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RESUMO:Apresenta-se nessa pesquisa a análise sobre a prática pedagógica de duas professoras da
Educação Infantil, destacando a mediação dos conceitos da disciplina Psicologia da Educação
na constituição das referidas práticas. Propõe-se a seguinte questão de pesquisa: Como acontece
o processo de objetivação dos conceitos apropriados na disciplina Psicologia da Educação na
prática pedagógica de professores da Educação Infantil? Neste estudo, defende-se a tese de que
a prática pedagógica de professoras da Educação Infantil sendo mediada pelo processo de
apropriação e objetivação de conceitos da disciplina Psicologia da Educação, com potencial
crítico sobre a realidade histórico-social, tem possibilidade de se transformar em práxis. O
objetivo geral proposto é: Investigar o processo de apropriação e objetivação de conceitos da
disciplina Psicologia da Educação que medeiam a prática pedagógica de professoras da
Educação Infantil e as possibilidades de transformação em práxis. Para isto, fundamenta-se no
aporte teórico metodológico da Psicologia Histórico-Cultural, destacando as categorias
consciência, atividade, significado e sentido, porque estas explicam que cada pessoa se constitui
nas relações com o meio sócio-histórico e cultural. A pesquisa segue as orientações do método
Materialismo Histórico Dialético, investigando o objeto de estudo em sua totalidade, com base
nas categorias apropriação e objetivação, historicidade, mediação, possibilidade e realidade e
práxis. A pesquisa de campo foi realizada com duas professoras que trabalham em escolas da
rede pública municipal de Teresina na Educação Infantil, as entrevistas formativas mediadas
pela reflexão crítica sobre as situações sociais vividas foi o instrumento de produção da empiria.
A análise da narrativa foi realizada com base na proposta dos Núcleos de Significação. Os
núcleos de significação que foram criados possibilitaram discussão sobre os motivos para
escolha e permanência na docência; as relações entre formação docente e prática pedagógica
desenvolvidas pelas professoras e o movimento de apropriação e objetivação dos conceitos da
disciplina Psicologia da Educação. A discussão revelou indicativos de apropriação de conceitos
dessa disciplina, embora, algumas vezes, as professoras não tenham nomeado esses conceitos
de forma direta, revelando, com isso, as contradições presentes na dialética entre objetivação
dos conceitos presentes na prática e o processo formativo. As significações das professoras
sobre suas práticas pedagógicas revelaram encantamento com a docência, em contradição com
a reflexão acerca das condições objetivas de trabalho na rede pública e com as situações sociais
de desenvolvimento vivenciadas, o que possibilita uma análise mais crítica diante de aspectos
políticos e sociais que interferem diretamente no processo ensino e aprendizagem e vão
constituindo singularmente seus desenvolvimentos profissionais. A discussão acerca das zonas
de sentido produzidas pelas professoras possibilitou a discussão da tese e da unidade formação
docente e prática pedagógica, ao revelarem apropriação das teorias psicológicas como caminho
orientador de ações que visam a transformação dos profissionais em formação e da realidade
em que estão inseridos.
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ABSTRACT:This study presents the analysis of the pedagogical practice of two teachers of Early Childhood
Education, emphasizing the mediation of the concepts of the discipline Psychology of
Education in the constitution of these practices. The following research question is proposed:
How does the process of objectifying the appropriate concepts in the discipline Psychology of
Education in the pedagogical practice of teachers of Early Childhood Education? In this study,
the thesis is defended that the pedagogical practice of Child Education teachers being mediated
by the process of appropriation and objectivation of concepts of the discipline Psychology of
Education, with critical potential on the historical-social reality, has the possibility of becoming
práxis. The proposed general aim is: to investigate the process of appropriation and
objectivation of concepts of the discipline Psychology of Education that mediate the
pedagogical practice of teachers of Child Education and the possibilities of transformation in
praxis. For this, it is based on the theoretical methodological contribution of Historical-Cultural
and follows the guidelines of the method of Dialectical Historical Materialism. The field
research was carried out with two female teachers who work in schools of the municipal public
network of Teresina in Early Childhood Education, the formative interviews mediated by the
critical reflection on the social situations lived was the instrument of production of the empiria.
The analysis of the narrative was carried out based on the proposal of the Nuclei of Meaning,
presenting on the reasons for choice and permanence in teaching; the relationship between
teacher training and pedagogical practice developed by the teachers and the appropriation and
objectivation movement of the concepts of the discipline Psychology of Education. The
discussion revealed indicatives of appropriation of contents of this discipline, although,
sometimes, the teachers did not name these concepts directly, thus revealing the contradictions
present in the dialectic between the objectification of the concepts present in the practice and
the formative process. The significations of the teachers about their pedagogical practices
revealed an enchantment with teaching, in contradiction to the reflection about the objective
conditions of work in the public network and with the social situations of development
experienced, which allows a more critical analysis of political and social aspects that directly
interfere in the process teaching and learning and are constituting singularly their professional
developments. The discussion about the areas of sense produced by the teachers made possible
the discussion of the thesis and of the unit teacher training and pedagogical practice, revealing
the appropriation of the psychological theories as a guiding path of actions that aim at the
transformation of the professionals in formation and of the social reality. |
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