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RESUMO: O ensino de Língua Portuguesa oferece uma infinita gama de possibilidades para que se possam trabalhar as habilidades linguísticas. Na atualidade, o avanço da tecnologia chama a atenção para a necessidade de um aprimoramento das capacidades para utilização de novos equipamentos com o desenvolvimento de competências e habilidades ligadas à tecnologia, tais como a identificação de diferentes linguagens e seus recursos expressivos caracterizadores dos sistemas de comunicação. Considerando a função social desses sistemas, são fatores de relevância na globalização das ideias, das experiências acumuladas durante séculos e do aperfeiçoamento do trabalho de muitos profissionais, dessa forma, inclui a atuação do professor. Esta pesquisa objetivou apresentar o delineamento de uma pesquisa de campo desenvolvida em uma escola da rede pública do município de Angical do Piauí sobre o uso das TICS em sala de aula. Os dados que compõem este estudo foram coletados por meio de observações em sala de aula, entrevistas e questionários com os sujeitos da pesquisa: alunos do Ensino Médio e uma professora de língua materna. Como fundamentação teórica, seguimos a vertente dos autores como Indezeichak (2014), Silva (2013), Leite e Ribeiro (2012), Prensky (2001), Valadares (2012), entre outros foram relevantes para dar subsídio à temática estudada. Na proposta do estudo, foram investigadas quais as percepções de affordances por alunos e professores sobre o uso das TICS em sala de aula. Dentre algumas análises concluídas, identificamos que a professora pouco utiliza as TICS na sala de aula e que os discentes sentem a necessidade de que, aulas mais tecnológicas sejam inseridas no dia a dia deles. Analisamos que as dificuldades no uso da tecnologia se dão bem mais no âmbito dos conhecimentos do que vem a ser as TICS do que em relação à vontade de utilizá-las em sala de aula. Em alguns momentos, houve divergências entre o que a professora respondeu e ao que os alunos diziam acerca das aulas da docente.
ABASTRACT: Teaching Portuguese offers an infinite range of possibilities for working on language skills. Nowadays, the advancement of technology calls attention to the need to
improve the capacities to use new equipment with the development of competences
and skills related to technology, such as the identification of different languages and
their expressive features that characterize communication systems. . Considering the
social function of these systems, they are relevant factors in the globalization of
ideas, the experiences accumulated over centuries and the improvement of the work
of many professionals, thus including the performance of the teacher. This research
aimed to present the design of a field research developed in a public school in the
city of Angical of Piauí about the use of ICT in the classroom. The data that make up
this study were collected through classroom observations, interviews and questionnaires with the research subjects: high school students and a mother tongue teacher. As theoretical basis, we follow the authors' strand as Indezeichak (2014), Silva (2013), Leite and Ribeiro (2012), Prensky (2001), Valadares (2012), among others were relevant to give subsidy to the studied theme. In the study proposal, were investigated the perceptions of affordances by students and teachers about the use of ICT in the classroom. Among some completed analyzes, we identified that the teacher uses little ICT in the classroom and that students feel the need for more technological classes to be inserted in their daily lives. We analyze that the difficulties in the use of technology are much more related to the knowledge of what ICTs are than to the willingness to use them in the classroom. At times, there was disagreement between what the teacher answered and what the students said about the teacher's classes. |
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