Abstract:
RESUMO: presente trabalho objetiva abordar uma proposta de educação inclusiva, através de um software gamificado desenvolvido para dispositivos móveis, voltado a crianças com autismo. O autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), é caracterizado por dificuldades de comunicação, comportamentos repetitivos, déficit de atenção, dentre outras características. Devido a estas características, crianças com TEA, podem apresentar dificuldades de aprendizado, principalmente na matemática, nos anos iniciais do ensino fundamental, havendo então a necessidade de criar alternativas aos métodos tradicionais de ensino, para que se possa proporcionar uma educação inclusiva de qualidade para crianças com este transtorno. Este trabalho tem como foco o auxílio do ensino-aprendizado da Matemática de crianças com TEA, nos anos iniciais do ensino fundamental, por meio do software gamificado Matemática Animada, proposto no âmbito desta dissertação de Mestrado. Matemática Animada é um aplicativo que pode ser personalizado, utilizando o lúdico como forma divertida e atraente para trabalhar as operações básicas da matemática. O aplicativo utiliza como estratégia os fundamentos da Applied Behavior Analysis ou Análise do Comportamento Aplicado (ABA), aplicado à gamificação, como estratégia, para favorecer o ensino de habilidades importantes no acompanhamento e desenvolvimento de crianças com TEA. Por meio da pesquisa, foi possível identificar uma carência de recursos necessários para se trabalhar com o público alvo e a comprovação de que o aplicativo Matemática Animada, pode ser utilizado em atividades de suporte ao ensino-aprendizado da matemática, contribuindo para uma educação inclusiva de crianças com este transtorno.
ABSTRACT: The present study aims to approach an inclusive educational proposal through a gamified software developed for mobile devices and aimed at children with autism. Autism or Autism Spectrum Disorder (ASD) is characterized by deficits in communication, repetitive behaviors, attention deficit, among other characteristics. Due to these characteristics, children with ASD may have learning difficulties, especially in maths in the early years of elementary school. Thus, there is a need to create alternatives to traditional teaching methods in order to provide inclusive quality education for children with this disorder. This study focuses on aiding children with ASD to learn maths in the early years of elementary school through the gamified software Matemática Animada (Animated Maths), proposed within the scope of this Master's thesis. Matemática Animada is an application that can be personalized, and it uses playfulness as a fun and attractive way to teach the basic mathematical operations. The application uses the fundamentals of Applied Behavior Analysis (ABA) applied to gamification as a strategy to favor teaching important skills for the development of children with ASD. Through this research it was possible to identify a lack of resources needed to work with the target audience, as well as to prove that the application Matemática Animada can be used in activities to support teaching and learning maths, thus contributing to an inclusive education for children with this disorder.