Abstract:
RESUMO:Este trabalho aborda o tema movimentos sujeito a ação da gravidade focando principalmente
os lançamentos horizontal e oblíquo, com o objetivo de diagnosticar o quão presente se faz o
pensamento aristotélico nos alunos de Ensino Médio da Primeira Série do Colégio Henrique
Rocha. Para realizar a pesquisa, elaboramos e executamos uma Sequência Didática Interativa,
como produto educacional, abordando o tema acima mencionado, através de experimentos
simples e utilizando uma ferramenta interativa, o software livre Tracker. A aplicação do
produto educacional aconteceu no C. E. Henrique Rocha, localizado no município de Tutóia,
no povoado de Barro Duro, com alunos da primeira série do Ensino Médio sendo que os
mesmos foram submetidos a um questionário de sete questões sobre o tema, antes da
aplicação do produto (pré-teste). Os estudantes responderam ao mesmo questionário, após a
aplicação do produto (pós-teste) e, para averiguar o grau de persistência de aprendizagem
(significativa), aplicamos novamente o mesmo questionário seis meses depois que aconteceu
a aplicação do produto. As teorias de aprendizagem de vários pensadores foram de
importância para a compreensão das relações que permeiam o processo de
ensino/aprendizagem, tendo como teorias norteadoras a teoria sócio-interacionista de
Vygotsky e a de aprendizagem significativa de Ausubel. No geral constatamos uma melhora
do nível de acerto das questões quando comparado os acertos nas duas aplicações anteriores,
de onde inferimos que houve um indicativo de aprendizagem significativa superior ao
aprendizado mecânico referente aos conceitos envolvendo movimentos. Dessa forma
podemos perceber indícios de mudança de predomínio de pensamento aristotélico para um
pensamento mais alinhado com o pensamento newtoniano. Nossa experiência, após a
aplicação deste produto, e de que atividades bem planejadas e que coloque o aluno numa
posição proativa no processo de ensino/aprendizagem facilitarão o ensino de Física, tornandoo mais significativo.
ABSTRACT:This work deals with the theme movements subject to the action of gravity focusing mainly
on horizontal and oblique launches, with the objective of diagnosing the degree of presence of
Aristotelian thought still present in high school students. In order to carry out the research, we
decided to write an Interactive Didactic Sequence, as an educational product, approaching the
aforementioned theme through simple experiments and using an interactive tool, the free
software Tracker. The application of the educational product took place at CE Henrique
Rocha, located in the municipality of Tutóia, in the village of Barro Duro, with students from
the first grade of High School, who were asked to answer seven questions about the subject
before applying the product (pre-test). After the application of the product (post-test) and to
determine the degree of persistence of (meaningful) learning, we have applied the same
questionnaire again six months after the application of the product. The learning theories of
several thinkers were important for understanding the relationships that permeate the teaching
/ learning process, with Vygotsky's socio / interactionist theorizing and meaningful learning
of Ausubel as guiding theories. In general we can conclude that there was a sign of significant
superior learning in relation to the mechanical learning and at the end of the process we can
perceive signs of change in the paradigm in relation to the Aristotelian and Newtonian
thought which leads us to the certainty that well planned activities that insert the student in a
proactive position in the teaching / learning process will facilitate the teaching of Physics,
making it more meaningful.