Repositório Institucional da UFPI

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE VÍDEO EDUCATIVO SOBRE CUIDADOS COM O RECÉM-NASCIDO PRÉ-TERMO NO DOMICÍLIO

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author NASCIMENTO, Marcelo Victor Freitas
dc.date.accessioned 2022-05-04T19:28:03Z
dc.date.available 2022-05-04T19:28:03Z
dc.date.issued 2022-05-04
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2495
dc.description Presidente: Profa. Dra. Silvana Santiago da Rocha; Vice-Presidente: Profa. Dra. Willyane de Andrade Alvarenga; Examinadora externa: Profa. Dra. Lucíola Galvão Gondim Corrêa Feitosa; Examinadora interna: Profa. Dra. Márcia Teles de Oliveira Gouveia; Suplente: Profa. Dra. Herla Maria Furtado Jorge. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: Introdução: O nascimento do recém-nascido(RN) antes de 37 semanas é considerado um problema de saúde pública mundial, pois é tido como um dos principais fatores de risco para morbidade e mortalidade neonatal. Diante dessa problemática, é necessário colaborar para aprimorar a qualidade de vida de familiares de prematuros, como também, fomentar o desenvolvimento, validação e avaliação de materiais educativas produzidos por enfermeiros para essa clientela. Objetivo: Construir e validar o conteúdo de uma tecnologia educacional do tipo vídeo educativo, acerca dos cuidados ao recém-nascido pré-termo (RNPT) realizados por cuidadores no domicilio Método: Estudo metodológico, desenvolvido em 3 etapas com aprovação de um Comitê de Ética em Pesquisa (nº de protocolo 3.890). A primeira etapa, de pré-produção, foi realizado a elaboração do roteiro do storyboard do vídeo educativo, com base na identificação de cuidados e necessidades dos cuidadores de recém-nascidos pré-termo no domicílio por meio de uma revisão de escopo e estratificadas através da estruturas conceituais do referencial teórico das atividades de vida diária de Roper, Logan e Tierney(2001). A segunda etapa, que corresponde a produção, ocorreu a construção e validação do conteúdo do storyboard do vídeo “O cuidado do prematuro” construído a partir dos doze princípios da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia de Richard Mayer(2017). A validação do conteúdo ocorreu por 14 juízes especialistas, enfermeiros recrutados por meio de critérios pré-estabelecidos (via formulários Google). Para coleta dos dados, utilizou-se o Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional em Saúde(IVES). A terceira etapa, correspondeu a pós-produção, que consistiu na implementação, desenvolvimento de imagens e animações. Os dados foram analisados pelo Índice de Validação de Conteúdo (IVC). O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí (parecer nº 4.035.639 ). Resultados: O conteúdo do vídeo foi construído com base na estrutura conceitual da Teoria de Roper, Longan e Tierney e a partir dos princípios da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia, composto por animação digital e narração em áudio, possui dez minutos e contempla os polos temáticos das necessidades de cuidadores de recém-nascidos pré-termo no domicílio. Participaram da validação, 14 juízes, a média de idade dos juízes foi de 32,8 (±4,5) anos, variando de 28 a 45 anos. Predominou o sexo feminino 10 (71,4%), que atuava somente na docência 7 (50,0%) ou também na assistência 6 (42,9%). O tempo de formação foi de, em média, 9,4 (±4,3) anos, variando de 4 a 20 anos. Todos possuíam experiência na área de pediatria e/ou validação de tecnologias. Os itens avaliados pelos juízes especialistas obtiveram IVC global de 0,9 de forma que o vídeo foi considerado válido quanto aos objetivos, estrutura/apresentação e relevância. Conclusão: O vídeo educativo “O cuidado do prematuro” é valido quanto ao conteúdo por juízes especialistas, com Índice de Validação de Conteúdo que mostrou valores igual ou superior a 80%. ABSTRACT: Introduction: The birth of the newborn (NB) before 37 weeks is considered a worldwide public health problem, as it is considered one of the main risk factors for neonatal morbidity and mortality. In view of this problem, it is necessary to collaborate to improve the quality of life of family members of premature infants, as well as to encourage the development, validation and evaluation of educational materials produced by nurses for this clientele. Objective: To build and validate the content of an educational technology of the educational video type, about the care of preterm newborns (PTNB) carried out by caregivers at home Method: Methodological study, developed in 3 stages with the approval of an Ethics Committee in Research (protocol number 3,890). The first stage, of pre-production, was carried out the preparation of the storyboard script for the educational video, based on the identification of care and needs of caregivers of preterm newborns at home through a scope review and stratified through conceptual structures of the theoretical framework of activities of daily living by Roper, Logan and Tierney (2001). The second stage, which corresponds to the production, occurred the construction and validation of the content of the storyboard of the video “The care of the premature” built from the twelve principles of the Cognitive Theory of Multimedia Learning by Richard Mayer (2017). The content was validated by 14 expert judges, nurses recruited using pre-established criteria (via Google forms). For data collection, the Instrument for Validation of Educational Content in Health (IVES) was used. The third stage, corresponded to post-production, which consisted of the implementation, development of images and animations. The data were analyzed using the Content Validation Index (CVI). The project was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Piauí (opinion No. 4,035,639). Results: The video content was built based on the conceptual framework of the Theory of Roper, Longan and Tierney and from the principles of the Cognitive Theory of Multimedia Learning, composed of digital animation and audio narration, it has ten minutes and includes the thematic poles the needs of caregivers of preterm newborns at home. 14 judges participated in the validation, the average age of the judges was 32.8 (± 4.5) years, ranging from 28 to 45 years. There was a predominance of females 10 (71.4%), who worked only in teaching 7 (50.0%) or also in assistance 6 (42.9%). The training time was, on average, 9.4 (± 4.3) years, varying from 4 to 20 years. All had experience in the field of pediatrics and / or technology validation. The items evaluated by the expert judges obtained a global CVI of 0.9 so that the video was considered valid in terms of objectives, structure / presentation and relevance. Conclusion: The educational video “The care of the premature” is valid in terms of content by expert judges, with a Content Validation Index that showed values equal to or greater than 80% pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Cuidadores pt_BR
dc.subject Recém-nascido prematuro pt_BR
dc.subject Recém-nascido - Cuidado pt_BR
dc.subject Recém-nascido - Cuidador domiciliar pt_BR
dc.subject Caregivers pt_BR
dc.subject Premature newborn pt_BR
dc.subject Vídeo educativo - Estudo de validação pt_BR
dc.title CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE VÍDEO EDUCATIVO SOBRE CUIDADOS COM O RECÉM-NASCIDO PRÉ-TERMO NO DOMICÍLIO pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Enfermagem
    Nesta Coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account