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A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL MEDIADA PELOS CONCEITOS DA DISCIPLINA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: realidade e possibilidade na dialética apropriação e objetivação

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dc.contributor.author FERNANDES, Ana Gabriela Nunes.
dc.date.accessioned 2020-09-11T12:46:06Z
dc.date.available 2020-09-11T12:46:06Z
dc.date.issued 2020-09-11
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2385
dc.description Orientadora: Profª Dra Maria Vilani Cosme de Carvalho. Examinadora Externa: Profª Dra Wanda Maria Junqueira de Aguiar (PUC-SP). Examinador Externo: Prof Dr Neuton Alves de Araújo( UESPI). Examinadora Interna: Profª Dra Raquel Antônio Alfredo. Examinadora Interna: Profª Dra Eliana de Sousa Alencar Marques. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO:Apresenta-se nessa pesquisa a análise sobre a prática pedagógica de duas professoras da Educação Infantil, destacando a mediação dos conceitos da disciplina Psicologia da Educação na constituição das referidas práticas. Propõe-se a seguinte questão de pesquisa: Como acontece o processo de objetivação dos conceitos apropriados na disciplina Psicologia da Educação na prática pedagógica de professores da Educação Infantil? Neste estudo, defende-se a tese de que a prática pedagógica de professoras da Educação Infantil sendo mediada pelo processo de apropriação e objetivação de conceitos da disciplina Psicologia da Educação, com potencial crítico sobre a realidade histórico-social, tem possibilidade de se transformar em práxis. O objetivo geral proposto é: Investigar o processo de apropriação e objetivação de conceitos da disciplina Psicologia da Educação que medeiam a prática pedagógica de professoras da Educação Infantil e as possibilidades de transformação em práxis. Para isto, fundamenta-se no aporte teórico metodológico da Psicologia Histórico-Cultural, destacando as categorias consciência, atividade, significado e sentido, porque estas explicam que cada pessoa se constitui nas relações com o meio sócio-histórico e cultural. A pesquisa segue as orientações do método Materialismo Histórico Dialético, investigando o objeto de estudo em sua totalidade, com base nas categorias apropriação e objetivação, historicidade, mediação, possibilidade e realidade e práxis. A pesquisa de campo foi realizada com duas professoras que trabalham em escolas da rede pública municipal de Teresina na Educação Infantil, as entrevistas formativas mediadas pela reflexão crítica sobre as situações sociais vividas foi o instrumento de produção da empiria. A análise da narrativa foi realizada com base na proposta dos Núcleos de Significação. Os núcleos de significação que foram criados possibilitaram discussão sobre os motivos para escolha e permanência na docência; as relações entre formação docente e prática pedagógica desenvolvidas pelas professoras e o movimento de apropriação e objetivação dos conceitos da disciplina Psicologia da Educação. A discussão revelou indicativos de apropriação de conceitos dessa disciplina, embora, algumas vezes, as professoras não tenham nomeado esses conceitos de forma direta, revelando, com isso, as contradições presentes na dialética entre objetivação dos conceitos presentes na prática e o processo formativo. As significações das professoras sobre suas práticas pedagógicas revelaram encantamento com a docência, em contradição com a reflexão acerca das condições objetivas de trabalho na rede pública e com as situações sociais de desenvolvimento vivenciadas, o que possibilita uma análise mais crítica diante de aspectos políticos e sociais que interferem diretamente no processo ensino e aprendizagem e vão constituindo singularmente seus desenvolvimentos profissionais. A discussão acerca das zonas de sentido produzidas pelas professoras possibilitou a discussão da tese e da unidade formação docente e prática pedagógica, ao revelarem apropriação das teorias psicológicas como caminho orientador de ações que visam a transformação dos profissionais em formação e da realidade em que estão inseridos. . ABSTRACT:This study presents the analysis of the pedagogical practice of two teachers of Early Childhood Education, emphasizing the mediation of the concepts of the discipline Psychology of Education in the constitution of these practices. The following research question is proposed: How does the process of objectifying the appropriate concepts in the discipline Psychology of Education in the pedagogical practice of teachers of Early Childhood Education? In this study, the thesis is defended that the pedagogical practice of Child Education teachers being mediated by the process of appropriation and objectivation of concepts of the discipline Psychology of Education, with critical potential on the historical-social reality, has the possibility of becoming práxis. The proposed general aim is: to investigate the process of appropriation and objectivation of concepts of the discipline Psychology of Education that mediate the pedagogical practice of teachers of Child Education and the possibilities of transformation in praxis. For this, it is based on the theoretical methodological contribution of Historical-Cultural and follows the guidelines of the method of Dialectical Historical Materialism. The field research was carried out with two female teachers who work in schools of the municipal public network of Teresina in Early Childhood Education, the formative interviews mediated by the critical reflection on the social situations lived was the instrument of production of the empiria. The analysis of the narrative was carried out based on the proposal of the Nuclei of Meaning, presenting on the reasons for choice and permanence in teaching; the relationship between teacher training and pedagogical practice developed by the teachers and the appropriation and objectivation movement of the concepts of the discipline Psychology of Education. The discussion revealed indicatives of appropriation of contents of this discipline, although, sometimes, the teachers did not name these concepts directly, thus revealing the contradictions present in the dialectic between the objectification of the concepts present in the practice and the formative process. The significations of the teachers about their pedagogical practices revealed an enchantment with teaching, in contradiction to the reflection about the objective conditions of work in the public network and with the social situations of development experienced, which allows a more critical analysis of political and social aspects that directly interfere in the process teaching and learning and are constituting singularly their professional developments. The discussion about the areas of sense produced by the teachers made possible the discussion of the thesis and of the unit teacher training and pedagogical practice, revealing the appropriation of the psychological theories as a guiding path of actions that aim at the transformation of the professionals in formation and of the social reality. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Psicologia da Educação pt_BR
dc.subject Psicologia pt_BR
dc.subject Histórico-Cultural pt_BR
dc.subject Formação Docente pt_BR
dc.subject Apropriação e Objetivação pt_BR
dc.subject Prática Pedagógica pt_BR
dc.subject Education Psychology pt_BR
dc.subject Historical-Cultural Psychology pt_BR
dc.subject Teacher Training pt_BR
dc.subject Pedagogical Practice pt_BR
dc.subject Appropriation and Objectification pt_BR
dc.title A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL MEDIADA PELOS CONCEITOS DA DISCIPLINA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: realidade e possibilidade na dialética apropriação e objetivação pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


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