Repositório Institucional da UFPI

CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: DIÁLOGOS NARRATIVOS

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SANTOS, Cleidivan Alves dos.
dc.date.accessioned 2020-11-03T12:22:52Z
dc.date.available 2020-11-03T12:22:52Z
dc.date.issued 2020-11-03
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2460
dc.description Orientadora: Prof Dra. Maria Ozita de Araújo Albuquerque. Examinadora Externa: Profª Dra. Mary Gracy e Silva Lima.(UEMA) Examinadora Interna: Profª Dra. Carmen Lúcia de Oliveira Cabral. Examinadora Interna: Profª Dra. Bárbara Maria Macêdo Mendes. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO:O processo de constituição da identidade profissional inicia-se a partir do momento em que o indivíduo começa a experienciar ações que são inerentes aos diferentes papéis sociais que vivencia no seu cotidiano, bem como as relações que estabelecem com o ambiente de formação oferecido. Nessa perspectiva, a formação de professores deve estar pautada em subsídios que possibilitem a esses profissionais os conhecimentos acerca da docência e suas interfaces, objetivando, dessa forma, a efetivação e consolidação do processo de construção da identidade profissional docente, fornecendo meios para que os futuros professores possam desenvolver a sua autonomia e o seu pensamento crítico e reflexivo. Dessa forma, o objeto de tese da presente pesquisa é “a identidade profissional docente do professor formador que influencia significativamente na concepção a ser formada de identidade profissional docente dos futuros licenciados em matemática”. Para o desenvolvimento deste estudo, foi traçado como objetivo geral analisar os aspectos constitutivos da identidade profissional dos professores formadores que atuam no Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Piauí – Campus Ministro Reis Velloso, na cidade de Parnaíba – PI. Para tanto, foi estabelecido diálogos com autores que discutem a formação de professores na atualidade: Tardif; Gauthier (1996), Pimenta (1999, 2002), Nóvoa (2010, 2000, 1999, 1995), Giroux (1997), Schön (1995), Zeichner (2008), Freire (1999), na área da Educação Matemática Chevallard (2001), Ponte et al (1998), Fior (entini (2003), D´Ambrosio (2005) e no que diz respeito à identidade profissional docente, na perspectiva sociológica dos autores como Dubar (2005, 2009), Kaufmann (2004), Ciampa (1987), Hall (1998, 2006), dentre outros. Com base na natureza do objeto de estudo, optou-se pelo desenvolvimento de uma investigação alicerçada na pesquisa narrativa como metodologia a ser seguida. No processo de produção dos dados, teve como técnicas de produção dos dados, o memorial e a entrevista semiestruturada. Os interlocutores da investigação foram quatro professores formadores do quadro efetivo do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Piauí (UFPI) – Campus Ministro Reis Velloso (CMRV) na cidade de Parnaíba – Piauí. A análise dos dados está transcorrendo a partir de plano de análise dos dados, conforme pressupostos da análise de conteúdo defendida por Poirier, Clapier-Valladon, Raybaut (1999). Os resultados da pesquisa reforçam que o processo de formação dos professores que atuam no ensino superior, deve ser pautado em ações formativas, que possibilitem a esses profissionais, conhecimentos mais abrangentes a respeito da docência e das dimensões que estão intrínsecas à mesma, viabilizando dessa forma, que o processo de construção da identidade profissional desses formadores possa ser consolidado, além da pesquisa na Matemática, também, na docência e na formação dos futuros professores de Matemática, evidenciando dessa forma a proposição da tese de que a identidade profissional docente do professor formador influencia significativamente na identidade profissional docente de licenciados em Matemática e que é resultante da formação, das vivências da prática e das interações que os atores do processo formativo vivenciam. ABSTRACT:The process of constitution of the professional identity starts from the moment that the individual begins to experience actions that are inherent to the different social roles that he / she lives in his daily life, as well as the relations that establish with the offered training environment. In this perspective, teacher training must be based on subsidies that allow these professionals the knowledge about the teaching and its interfaces, aiming at this way the effectiveness and consolidation of the process of construction of the professional identity of teachers, providing means for future teachers to develop their autonomy and their critical and reflective thinking. Thus, the thesis object of this research is "the professional teacher identity of the trainer teacher significantly influences the conception to be formed of professional teaching identity of the future graduates in mathematics". For the development of this study it was outlined as a general objective to analyze the constitutive aspects of the professional identity of the training teachers who work in the Mathematics Degree Course of the Federal University of Piauí - Campus Ministro Reis Velloso, in the city of Parnaíba - PI. For that, dialogues were established with authors who discuss the formation of teachers in the present time: Tardif; Gauthier (1996), Pimenta (1999, 2002), Nóvoa (2010, 2000, 1999, 1995), Giroux (1997), Schön (1995), Zeichner (2008) and Freire (1999) in the area of Mathematical Education Chevallard (2005), Ponte et al. (1998), Fiorentini (2003), D'Ambrosio (2005) and with regard to professional identity in the sociological perspective, authors such as Dubar (2005, 2009), Kaufmann (2004), Ciampa (1987), Hall (1998, 2006), among others. Based on the nature of the object of study, we opted for the development of an investigation based on narrative research as a methodology to be followed. In the process of producing the data, it had techniques of data production, the memorial and the semistructured interview. The research interlocutors were four faculty formators of the Mathematics Degree Course of the Federal University of Piauí (UFPI) - Campus Ministro Reis Velloso (CMRV) in the city of Parnaíba - Piauí. The analysis of the data is proceeding from a data analysis plan, according to the assumptions of the content analysis defended by Poirier, Clapier-Valladon, Raybaut (1999). The results of the research reinforce that the training process of the teachers who work in higher education should be based on formative actions that allow these professionals, more comprehensive knowledge about teaching and the dimensions that are intrinsic to it, thus enabling , that the process of construction of the professional identity of these trainers can be consolidated, as well as the research in mathematics, also, in the teaching and training of future mathematics teachers, thus evidencing the proposition of the thesis that the professional identity of the teacher trainer has a significant influence on the professional identity of teachers of Mathematics graduates and is the result of the training, the experiences of the practice and the interactions that the actors of the formative process experience. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Identidade profissional pt_BR
dc.subject Professores formadores pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject Professional identity pt_BR
dc.subject Teacher trainers pt_BR
dc.subject Mathematics teaching pt_BR
dc.title CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DE FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: DIÁLOGOS NARRATIVOS pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Doutorado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Teses do Doutorado em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account