Repositório Institucional da UFPI

NÚMEROS PRIMOS, APLICAÇÕES OLÍMPICAS.

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author GOMES, Francisco Bergson Araújo
dc.date.accessioned 2022-06-08T18:02:21Z
dc.date.available 2022-06-08T18:02:21Z
dc.date.issued 2022-06-08
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2553
dc.description Orientador: Prof. Dr. Antonio Kelson Vieira da Silva. 1º Membro Externo: Profª. Drª. Liane Mendes Feitosa Soares (UFC). 2º Membro Externo: Prof. Dr. Edvalter da Silva Sena Filho (UFC). pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Neste trabalho, foi explorado o estudo dos números primos e suas aplicações na OBMEP e no concurso Canguru de Matemática Brasil. Comparamos dois materiais didáticos que tratam de números primos de formas bem diferentes, o livro didático “A Conquista da Matemática” e um material extraído do POTI (Polo Olímpico de Treinamento Intensivo). Aplicamos, de forma virtual, uma aula sobre os números primos, a fim de se verificar na turma, parâmetros fundamentais para um bom desenvolvimento do aprendizado, como: participação, resolução de problemas, entre outros. Enfim, o objetivo deste trabalho foi obter um parâmetro para nortear a abordagem do ensino dos números primos aplicados em provas olímpicas, tal como sua exploração no sistema regular de ensino. Tecer uma opinião de como se deve trabalhar o assunto, baseada em dados obtidos a partir do experimento. ABSTRACT: In this work, the study of prime numbers and their applications in OBMEP and in the Kangaroo of Mathematics Brazil contest was explored. We compared two teaching mate- rials that deal with prime numbers in very different ways, the textbook "A Conquistada Mathematics" and a material extracted from POTI (Olympic Intensive Training Pole). We applied, in a virtual way, a class on prime numbers, in order to verify in the class, fun- damental parameters for a good development of learning, such as: participation, problem solving, among others. Anyway, the objective of this work was to obtain a parameter to guide the approach of teaching the prime numbers applied in Olympic tests, such as its exploration in the regular education system. To give an opinion on how to work the subject, based on data obtained from the experiment. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Números primos pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Olimpíadas de Matemática pt_BR
dc.subject Prime numbers pt_BR
dc.subject Mathematics pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Mathematics olympics pt_BR
dc.title NÚMEROS PRIMOS, APLICAÇÕES OLÍMPICAS. pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account