Abstract:
RESUMO: O objetivo deste trabalho é produzir um objeto de aprendizagem na área de Física, tendo como foco o conteúdo de Hidrostática, mas que também o auxilie acerca da Matemática básica exigida na resolução da questão Física, deficiência muito comum entre alunos de Física. Assim, o estudo visa auxiliar os docentes de Física na abordagem dessa deficiência, através da criação e do uso de um aplicativo de Física, baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Trata-se de uma abordagem quantitativa, quanto aos fins a pesquisa classifica como descritiva. A técnica utilizada foi a aplicação de questionários, um pré-teste e um pós-teste e de uma avaliação de alguns itens do aplicativo, com o objetivo de avaliar se o aplicativo auxilia no aprendizado de Física. Como resultado, as turmas apresentaram evolução onde se utilizou o produto educacional mostrando, portanto, que houve melhoria no aprendizado.
ABSTRACT: The objective of this work is to produce a learning object in the area of physics, focusing on the content of hydrostatics, but also providing a review of the basic mathematics required in solving the physical question. Since students with mathematical disabilities will surely encounter difficulties in the discipline of physics. Thus, the study aims to help physics teachers in this problem, through the elaboration of a Physics application, based on David Ausubel's Theory of Meaningful Learning. It is a quantitative approach, as to the purposes the research classifies as descriptive. The technique used was the application of a pre-test and a post-test questionnaires and an evaluation of some items of the application, in order to evaluate if the application helps in learning physics. As a result, the classes presented evolution where the educational product was used, showing, therefore, that there was an improvement in the learning.