Abstract:
RESUMO: Os congestionamentos de trânsito nos grandes centros urbanos vêm aumentando a cada
ano e prejudicando a mobilidade das pessoas. Além disso, causam stress aos motoristas,
consumo excessivo de combustível e intensificam a degradação do meio ambiente por meio
da emissão do dióxido de carbono (CO2). As interseções entre as vias são pontos que podem
contribuir significativamente para o aumento dos congestionamentos de trânsito. O uso de
semáforos nesses pontos pode ajudar a controlar o trânsito e reduzir os congestionamentos.
A configuração de temporização desses semáforos também é um fator importante a ser
considerado. Normalmente, a maioria dos semáforos controla os fluxos nas interseções
de acordo com configurações de tempo fixo. Porém, os fluxos de veículos, em cada uma
das vias de uma interseção, nem sempre possuem as mesmas características no decorrer
do tempo. Para controlar o fluxo de veículos nas interseções de forma mais eficiente, é
preciso que os semáforos operem de forma adaptativa, considerando informações de tráfego
em cada uma das vias que ele controla. Uma das tecnologias utilizadas para obtenção
dessas informações de tráfego pelos semáforos são as redes veiculares. As redes veiculares
(VANETs - Vehicular Ad hoc Networks) são um tipo particular de rede móvel ad hoc na
qual cada veículo é dotado de uma OBU (On-Board Unit), que periodicamente envia
informações na rede. Além disso, um semáforo pode operar como uma RSU (Road Side
Unit) que permite a recepção das informações enviadas pelas OBUs. Utilizando redes
veiculares, este trabalho apresenta um algoritmo de controle adaptativo de semáforo
reformulado a partir de um aperfeiçoamento da melhor solução encontrada na literatura
até então, o ITLC (Intelligent Traffic Light Controlling). O trabalho também apresenta
uma revisão sobre ITLC e outras 11 soluções da literatura. O ITLC escalona pelotões
de veículos, delimitados por uma área virtual no entorno de um semáforo, para cruzar
a interseção conforme suas características de tráfego. As contribuições deste trabalho
incidem na forma como os pelotões de veículos são formados e atualizados em relação ao
ITLC original. Foram realizados experimentos em ambiente sintético simulado para avaliar
o desempenho do algoritmo aprimorado. Verificou-se que o atraso médio dos veículos no
semáforo, utilizando o algoritmo aprimorado, foi em média 20% menor que o ITLC. Já a
vazão de veículos no semáforo foi aumentada em média 8% em relação ao ITLC. Também
foram observadas reduções na emissão média de CO2 pelos veículos, bem como na média de
pacotes transmitidos pelas OBUs dos veículos comparado ao ITLC. Adicionalmente, foram
simulados experimentos em um cruzamento realístico, localizado na cidade de Bolonha na
Itália, que reafirmaram os resultados obtidos no cenário sintético.
ABSTRACT: Traffic congestion in large urban centers has been increasing every year and hampering the
mobility of people. In addition, they cause stress to drivers, excessive fuel consumption and
intensify environmental degradation through the emission of carbon dioxide (CO2). The
roads intersections are likely to contribute significantly to the increase in traffic congestion.
Using traffic lights at these points can help control traffic and reduce congestion. The
timing configuration of these traffic lights is also an important factor to consider. Normally,
most traffic lights control the flows at the roads intersections according to fixed time
settings. However, the flows of vehicles in each one of the intersection routes do not always
have the same characteristics in the course of time. In order to control the flow of vehicles
at the intersections more efficiently, traffic lights need to operate dynamically, considering
traffic information on each of the tracks it controls. One of the technologies used to obtain
this traffic information at traffic lights is the vehicular networks. Vehicle ad hoc networks
(VANETs) are a particular type of mobile ad hoc network where each vehicle is endowed
with an OBU (On-Board Unit) which periodically sends information on the network. In
addition, a traffic light can operate as a RSU (Road Side Unit) that allows the receipt
of information sent by the OBUs. Using vehicular ad hoc networks, this master’s work
presents an intelligent traffic control algorithm reworked from an improvement of the best
solution found in the literature so far, the ITLC (Intelligent Traffic Light Controlling).
This master’s work also presents a review on ITLC and 11 other solutions in the literature.
The ITLC schedules platoons of vehicles, enclosed in a virtual area surrounding a traffic
light to cross the intersection as their traffic characteristics. The improvements in this
work focus on how vehicle platoons are formed and updated in relation to the original
ITLC. Experiments were performed in a simulated synthetic environment to evaluate the
performance of the improved algorithm. It was found that the mean delay of vehicles
at the traffic light, using the improved algorithm, was on average 20% lower than the
ITLC. The traffic flow at traffic lights was increased by 8% on the ITLC. Reductions were
also observed in the average emission of CO2 by vehicles, as well as in the average of
the packets transmitted by them compared to the ITLC. In addition, experiments were
simulated in a realistic crossing, located in the city of Bologna in Italy, which reaffirmed
the results obtained in the synthetic scenario.