Abstract:
RESUMO:
A pesquisa aqui apresentada surgiu a partir de leituras e observações acerca da necessidade que professores e alunos de Língua Inglesa de turmas de Ensino Médio têm por mais momentos de interação real na língua estudada de modo que as habilidades comunicativas sejam estimuladas tanto dentro quanto fora de sala de aula. Por acreditar que o uso das novas tecnologias pode contribuir para uma aprendizagem mais significativa, como afirmam estudiosos da área de ensino e aprendizagem de línguas, como Paiva (2006), Leffa (2005; 2012), Gomes (2015), Costa (2013), dentre outros, e por buscar em uma nova tecnologia a possibilidade de realização de tarefas que viabilizem o desenvolvimento das habilidades comunicativas dos aprendizes, esse estudo tem como principal objetivo investigar, por meio de uma pesquisa-ação, as potencialidades do uso do aplicativo Whatsapp como ferramenta pedagógica no ensino-aprendizagem de Língua Inglesa em uma turma de Ensino Médio do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). A pesquisa tem como cenário o IFPI – Campus Teresina Central e como sujeitos participantes os vinte alunos de uma turma de terceiro ano do ensino médio integrado ao técnico de eletrônica, juntamente com a professora de Língua Inglesa da turma, que é também quem se propõe a realizar este estudo. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados questionários e entrevistas, além de observações e análise documental dos planejamentos de aula e do desenrolar das tarefas propostas. Para fundamentar nosso estudo, utilizamos os princípios da Teoria Sociointeracionista (VYGOTSKY, 1978, 1998; LANTOLF, 2000; LANTOLF E THORNE, 2007; DONATO, 1994), os fundamentos da Abordagem Comunicativa do ensino de línguas (LITTLEWOOD, 1981; WIDDOWSON, 1991; RICHARDS AND RODGERS, 1986; entre outros), bem como trabalhos recentemente desenvolvidos na área da Linguística Aplicada (SEVERO, 2016; JONUSAN, 2017; LEMOS, 2017; COELHO E PINHEIRO, 2017; COSTA E LOPES, 2015) que confirmam que as aulas de LI podem ser beneficiadas pelo uso do aplicativo Whatsapp. Os resultados obtidos em nossa pesquisa apontaram que a experiência de uso do software nas aulas de Língua Inglesa na turma de terceiro ano do ensino médio integrado ao técnico de eletrônica foi positiva, uma vez que os momentos de interação na língua foram ampliados, permitindo, dessa forma, aprendizagem além dos limites de sala de aula.
ABSTRACT: This research emerged after some readings and observations about the needs that English Language teachers and students from high school have for more real interaction in the language they are teaching/learning and for moments where the communicative skills may be stimulated both inside and outside the classroom. Believing that the use of new technologies can contribute for a more meaningful learning, as stated by some great researchers in the area of teaching and learning languages (PAIVA, 2006; LEFFA, 2005, 2012; GOMES, 2015; COSTA, 2013, among others) and seeking in a new technology the possibility of accomplishing tasks that enable the development of communicative skills, this study has the objective to investigate, through an action-research, the potentialities of using the Whatsapp application as a pedagogical tool in the English language teaching and learning in a high school class from Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI. The research happened at IFPI - Campus Teresina Central and the participants were twenty students from the third-year high school class integrated with the electronics technician, and their English Language teacher, who is also the one who proposes this study. As data collection tools, we used questionnaires, interviews, as well as documentary analysis of lesson plans and of the tasks proposed. In order to base our study, we used the principles of the Socio-Interactionist Theory (VYGOTSKY, 1978, 1998, LANTOLF, 2000, LANTOLF AND THORE, 2007, DONALD 1994), the principles of Communicative Approach to Language Teaching (LITTLEWOOD, 1981; WIDDOWSON, 1991; RICHARDS AND RODGERS, 1986, among others), as well as recently developed works in the area of Applied Linguistics (SEVERO, 2016; JONUSAN, 2017; LEMOS, 2017; COELHO & PINHEIRO, 2017). The results obtained in our research showed that the experience of using the software in the English language classes in the third-year high school integrated with the electronics technician was positive. The moments of interaction in English were expanded and learning happened beyond the limits of the classroom.