Abstract:
RESUMO: Introdução: O uso de estratégias educativas é apontado como um elemento facilitador para superar os desafios e promover a segurança do paciente. Nesse cenário, o entendimento sobre os mecanismos de ação e condições do contexto que contribuem ou prejudicam o desenvolvimento de intervenções é pertinente e tem papel fundamental na compreensão da implementação, suas implicações e fatores associados à obtenção de resultados para a segurança do paciente, visto que possibilita uma investigação mais profunda de condições estruturais e sociais
envolvidas. Objetivo: Analisar a influência do contexto na implementação e resultados de uma intervenção educativa sobre segurança do paciente em ambiente hospitalar.
Trajetória metodológica: Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, desenvolvida com profissionais de enfermagem vinculados a um hospital estadual localizado no município de Floriano, Piauí, Brasil. A produção de dados ocorreu em três etapas: A primeira etapa foi desenvolvida por meio de entrevistas individuais semiestruturadas com uma amostra de 22 participantes; a
segunda ocorreu com a aplicação de uma intervenção educativa por meio de um curso de formação complementar denominado “Segurança do paciente: Noções Básicas e Estratégias de Promoção”, aplicado a 74 profissionais; e a terceira com a realização
de três Grupos Focais, com amostra de 19 participantes. A análise qualitativa dos dados foi realizada com auxílio do software IRAMUTEQ, para análise de conteúdo foi
adotada a técnica de análise temática, os dados foram interpretados à luz da teoria contextualista de Pettigrew. A coleta de dados ocorreu após autorização pelo Comitê
de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí e de acordo com os preceitos
éticos das pesquisas que envolvem seres humanos. Resultados: Das análises
emergiram cinco categorias: a primeira com a descrição dos participantes; a segunda
“Significados, percepções e comportamentos: o contexto simbólico para a segurança
do paciente”, a qual originou as subcategorias “O contexto simbólico na perspectiva
dos profissionais de enfermagem sobre segurança do paciente” e “O contexto nas
vivências e experiências com a segurança do paciente”; a terceira “Suporte
organizacional para a segurança do paciente: a base relacional e o contexto
institucional”; a quarta “Instrumentalizar para a segurança do paciente: o contexto
material” e a quinta “A intervenção educativa no processo de construção do
conhecimento e boas práticas relacionadas à segurança do paciente”. Conclusão: O
estudo permitiu analisar a influência das dimensões do contexto simbólica,
institucional/relacional e material na implementação e resultados da intervenção educativa sobre segurança do paciente em ambiente hospitalar, demonstrando que existe uma relação de dependência entre elas e a importância do seu fortalecimento em conjunto para obtenção de sucesso em processos de melhoria da qualidade e segurança do paciente. ABSTRACT: Introduction: The use of educational strategies is seen as a facilitating element to overcome challenges and promote patient safety. In this scenario, understanding the action mechanisms and context conditions that contribute to or hinder the development of interventions is relevant and plays a fundamental role in understanding the implementation, its implications and factors associated with achieving results for
patient safety, since enables a deeper investigation of the structural and social conditions involved. Objective: To analyze the influence of context on the implementation and results of an educational intervention on patient safety in a hospital
environment. Methodological trajectory: This is a research with a qualitative approach, of the exploratory-descriptive type, developed with nursing professionals linked to a state hospital located in the municipality of Floriano, Piauí, Brazil. Data production took place in three stages: The first stage was developed through individual semi-structured interviews with a sample of 22 participants; the second occurred with the application of an educational intervention through a complementary training course called “Patient Safety: Basic Notions and Promotion Strategies”, applied to 74 professionals; and the third with three Focus Groups, with a sample of 19 participants. The qualitative analysis of the data was carried out with the help of the IRAMUTEQ
software, for content analysis the thematic analysis technique was adopted, the data were interpreted in the light of Pettigrew's contextualist theory. Data collection took place after authorization by the Research Ethics Committee of the Federal University of Piauí and in accordance with the ethical precepts of research involving human beings. Results: Five categories emerged from the analysis: the first with the description of the participants; the second “Meanings, perceptions and behaviors: the symbolic context for patient safety”, which originated the subcategories “The symbolic
context in the perspective of nursing professionals on patient safety” and “The context in the experiences and experiences with safety” of the patient"; the third “Organizational support for patient safety: the relational basis and institutional context”; the fourth “Instrumentalize for patient safety: the material context” and the fifth “Educational intervention in the process of building knowledge and good practices related to patient safety”. Conclusion: The study allowed us to analyze the influence of the symbolic, institutional/relational and material context dimensions in the implementation and results of the educational intervention on patient safety in a hospital environment, demonstrating that there is a relationship of dependence between them and the importance of their strengthening in together to achieve success
in quality improvement and patient safety processes.
Description:
Presidente: Profa. Dra. Fernanda Valéria Silva Dantas Avelino; Examinadora externa: Profa. Dra. Jamila Geri Tomaschewski Barlem; Examinadora Externa: Profa. Dra. Laurelize Pereira Rocha; Examinadora interna: Profa. Dra. Ana Maria Ribeiro dos Santos; Examinadora interna: Profa. Dra. Márcia Teles de Oliveira Gouveia. Suplente 1: Profa. Dra. Jaqueline Carvalho e Silva Sales; Suplente 2: Prof. Dra. Lidya Tolstenko Nogueira.