Abstract:
RESUMO:O objetivo desta dissertação é apresentar as contribuições do ceticismo metodológico na
construção da reflexão filosófica no Ensino Médio, a partir de uma prática de intervenção na
sala de aula, centralizando a problematicidade do ensino da disciplina de Filosofia no Ensino
Médio. Nesse contexto, enfatizando a importância do aluno, com o itinerário do professorproblematizador, ou seja, a conduta de provocar, de instigar, de concatenar os conceitos da
Filosofia em diversos desdobramentos conceituais, a partir de suas problematizações e a
estruturação argumentativa. Mas, para que isso suceda será indispensável que o docente se
confronte com a filosofia e o seu ensino como um problema filosófico. Através de uma leitura
propedêutica do trabalho do filósofo moderno René Descartes, Meditações Metafísicas
(2005), interessa-nos acima de tudo a Primeira Meditação, que ponderaremos nesse trabalho,
o aspecto enfático dos argumentos e dúvidas céticas situadas por Descartes e, nesse sentido
interpretar significativamente como o filósofo coloca em questão, a problematização. Além
disso, a conexão com outros autores contemporâneos (CERLETTI, GALLO, SEVERINO
SMITH, RODRIGO e demais). O ponto de partida foi à concepção de que educar significa
formar uma subjetividade, no sentido para apoiar as problematizações, uma vez que estamos
envolvidos em diversos processos sociais e econômicos que instauram o modo de pensar e
sentir em nossa sociedade, portanto, busca-se compreender o significado do conceito de
conhecimento, em uma natureza epistemológica. Propusemos a especificidade do problema
como uma proposta metodológica e epistemológica aos alunos de filosofia do Ensino Médio,
destacando que, o ceticismo metodológico é um procedimento metodológico, tendo em vista,
não aceitar nada sem que antes passe pelo crivo da razão, e é nessa linha que a identificação e
a sensibilização ao interrogar ou a problematizar conduzem, de modo geral, mas muito
significativa, à temática de especificidade da problematicidade filosófica e a busca pela
justificação de sua atividade no contexto do mundo contemporâneo que os alunos fazem
parte. Desta forma, esta dissertação é uma intervenção metodológica e epistemológica sobre
as possibilidades, dentro da construção da reflexão filosófica com a necessidade de interrogar,
de problematizar, de questionar ou de inquirir sendo uma ferramenta indispensável para se
verificar o conhecimento e colocá-lo sob o crivo da razão. Para tanto, encaramos essa prática
na sala de aula e concebemos o aluno como um sujeito ativo e participativo. Esta pesquisa não
visa insistir em modelos de ensino, mas trazer um exemplo para inspirar caminhos para pensar
em filosofia do ensino de Filosofia.
ABSTRACT:The aim of this dissertation is to present the contributions of methodological skepticism in the
construction of philosophical reflection in High School, based on a practice of intervention in
the classroom, centralizing the problematic teaching of the discipline of Philosophy in High
School. In this context, emphasizing the importance of the student, with the itinerary of the
teacher-problematizing, that is, the conduct of provoking, instigating, concatenating the
concepts of Philosophy in various conceptual developments, based on their problematizations
and argumentative structuring. But for this to happen it will be indispensable for the teacher to
confront philosophy and his teaching as a philosophical problem. Through a propaedeutic
reading of the work of the modern philosopher René Descartes, Metaphysical Meditations
(2005), we are interested above all the First Meditation, which we will consider in this work,
the emphatic aspect of the skeptical arguments and doubts placed by Descartes and, in this
sense, interpret significantly as the philosopher puts into question, the problematization. In
addition, the connection with other contemporary authors (CERLETTI, GALLO, SEVERINO
SMITH, RODRIGO and others). The starting point was the conception that to educate means
to form a subjectivity, in the sense to support the problematizations, since we are involved in
diverse social and economic processes that establish the way of thinking and feeling in our
society, therefore, understand the meaning of the concept of knowledge, in an epistemological
nature. We proposed the specificity of the problem as a methodological and epistemological
proposal to the students of philosophy of High School, emphasizing that, methodological
skepticism is a methodological procedure, aiming at accepting nothing without first passing
through the sieve of reason, and it is in this line that the identification and the sensitization
when questioning or problematizing lead, in a general way, but very significant, to the
thematic of specificity of the philosophical problematicity and the search for the justification
of its activity in the context of the contemporary world that the students are part of. In this
way, this dissertation is a methodological and epistemological intervention on the
possibilities, within the construction of the philosophical reflection with the need to question,
to problematize, to question or to inquire being an indispensable tool to verify the knowledge
and to place it under the riddle of reason. To do so, we view this practice in the classroom and
conceive the student as an active and participatory subject. This research is not intended to
insist on teaching models, but to bring an example to inspire ways to think about the
philosophy of teaching Philosophy.