa deficiência, através da criação e do uso de um aplicativo de Física, baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Trata-se de uma abordagem quantitativa, quanto aos fins a pesquisa classifica como descritiva. A técnica utilizada foi a aplicação de questionários, um pré-teste e um pós-teste e de uma avaliação de alguns itens do aplicativo, com o objetivo de avaliar se o aplicativo auxilia no aprendizado de Física. Como resultado, as turmas apresentaram evolução onde se utilizou o produto educacional mostrando, portanto, que houve melhoria no aprendizado. ABSTRACT: The objective of this work is to produce a learning object in the area of physics, focusing on the content of hydrostatics, but also providing a review of the basic mathematics required in solving the physical question. Since students with mathematical disabilities will surely encounter difficulties in the discipline of physics. Thus, the study aims to help physics teachers in this problem, through the elaboration of a Physics application, based on David Ausubel's Theory of Meaningful Learning. It is a quantitative approach, as to the purposes the research classifies as descriptive. The technique used was the application of a pre-test and a post-test questionnaires and an evaluation of some items of the application, in order to evaluate if the application helps in learning physics. As a result, the classes presented evolution where the educational product was used, showing, therefore, that there was an improvement in the learning. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pt_BR
dc.subject Hidrostática pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Teoria da Aprendizagem Significativa pt_BR
dc.subject Objeto de Aprendizagem pt_BR
dc.subject Hydrostatic pt_BR
dc.subject Mathematics pt_BR
dc.subject Meaningful Learning Theory pt_BR
dc.subject Learning Object pt_BR
dc.title O USO DO APLICATIVO HIDROMAT NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DA HIDROSTÁTICA NA INTERFACE COM CONCEITOS MATEMÁTICOS NO ENSINO MÉDIO. pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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