Abstract:
RESUMO:Introdução. A internet possibilitou inovação nas áreas da Educação e Saúde,
facilitando o acesso a conteúdos pouco explorados, como o Cateterismo Intermitente
Limpo, cujo desconhecimento repercute negativamente na vida das pessoas.
Objetivo: Avaliar o impacto do blog sobre o cateterismo intermitente limpo na
autoconfiança de pacientes e cuidadores. Materiais e métodos: Estudo
multimétodos, constituído por três subestudos. O primeiro, transversal e analítico:
Pacientes e cuidadores praticantes do Cateterismo Intermitente Limpo e suas
necessidades; o segundo: Construção e Validação em aparência, conteúdo e
ergonomia de blog acerca dos cuidados de enfermagem no Cateterismo intermitente
limpo e, o último: quase experimental, comparando a autoconfiança dos participantes
antes e após a implementação do blog. A pesquisa foi realizada em estabelecimento
de saúde pública, em Teresina, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da
Universidade Federal do Piauí. A coleta de dados deu-se de janeiro a março; e de
setembro a outubro de 2018. A amostra foi constituída por 41 pacientes e 16
cuidadores, homens e mulheres, com idade a partir de 18 anos. Os dados foram
processados pelos Softwares livres “R” versão 3.5.1 e PSPP - Program for Statistical
Analysis of Sampled Data versão 1.1.0. As variáveis quantitativas foram avaliadas por
meio de estatística descritiva e as qualitativas usando proporção, com intervalos de
confiança de 95%. Aplicaram-se o teste binomial para verificar a concordância entre
os juízes (≥ 85%), e o teste de proporções para estimar a autoconfiança entre os
participantes. Na análise inferencial, não paramétrica, utilizaram-se os testes de
Fischer e Qui-quadradro na avaliação das dificuldades apresentadas na prática do CIL
pelos participantes e o de McNemar, ao nível de 0,05 de significância entre duas
proporções com as amostras pareadas, avaliando se os participantes melhoraram ou
não a autoconfiança após apresentação do blog. Resultados: Após identificação das
necessidades dos participantes quanto à prática do CIL, desenvolveu-se o blog
PortalCIL cujo menu compõe seis abas que abordam sobre o cateterismo intermitente
limpo. O blog foi validado por 08 juízes em Enfermagem, quanto ao conteúdo; e por
05 juízes em Informática, quanto à aparência e ergonomia. As recomendações dos
juízes foram atendidas quase em sua totalidade. Em seguida o blog foi apresentado
aos participantes para avaliação e comparação da autoconfiança, antes e depois. os
participantes avaliaram o blog satisfatoriamente - avaliação global 95,1% (p-valor
0,951). Houve impacto positivo na autoconfiança dos participantes quanto à prática
do CIL, de forma global (22,2%) e por item avaliado da Escala de autoconfiança
(28,4%). Os itens mais impactantes positivamente foram os que questionam sobre a
‘escolha de usar ou não o lubrificante no momento de introduzir o cateter na bexiga’
(66,7%); seguidos da ‘capacidade de realizar o CIL’; ‘escolher o material a ser utilizado
durante o CIL’ e ‘lavar as mãos antes do procedimento’ (50,0%). Conclusão: A
adoção de blog como estratégia educacional na assistência à saúde, demonstrou
resultados positivos quanto à prática do cateterismo intermitente limpo por pacientes
e cuidadores, impactando na melhoria da autoconfiança dos participantes quanto à
aspectos importantes inerentes à prática do CIL.
ABSTRACT:Introduction: The Internet enabled innovation in the fields of Education and Health,
facilitating the access to poorly explored contents, such as Clean Intermittent
Catheterization, whose ignorance negatively impacts the lives of people Objective: To
evaluate the impact of a blog on clean intermittent catheterization in the self-confidence
of patients and caregivers. Materials and methods: This is a multi-method study
consisted of three sub-studies. The first, cross-sectional and analytical: Patients and
caregivers practicing Clean Intermittent Catheterization and their needs; the second:
Preparation and Validation in appearance, content and ergonomics of a blog about
nursing care in clean intermittent catheterization; and the latter: quasi-experimental,
comparing the self-confidence of participants before and after the implementation of
the blog. The research was performed in a public health facility located in Teresina,
after approval of the Research Ethics Committee of the Federal University of Piauí.
Data collection took place from January to March; and from September to October
2018. The sample was composed of 41 patients and 16 caregivers, men and women,
aged 18 years or over. The data were processed by the free Softwares “R”, version
3.5.1, and PSPP, version 1.1.0. The quantitative variables were evaluated using
descriptive statistics, while qualitative variables using proportion, with 95% confidence
intervals. We applied the binomial test to check the agreement among the judges (≥
85%), and the proportions test to estimate the self-confidence among the participants.
In the non-parametric inferential analysis, we used the Fischer test; and, to evaluate
the difficulties presented by the participants in the CIL practice, we used the Chi-square
and McNemar’s tests, at a 0.05 significance level between two proportions with the
paired samples, evaluating whether the participants improved or not the selfconfidence after the presentation of the blog. Results: After identifying the needs of
the participants regarding the CIL practice, we developed the PortalCIL blog, whose
menu consists of six tabs that deal with clean intermittent catheterization. The blog was
validated by 08 judges in Nursing, regarding the content; and by 05 judges in Computer
science, regarding the appearance and the ergonomics. The recommendations of the
judges were met almost in their entirety. Subsequently, the blog was presented to the
participants for evaluation and comparison of the self-confidence, before and after. We
found that the participants rated the blog satisfactorily – global evaluation of 95.1% (pvalue 0.951). There was a positive impact on the self-confidence of the participants
regarding the CIL practice, globally speaking (22.2%), and per item evaluated in the
Self-confidence Scale (28.4%). The most positively impacting items were those who
questioned the ‘choice of using the lubricant when the catheter was inserted in the
bladder’ (66.7%); followed by the ‘ability to operate CIL’; ‘to choose the material to be
used during CIL’; and ‘to wash hands before the procedure’ (50.0%). There was no
negative impact on the self-confidence of the participants after the presentation of the
blog. Conclusion: The adoption of technology – blog as an educational strategy in
health care has demonstrated positive results regarding the practice of clean
intermittent catheterization by patients and caregivers, since it impacted on the
improvement of the self-confidence of the participants regarding important aspects
inherent in the CIL practice.
RESUMEN:Introducción: La Internet posibilitó la innovación en las áreas de Educación y Salud,
facilitando el acceso a contenidos poco explotados, como el Cateterismo Intermitente
Limpio, cuyo desconocimiento se reflecte negativamente en la vida de las personas.
Objetivo: Evaluar el impacto de un blog sobre el cateterismo intermitente limpio en la
autoconfianza de pacientes y cuidadores. Materiales y métodos: Estudio de múltiples
métodos, compuesto por tres subestudios. El primero, transversal y analítico:
Pacientes y cuidadores practicantes del Cateterismo Intermitente Limpio y sus
necesidades; el segundo: Construcción y Validación en apariencia, contenido y
ergonomía de un blog acerca de los cuidados de enfermería en el cateterismo
intermitente limpio; y el último: casi experimental, comparando la autoconfianza de los
participantes antes y después de la implementación del blog. La investigación se llevó
a cabo en un establecimiento de salud pública ubicado en Teresina, tras la aprobación
del Comité de Ética en Investigación de la Universidad Federal de Piauí. La
recolección de datos se dio de enero a marzo; y de septiembre a octubre de 2018. La
muestra estaba compuesta por 41 pacientes y 16 cuidadores, hombres y mujeres, con
edad a partir de los 18 años. Los datos fueron procesados por los Softwares libres “R”,
versión 3.5.1, y PSPP, versión 1.1.0. Las variables cuantitativas fueron evaluadas por
medio de estadística descriptiva, y las cualitativas usando proporción, con intervalos
de confianza del 95%. Se aplicó la prueba binomial para chequear la concordancia
entre los jueces (≥ 85%), y la prueba de proporciones para estimar la autoconfianza
entre los participantes. En el análisis inferencial, no paramétrico, se utilizaron las
pruebas de Fischer; y, en la evaluación de las dificultades presentadas en la práctica
del CIL por los participantes, se utilizaron la del Chi-cuadrado y la de McNemar, al
nivel de 0,05 de significancia entre dos proporciones con las muestras pareadas,
evaluando si los participantes mejoraron o no la autoconfianza después de la
presentación del blog. Resultados: Después de la identificación de las necesidades
de los participantes en cuanto a la práctica del CIL, se desarrolló el blog PortalCIL,
cuyo menú compone seis pestañas que abordan sobre el cateterismo intermitente
limpio. El blog fue validado por 08 jueces en Enfermería, en cuanto al contenido; y por
05 jueces en Computación, en cuanto a la apariencia y la ergonomía. Las
recomendaciones de los jueces fueron atendidas casi en su totalidad. Posteriormente,
el blog fue presentado a los participantes para evaluación y comparación de la
autoconfianza, antes y después. Se comprobó que los participantes evaluaron el blog
satisfactoriamente – evaluación global del 95,1% (p-valor 0,951). Hubo un impacto
positivo en la autoconfianza de los participantes en cuanto a la práctica del CIL de
forma global (22,2%) y por ítem evaluado de la Escala de autoconfianza (28,4%). Los
ítems más impactantes positivamente fueron los que cuestionan sobre la ‘elección de
usar o no el lubricante en el momento de introducir el catéter en la vejiga’ (66,7%);
seguidos de la ‘capacidad de operar el CIL’; ‘elegir el material que se utilizará durante
el CIL’; y ‘lavarse las manos antes del procedimiento’ (50,0%). No hubo un impacto
negativo en la autoconfianza de los participantes después de la presentación del blog.
Conclusión: La adopción de tecnología – blog como estrategia educativa en la
asistencia a la salud ha demostrado resultados positivos en cuanto a la práctica del
cateterismo intermitente limpio por pacientes y cuidadores, ya que impactó en la
mejora de la autoconfianza de los participantes en cuanto a aspectos importantes
inherentes a la práctica del CIL.