Abstract:
RESUMO:Esta Dissertação foi intitulada “Ensinar e Aprender filosofia numa perspectiva ética: uma proposta de intervenção numa escola pública”, tem como proposta verificar a prática do ensino de Filosofia, tendo como perspectiva a possibilidade de uma construção dos saberes éticos na sala de aula. Busca-se, neste estudo investigar se a Filosofia é capaz de tornar o processo de ensino-aprendizagem crítico e reflexivo. Esta investigação terá, como estratégia metodológica, uma intervenção filosófica para compreender como o saber ético é construído na escola por meio do ensino de Filosofia. A pesquisa se desenvolveu a partir de um estudo teórico e prático que buscou realizar análise do conceito, sua caracterização e problematização da questão relativa à construção dos valores morais; e desenvolver atividades filosóficas com metodologias mais criativas usadas como ferramentas eficazes ao atendimento destes objetivos. Essa problemática sobre a formação ética do estudante é pertinente por partir da hipótese de que a escola ainda é o espaço ideal para o desenvolvimento moral do estudante; um espaço de experimentação e socialização cujos valores éticos são constantemente praticados e avaliados. A metodologia adotada articula uma pesquisa bibliográfica com pesquisa de campo e, em vista deste recurso, o presente estudo culminou na execução de uma proposta de intervenção filosófica na sala de aula. Os objetivos do estudo são: verificar a aplicação dos conteúdos relacionados aos valores éticos e morais presentes na escola; levar os estudantes a reconhecerem a importância dos valores éticos na sua formação integral; analisar, de forma crítica, o processo de ensino aprendizagem na disciplina de Filosofia; e aplicar um diagnóstico para identificar a situação educacional relacionada aos valores éticos. O estudo tem, como fundamentação teórica, uma concepção reflexiva e analítica acerca da construção do saber moral, a partir de filósofos como Aristóteles, na sua obra “Ética a Nicômaco”; em seguida, na fundamentação da ética traz-se Kant, utilizando as seguintes obras: “Sobre a Pedagogia”, por último, analisando a construção dos valores éticos com base nos estágios de desenvolvimento moral, dar-se voz a Lawrence Kohlberg.
ABSTRACT:This dissertation was entitled "Teaching and Learning Philosophy in an Ethical Perspective: A Proposal for Intervention in a Public School". Its objective is to investigate the practice of teaching Philosophy having, as a perspective, the possibility of a construction of ethical knowledge in classroom. This research seeks to verify if Philosophy is capable of making the process of teaching and learning critical and reflective. This research will have, as methodological strategy, a philosophical intervention to understand how ethical knowledge is built in the school through the teaching of Philosophy. This research was developed from a theoretical and practical study that sought: first, to carry out an analysis of the concept, characterization and problematization of the question concerning the construction of moral values; second, to develop philosophical activities through more creative methodologies used as more effective tools to fulfill these objectives. This problem about the ethical formation of the student is pertinent because it assumes the hypothesis that the school is still the ideal space for the moral development of the student; a space of experimentation, socialization and formation, whose ethical values are constantly tested, practiced and evaluated. The methodology applied articulates a bibliographical research with field research and, as result of this resource, the present study culminated in the execution of a proposal of philosophical intervention in classroom. The objectives of the research are: to verify the application of the contents related to the ethical and moral values present in the school; to lead students to recognize the importance of ethical and moral values in their integral formation; to analyze critically the processes of teaching and learning in the discipline of Philosophy; and to apply a diagnosis to identify the educational situation related to ethical values. The study has, as its theoretical basis, a reflexive and analytical conception about the construction of moral knowledge, starting with philosophers like Aristotle, in his work "Nicomachean Ethics", then on the basis of the ethics of duty on Kant, using the following works: “On Pedagogy” and “Groundwork for the Metaphysics of Morals”; and finally analyzing the construction of ethical values based on the stages of moral development on Lawrence Kohlberg.