Repositório Institucional da UFPI

ENSINO DE FILOSOFIA: CAMINHOS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DE EFEITO

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author LIMA, Loise Ana de.
dc.date.accessioned 2020-09-23T12:02:45Z
dc.date.available 2020-09-23T12:02:45Z
dc.date.issued 2020-09-23
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2408
dc.description Orientador: Prof Dr Luizir de Oliveira. 1º Examinadora Interna: Profª Drª Edna Maria Magalhães do Nascimento. 2º Examinadora Interna: Profª Drª Maria Elvira Brito Campos. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO:Este projeto de intervenção tem como proposta de trabalho o exame de temas e conceitos filosóficos disposto na obra O Príncipe, de Maquiavel, composto por um grupo de trinta alunos distribuídos em quatro turmas de 9º Ano (A, B, C, e D), do Ensino Fundamental II, do Instituto Dom Barreto, localizado na cidade de Teresina –PI, no ano de 2018. A problemática que norteou esse projeto partiu da busca de uma resposta para o cotidiano em sala de aula: o estudo semântico de conceitos filosóficos é importante para a aprendizagem mais significativa e de efeito? Com esta indagação objetivamos compreender se o estudo de conceitos filosóficos se torna mais significativo quando parte de uma estética do efeito, baseada no diálogo entre a filosofia e a literatura, pois a intenção é ir além da lógica, da assimilação documentada da obra, dependente de testemunhos e de uma memória histórico-sociológica que condiciona a sua apreensão porque entendemos que o caminho crítico-reflexivo da leitura de uma obra literária pode se converter em uma experiência com organização própria, porque não traz em si um sentido, mas este acontece através da presença ativa do leitor, que não é apenas um decodificador, mas é aquele que dá sentido às frases justapostas. A questão é saber se esse desafio é capaz de provocar um melhor entendimento, significação e efeitos nos alunos. Para realizar este trabalho de pesquisa recorremos a alguns nomes da literatura, da educação e da filosofia, dentre eles, Tzvetan Todorov (2017) e Sérgio Adas (2012). ABSTRACT:This project of intervention has as its work proposal the examination of philosophical themes and concepts set forth in Machiavelli's The Prince, composed of a group of thirty students distributed in four classes of 9th Year (A, B, C, and D), of Elementary School II, of the Dom Barreto Institute, located in the city of Teresina -PI, in the year 2018. The problem that guided this project was: is the semantic study of philosophical concepts enough for a more meaningful and effective learning? With this we aim to understand if the study of philosophical concepts becomes more significant when part of an aesthetic of the effect, based on the dialogue between philosophy and literature, since the intention is to go beyond the logic of a documented assimilation of the work, dependent on testimonies and a historical-sociological memory that condition their apprehension because we understand that the critical-reflective way of reading a literary work can become an aesthetic experience, because it has its own organization and because it does not have a meaning in itself, but that this happens through the active presence of the reader, which is not only a decoder, but is one that gives meaning to the sentences juxtaposed. The question is whether this challenge is capable of eliciting better understanding, meaning and effect on students. To compose our work we have some names of literature, education and philosophy, among them, Tzvetan Todorov (2017) and Sérgio Adas (2012). pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estética do Efeito pt_BR
dc.subject Entendimento pt_BR
dc.subject Imaginação pt_BR
dc.subject Sentido pt_BR
dc.subject Aesthetics of Effect pt_BR
dc.subject Understanding pt_BR
dc.subject Imagination pt_BR
dc.subject Meaning pt_BR
dc.title ENSINO DE FILOSOFIA: CAMINHOS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DE EFEITO pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account