Repositório Institucional da UFPI

REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE ESPAÇO GEOGRÁFICO PIAUIENSE PARTILHADA POR ALUNOS(AS) DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author SILVA, Gil Anderson Ferreira
dc.date.accessioned 2016-07-19T12:01:55Z
dc.date.available 2016-07-19T12:01:55Z
dc.date.issued 2016-07-19
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/236
dc.description Orientadora: Profa. Dra. Joselia Saraiva e Silva. 1º Examinador Interno: Prof. Dr. Armstrong Miranda Evangelista. 2º Examinador Interno: Prof. Dr. Carlos Sait Pereira de Andrade. Examinador Externo: Prof. Dr. Denis Barros de Carvalho. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O trabalho realizado, ao tempo que valoriza, visou contribuir para as reflexões sobre a geografia do Piauí e seu ensino em escolas públicas estaduais, paralelamente traz para a cena principal a representação social que os estudantes do Ensino Médio possuem do espaço geográfico piauiense. A pesquisa teve como objetivo central realizar a análise da representação social do espaço geográfico piauiense no grupo de alunos do 3º ano do Ensino Médio da rede pública de ensino em Teresina-PI. Tal objetivo fora forjado tendo como base a hipótese segundo a qual existe uma representação social do espaço geográfico do Piauí partilhada por alunos do Ensino Médio, e que esta pode dificultar o aprendizado dos estudantes. A investigação buscou ampliar o repertório teórico do ensino da geografia e o conhecimento sobre os seus aspectos na realidade escolar de Teresina – PI, assim como iniciar o preenchimento da lacuna causada pela ausência de estudos no Piauí que reflitam e investiguem as representações sociais do espaço geográfico piauiense no grupo de alunos em escolas públicas de ensino médio. Concernente aos teóricos que dão sustentação a este trabalho destacamos na metodologia científica Bardin (1986), Lakatos & Marconi (2006), Cordeiro (1999), Maia (1998); já Severino (2007), Farias (2009), Rebêlo (s. d.), Santana (2008), Macambira (2000), Silva Filho (2000) e Veloso Filho (2002, 2011, 2010) versam sobre os aspectos da geografia do Piauí; quanto às representações sociais ressaltamos Moscovici (1978), Jodelet (2001), Abric (2001) e Flament (2001); e no campo do ensino destacamos os escritos de Cavalcanti (1998), Evangelista (2007), Pimentel Neto (2013), Pontuschka (1999), Silva (2007) e Tardif (2012). Atinente às técnicas utilizada no manuseio dos dados, utilizamos como instrumentos de coleta de dados o Teste de Associação livre de Palavras (TALP) e o questionário. Na tabulação, tratamento e análise dos dados fizemos uso dos softwares Word, Excel e EVOC, sendo este último especifico para as representações sociais. Os dados obtidos foram analisados através da técnica de análise categorial de conteúdo (BARDIN, 1986). As escolas participantes da pesquisa foram uma de casa zona da cidade de Teresina-PI e foram escolhidas segundo o bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para verificarmos a viabilidade da pesquisa e a qualidade dos instrumentos elaborados para a coleta de dados, realizamos, no mês de abril de 2015, a aplicação de um pré-teste. Os participantes do pré-teste foram alunos matriculados no 3º do ensino médio. A análise do pré-teste revelou a possibilidade de existir uma representação social de espaço geográfico piauiense pelo grupo pesquisado, porém sentimos a necessidade de modificar o estímulo indutor utilizado no TALP no sentido de tornar mais evidente o tipo de evocação que se queria coletar. Podemos, entretanto mencionar que as evocações obtidas evidenciaram a presença marcante das características naturais desse espaço ora como limitadoras da ação humana, ora como potencialidades. Percebemos que os aspectos físicos, mais visíveis aos alunos, predominaram na construção do significado que estes atribuem ao espaço piauiense. Na execução da pesquisa definitiva, participaram 117 sujeitos cuja representação social identificada tinha como elementos constituintes do núcleo central as cognições Grande, Desgastado, Rios e Cidade. Constatamos que a representação social de espaço geográfico do Piauí capturada apresenta um misto de aspectos do senso comum com poucas características do conhecimento científico, o sentido que norteia essa representação aponta para a existência de um espaço com extenso território; com um meio ambiente comprometido; dotado de uma importante rede hidrográfica, com destaque para os rios Parnaíba e Poti; e, por fim, com cidades que se caracterizam pela carência de recursos financeiros e a má administração dos gestores da coisa pública. ABSTRACT: The work done at the time that values, aimed at contributing to the reflections on the geography of Piaui and its teaching in public schools, parallel to the main scene brings social representation that high school students have the Piaui geographical space. The research was mainly aimed to carry out the analysis of social representation of Piaui geographical space in the group of students of the 3º year of high school in the public school system in Teresina-PI. This objective was forged based on the hypothesis that there is a social representation of geographic space shared Piaui by high school students, and that this can hinder student learning. The research sought to expand the theoretical repertoire of geography teaching and knowledge of its aspects in the school reality of Teresina - PI, and start filling the gap caused by the absence of studies in Piauí that reflect and investigate the social representations of geographical space Piaui in the group of students in high school public schools. Concerning the theory that supporting this work highlights the scientific methodology Bardin (1986), Lakatos & Marconi (2006), Lamb (1999), Maia (1998); already Severino (2007), Farias (2009), Rebelo (.. s d), Santana (2008), Macambira (2000), Silva Filho (2000) and Veloso Filho (2002, 2011, 2010) deal with aspects of Piaui geography; as the social representations emphasize Moscovici (1978), Jodelet (2001), Abric (2001) and Flament (2001); and in the education field we highlight the writings of Cavalcanti (1998), Evangelista (2007), Pimentel Neto (2013), Pontuschka (1999), Silva (2007) and Tardif (2012). Regard to technical used in the handling of data, used as instruments for data collection Free Association Test Words (FATW) and the questionnaire. In the tab, processing and analysis of data made use of softwares Word, Excel e EVOC, the latter being specific to the social representations. The data were analyzed by categorical analysis technique content (Bardin, 1986). Participating schools research was a home town of Teresina-PI and were chosen according to the good performance in the National High School Exam (NHSE). To verify the feasibility of the research and the quality of the instruments developed for data collection, we held, in April 2015, the application of a pre-test. Participants in the pretest were students enrolled in the 3º high school. The pre-test analysis revealed the possibility of a social representation of geographic space Piaui by the group studied, but feel the need to modify the inducing stimulus used in FATWin making the kind of evocation clear that if I wanted to collect. We can however mention that the evocations obtained showed the strong presence of the natural characteristics of that space or as limiting human action, or as potential. We realize that the physical, more visible to students predominated in the construction of the meaning they attribute to Piaui space. In the execution of definitive research participated 117 subjects whose identified social representation had the elements of the core cognitions Great, Worn, Rivers and City. We found that the social representation of geographical space captured Piauí presents a mix of common sense aspects with few characteristics of scientific knowledge, the meaning underlying this representation points to the existence of a space with extensive territory; a means engaged with the environment; endowed with an important hydrographic network, especially the Parnaíba and Poti rivers; and finally, with cities that are characterized by lack of financial resources and mismanagement of the management of public affairs. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Piauí - Geografia pt_BR
dc.subject Geografia - Ensino pt_BR
dc.subject Espaço geográfico - Representação social pt_BR
dc.subject Geography - Piaui pt_BR
dc.subject Geography - Teaching pt_BR
dc.subject Geographic Space - Social Representation pt_BR
dc.title REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE ESPAÇO GEOGRÁFICO PIAUIENSE PARTILHADA POR ALUNOS(AS) DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account