Repositório Institucional da UFPI

EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: Uma análise qualitativa dos Zoológicos do Brasil como espaço integrador em Educação Ambiental

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author ALENCAR, Jeferson Sousa
dc.date.accessioned 2022-08-24T20:40:15Z
dc.date.available 2022-08-24T20:40:15Z
dc.date.issued 2022-08-24
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2658
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Clarissa Gomes Reis Lopes Coorientador 1: Dra. Carla Ledi Korndörfer Coorientador 2: Dr. Anderson Guzzi Examinador externo: Prof. Dr. Fábio José Vieira (UESPI) Examinador interno: Prof. Dr. João Batista Lopes pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: As aves apresentam elevadas taxas de extinção na natureza, apesar da sua grande relevância ecológica. Desta forma, é importante a sensibilização de toda a comunidade para os problemas da caça predatória e da manutenção de animais em cativeiro. Os zoológicos têm atuação na conservação de espécies e, tradicionalmente, oferecem ensino formal, orientado por professores para grupos educacionais, neste cenário, se destaca a Educação Ambiental crítica, em que é necessário compreender o ambiente do zoológico a partir de um olhar ético e humano. Objetivou-se avaliar o conhecimento dos estudantes sobre o tráfico de aves silvestres e o bem-estar animal, comparando a educação ambiental ofertada em zoológicos do Brasil. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Professor Paulo Nunes, localizada na capital de Teresina-PI. Um questionário semiestruturado foi elaborado e aplicado, envolvendo temáticas de animais silvestres, os dados foram categorizados por meio de análise temática. Deu-se continuidade a pesquisa por meio de busca realizada em bancos de dados científicos como o do Google Acadêmico, Scielo, ANPEd, ANPPAS, EPEA e Capes, usando as seguintes palavras-chave: “Educação Ambiental” + “Zoológico”, em três idiomas; português, inglês e espanhol. Os dados foram coletados observando-se os critérios de inclusão e exclusão determinados. De acordo com os teóricos analisados, pode-se observar que, a oferta da educação ambiental por meio de ambientes externos é uma prática comum no Brasil, em que é possível aprimorar os conhecimentos dos educandos, pois a aula torna-se mais prática e dinâmica. Mediante as questões elencadas, é necessário, portanto, que se façam novas interferências científicas, envolvendo o desenvolvimento de estudos ambientais no ambiente escolar com o intuito de promover a sensibilização por parte dos estudantes que ainda insistem em praticar atos errôneos envolvendo a fauna. A educação é fundamental para o desenvolvimento do indivíduo, por isso a importância dessas temáticas estarem presente no cotidiano escolar e não somente estar presente em revistas, jornais, televisão ou internet. Assim, conclui-se que, o objetivo primordial de todos os zoológicos é o mesmo, o qual seja, ofertar a educação ambiental de modo a desenvolver uma consciência acerca da sustentabilidade e do meio ambiente. ABSTRACT: Birds show high rates of extinction in nature, despite their great ecological relevance. Thus, it is important to raise the awareness of the whole community to the problems of poaching and keeping animals in captivity. Zoos are active in the conservation of species and, traditionally, offer formal, teacher-oriented education for educational groups. In this scenario, critical Environmental Education stands out, in which it is necessary to understand the zoo environment from an ethical and human point of view. The objective was to evaluate the students' knowledge about wild bird trafficking and animal welfare, comparing the environmental education offered in zoos in Brazil. The research was carried out at Escola Municipal Professor Paulo Nunes, located in the capital city of Teresina-PI. A semi-structured questionnaire was elaborated and applied, involving wild animal themes, and the data were categorized through thematic analysis. The research was continued through a search conducted in scientific databases such as Google Scholar, Scielo, ANPEd, ANPPAS, EPEA and Capes, using the following keywords: "Environmental Education" + "Zoo" in three languages; Portuguese, English and Spanish. The data were collected observing the determined inclusion and exclusion criteria. According to the analyzed theorists, it can be observed that the offer of environmental education through external environments is a common practice in Brazil, in which it is possible to improve the knowledge of the students, because the class becomes more practical and dynamic. Based on the issues listed above, it is necessary, therefore, that new scientific interferences are made, involving the development of environmental studies in the school environment in order to promote awareness on the part of students who still insist on practicing wrongful acts involving the fauna. Education is fundamental for the development of the individual, thus the importance of these issues being present in everyday school life and not only being present in magazines, newspapers, television, or the Internet. Thus, we conclude that the primary goal of all zoos is the same, which is to offer environmental education in order to develop an awareness about sustainability and the environment. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Conservação pt_BR
dc.subject Aves pt_BR
dc.subject Pensamento crítico pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject Zoobotânico pt_BR
dc.subject Conservation pt_BR
dc.subject Birds pt_BR
dc.subject Critical thinking pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject Zoobotany pt_BR
dc.title EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL: Uma análise qualitativa dos Zoológicos do Brasil como espaço integrador em Educação Ambiental pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account