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ANÁLISE DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE DE ESTUDANTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORDESTE

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dc.contributor.author NOGUEIRA, Thaís Alves.
dc.date.accessioned 2020-08-18T12:17:47Z
dc.date.available 2020-08-18T12:17:47Z
dc.date.issued 2020-08-18
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2339
dc.description Orientador: Prof. Dr. Viriato Campelo. 1º Membro Interno: Prof. Dr. Marcos Antônio Pereira dos Santos. 2º Membro Interno: Prof. Dr. Ahécio Kleber Araújo Brito. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO:O objetivo dessa pesquisa foi analisar os indicadores da aptidão física relacionada à saúde de estudantes do curso de Educação Física, de uma Universidade Federal do Nordeste. É um estudo do tipo transversal com o total de 74 estudantes do 1º e 4º ano de curso (41 estudantes do sexo masculino e 33 do sexo feminino) com média de idade de 21,5±4,35 anos e altura de 1,69±0,08m. Utilizaram-se testes físicos (Cooper, resistência abdominal, flexão de braços, impulsão vertical, preensão manual, flexibilidade), dados antropométricos (altura, circunferência da cintura, circunferência do pescoço), hemodinâmicos (pressão arterial e frequência cardíaca), composição corporal (massa corporal magra, gordura corporal, gordura visceral) e o questionário internacional de atividade física em sua versão curta, IPAQ. Os resultados mostraram que os parâmetros antropométricos e hemodinâmicos não diferiram entre os grupos (1º ano e 4º ano); os componentes da composição corporal (Índice de Massa Corporal, Percentagem de Gordura Corporal e Visceral) foram estatisticamente maiores (p<0,05) nos estudantes do 4º ano, por outro lado, a Massa Corporal Magra apresentou significante redução. Na comparação entre os grupos para os testes físicos, a Flexibilidade, a força de membros superiores e o nível de atividade física foram maiores estatisticamente significantes em estudantes do 4º ano de curso; todavia, estes possuem 3,1 vezes mais chances em ter fatores de risco relacionado às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). Desta forma, conclui-se que estudantes do 1º ano de curso têm melhores níveis de aptidão física no componente de composição corporal, com menor percentual de gordura corporal e maior percentual de massa corporal magra. E que estudantes do 4º ano de curso têm melhor nível de aptidão física nos componentes de força muscular de membros superiores e resistência abdominal, observa-se ainda, que são fisicamente mais ativos que estudantes do 1º ano de curso. ABSTRACT:The objective of this class was to analyze the physical fitness indicators related to the health of students of the Physical Education course of a Federal University of the Northeast. It is a cross-sectional study with a total of 74 1st and 4th year students (41 male students and 33 female students) with a mean age of 21.5 ± 4.35 years and a height of 1.69 ± 0.08m. Physical tests (Cooper, abdominal resistance, arm flexion, vertical thrust, manual grip, flexibility), anthropometric data (height, waist circumference, neck circumference), hemodynamics (blood pressure and heart rate), body composition (lean body mass, body fat, visceral fat) and the International Physical Activity Questionnaire in its short version, IPAQ. The results showed that the anthropometric and hemodynamic parameters did not differ between the groups (1st year and 4th year); the body composition components (Body Mass Index, Percent Body Fat and Visceral) were statistically higher (p <0.05) in the 4th year students, on the other hand, the Body Mass Magra presented a significant reduction. In the comparison between the groups for physical tests, Flexibility, upper limb strength and physical activity level were statistically significant in students of the 4th year of the course; however, they are 3.1 times more likely to have risk factors related to Chronic Noncommunicable Diseases (CNCD). Thus, we conclude that students in the first year of the course have better levels of physical fitness in the body composition component, with a lower percentage of body fat and a higher percentage of lean body mass. And that students of the 4th year of course have a better level of physical fitness in the components of muscular strength of upper limbs and abdominal resistance, it is observed that they are physically more active than students of the 1st year of the course. pt_BR
dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Estudantes de Educação Física pt_BR
dc.subject Aptidão Física pt_BR
dc.subject Saúde pt_BR
dc.subject DCNT pt_BR
dc.subject Students of Physical Education pt_BR
dc.subject Physical Fitness pt_BR
dc.subject Health pt_BR
dc.subject CNCD pt_BR
dc.title ANÁLISE DA APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE DE ESTUDANTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORDESTE pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


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