Abstract:
RESUMO: O projeto intitulado História da Educação Musical: viagens e circularidade do saber (1890-
1950) objetiva compreender a viagem no processo de formação, intercâmbios, circulação de
ideias e dos debates sobre a educação musical.. O trabalho tem como horizonte a experiência
de artistas, músicos educadores, numa perspectiva abrangente de pessoas de diferentes
nacionalidades que percorreram o globo à procura de aperfeiçoamento artístico, consolidação
profissional e intelectual, ampliação de redes de sociabilidade e, sobretudo, valorizar, numa
perspectiva histórica, ações e vozes nos debates em torno das causas do ensino da música. Dessa
maneira, interroga-se: qual a relevância das viagens empreendidas por educadores musicais?
Se, por um lado, há a possibilidade de se perceber os atributos que as unem, por outro, quais
são as especificidades de tais experiências educacionais e artísticas? Essas viagens foram
tempos de formação? Viabilizaram intercâmbios? O que representa viajar dentro e fora do país?
Explorar o significado das viagens na formação/constituição de educadores musicais em meio
às lutas por diferenciação e legitimação do campo educacional e artístico é também um dos
horizontes da presente pesquisa, que elege como fontes: partituras, livros de viagem, relatórios,
cartas, textos publicados em periódicos, (auto)biografias, memórias, fotografias, cartões
postais, programas de concertos, dentre outros documentos. A presente proposta é o
desdobramento de um processo. Nessa direção, vale considerar o projeto de pesquisa História
da Educação Musical: sujeitos, instituições e práticas educativas desenvolvido no contexto do
Núcleo de Educação, História e Ensino de Música - NEHEMus (cadastrado no CNPq),
vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí.
ABSTRACT: The project named History of Musical Education: trips and circularity. aims to analyzes the
importance of trips on the process of formation, exchanges and ideas circulation and debates
about the musical education. It searches to understand the experience of intellectuals and
educators, in a larger sense, men and women who traveled the world looking for artistic,
professional and intellectual improvement, consolidation of sociability networks, and
participation in the actions and debates around causes that involve the music teaching. This
way, what is the importance of the trips accomplished by musical educators? If by one hand, it
is possible to identify elements that unit them, what are the specificities from those experiences?
Were those trips formation moments? Did they bring exchanges? What did it mean to travel
into and outside the country? To analyze the importance of trips on the formation/ constitution
of musical educators in the midst of the struggles for differentiation and legitimation of the
educational and artistic field is one of the horizons of the present research, which chooses as
sources: musical scores, travel books, reports, letters, texts published in periodicals,
autobiographies, memoirs, photographs, postcards, among other documents. The present
project is unfolding of a process. In this perspective, it is worth considering the research project
História da Educação Musical: sujeitos, instituições e práticas educativas (History of Music
Education: subjects, institutions and educational practices) developed in the context of the
Núcleo de Educação, História e Ensino de Música - NEHEMus (registered in CNPq), linked to
the Post-Graduate Program in Education of the Federal University of Piauí.