Abstract:
RESUMO:A informação e a cidadania evidenciam-se como requisitos imprescindíveis para uma justiça
ambiental suscitada pelo acesso ao saneamento. O grau de conhecimento sobre política
pública fornece pistas de identificação do quão um grupo é consciente dos seus direitos. Neste
sentido, este trabalho visa diagnosticar o nível de conhecimento da população e a influência
da televisão na formação desta. Para alcançar esse objetivo, foi aplicada pesquisa quantitativa
em municípios das quatro mesorregiões do Piauí, onde se observou o repertório de
conhecimento da população sobre os quatro eixos de saneamento básico: abastecimento
d´água, esgotamento sanitário, coleta e tratamento de resíduos sólidos e drenagem de águas
pluviais. A aplicação de questionários foi realizada em dois anos no intuito de acompanhar a
evolução da compreensão sobre o conceito. A influência das notícias televisivas na formação
da audiência é verificada de duas formas: a primeira pela ótica do público através da
interpretação das respostas dadas a questionamentos sobre mídia e televisão em particular. A
segunda através de análise de notícias veiculadas em dois programas jornalísticos: Bom Dia
Brasil, de rede nacional, e o local Piauí TV 2. De um modo geral, os resultados aqui
encontrados diagnosticam uma população dotada de precário conhecimento sobre conceitos
básicos de saneamento, apesar de se reconhecer atingida pelas deficiências do setor. A
pesquisa constata que os entrevistados, em sua grande maioria, também desconhecem o
Controle Social - previsto na Lei 11.445/2007 - que lhes oportuniza o protagonismo nas
decisões sobre obras, serviços, regulação, tarifação, entre outros. A falta de conhecimento da
participação popular nos encontros de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico
nas assembleias e audiências públicas conduz à conclusão de que o controle social, no Piauí, é
urdido para o mero cumprimento de formalidade legal. Esse corolário compromete a
cidadania, à medida que inabilita a população para a cobrança de seus direitos. Um jornalismo
comprometido com a causa social, ao mesmo tempo em que informa, deve também formar o
cidadão, permitindo uma visão crítica sobre políticas públicas. No entanto, essas
características não foram encontradas nas matérias analisadas por essa pesquisa. Quando o
jornalismo valoriza o apelo ao espetáculo e à folhetinização, renuncia à função formativa,
submetendo a audiência à fantochização e comprometendo a cidadania. O novo paradigma de
políticas públicas pós-constitucional abre a possibilidade de participação popular que não se
efetiva por diversas razões, entre elas a falta de agentes e instituições informadas e
comprometidas por mudanças. Jornalistas e empresas jornalísticas não se constituem exceção.
SUMMARY:Information and citizenship are essential requirements for an environmental justice brought
about by access to sanitation. The degree of knowledge about public policy provides clues as
to how a group is aware of its rights. In this sense, this work aims to diagnose the level of
knowledge of the population and the influence of television in its formation. To reach this
objective, a quantitative research was applied in municipalities of the four regions of Piauí,
where the population knowledge repertoire was observed on the four basic sanitation axes:
water supply, sanitary sewage, collect and treatment of solid waste and drainage of rainwater.
The application of questionnaires was carried out in two years in order to follow the evolution
of the understanding about the concept. The influence of television news on the formation of
the audience is verified in two ways: the first from the perspective of the public through the
interpretation of the answers given to questions about media and television in particular. The
second through an analysis of news published in two journalistic programs: Bom Dia Brasil,
national network, and the local Piauí TV 2. In general, the results found here diagnose a
population endowed with precarious knowledge about basic concepts of sanitation, although it
is recognized by the sector's deficiencies. The survey finds that the majority of respondents
are also unaware of the Social Control - provided for in Law 11455/2007 - which gives them
the leading role in decisions on works, services, regulation, pricing, among others. The lack of
knowledge of popular participation in the meetings for the elaboration of the Municipal Plan
of Basic Sanitation in the assemblies and public audiences leads to the conclusion that the
social control in Piauí is devised for the mere fulfillment of legal formality. This corollary
compromises citizenship, as it disables the population for the collection of their rights. A
journalism committed to the social cause, at the same time as it informs, must also train the
citizen, allowing a critical view on public policies. However, these characteristics were not
found in the materials analyzed by this research. When journalism values the appeal to
spectacle and puppetry, it renounces the formative function, subjecting the audience to
puppetry and compromising citizenship. The new paradigm of post-constitutional public
policies opens the possibility of popular participation that is not effective for a variety of
reasons, among them the lack of agents and institutions informed and committed to change.
Journalists and newspaper companies are no exception.RESUMEN:La información y la ciudadanía se presentan como requisitos imprescindibles para una
justicia ambiental suscitada por el acceso al saneamiento. El grado de conocimiento acerca de
la política pública proporciona pistas para la identificación de cuán un grupo es consciente de
sus derechos. En este sentido, este trabajo tiene la intención de identificar el nivel de
conocimiento de la población y la influencia de la televisión en su formación. Para alcanzar
ese objetivo, se realizó una encuesta cuantitativa en municipios de las cuatro mesorregiones
de Piauí, donde se observó el caudal de conocimiento de la población acerca de los cuatro ejes
de saneamiento básico: abastecimiento de agua, alcantarillado sanitario, recolección y
tratamiento de residuos sólidos y drenaje de aguas pluviales. La aplicación de cuestionarios se
realizó en dos años para acompañar la evolución de la comprensión sobre el concepto. La
influencia de las noticias televisivas en la formación del público se verifica de dos formas: la
primera, por la óptica del público, a través de la interpretación de las respuestas dadas a
cuestionamientos sobre los medios de comunicación y la televisión en particular. La segunda,
a través del análisis de noticias publicadas en dos programas periodísticos: Bom Dia Brasil,
de red nacional, y el Piauí TV 2, de caracter local. En general, los resultados encontrados
identifican una población dotada de debil conocimiento acerca de los conceptos básicos de
saneamiento, a pesar de reconocerse afectada por las deficiencias del sector. La encuesta
constata que los entrevistados, en su gran mayoría, también desconocen el Control Social -
previsto en la Ley 11.445 / 2007 - que les da la oportunidad de protagonizar las decisiones
sobre obras, servicios, regulación, tarifación, y otros. El desconocimiento de la posibilidad de
participación popular en los encuentros de elaboración del Plan Municipal de Saneamiento
Básico y en las asambleas y audiencias públicas lleva a la conclusión de que el control social
en Piauí se realiza para el mero cumplimiento de formalidad legal. Ese contexto compromete
la ciudadanía, en la medida en que inhabilita la población para el cobro de sus derechos. Un
periodismo comprometido con la causa social, al mismo tiempo que informa, debe también
formar al ciudadano, posibilitando una visión crítica de las políticas públicas. Sin embargo,
esas características no se presentaron en las materias analizadas en la encuesta. Cuando el
periodismo valora el llamado al espectáculo y a la folletinización, renuncia a su función
formativa, sometiendo la audiencia a la titerización y comprometiendo la ciudadanía. El
nuevo paradigma de políticas públicas post-constitucional abre la posibilidad de participación
popular que no se realiza por diversas razones, entre ellas la falta de agentes y instituciones
informadas y comprometidas con cambios. Periodistas y empresas periodísticas no
constituyen excepciones.