Abstract:
RESUMO:O objetivo dessa pesquisa foi analisar os indicadores da aptidão física relacionada à
saúde de estudantes do curso de Educação Física, de uma Universidade Federal do
Nordeste. É um estudo do tipo transversal com o total de 74 estudantes do 1º e 4º
ano de curso (41 estudantes do sexo masculino e 33 do sexo feminino) com média
de idade de 21,5±4,35 anos e altura de 1,69±0,08m. Utilizaram-se testes físicos
(Cooper, resistência abdominal, flexão de braços, impulsão vertical, preensão
manual, flexibilidade), dados antropométricos (altura, circunferência da cintura,
circunferência do pescoço), hemodinâmicos (pressão arterial e frequência cardíaca),
composição corporal (massa corporal magra, gordura corporal, gordura visceral) e o
questionário internacional de atividade física em sua versão curta, IPAQ. Os
resultados mostraram que os parâmetros antropométricos e hemodinâmicos não
diferiram entre os grupos (1º ano e 4º ano); os componentes da composição corporal
(Índice de Massa Corporal, Percentagem de Gordura Corporal e Visceral) foram
estatisticamente maiores (p<0,05) nos estudantes do 4º ano, por outro lado, a Massa
Corporal Magra apresentou significante redução. Na comparação entre os grupos
para os testes físicos, a Flexibilidade, a força de membros superiores e o nível de
atividade física foram maiores estatisticamente significantes em estudantes do 4º
ano de curso; todavia, estes possuem 3,1 vezes mais chances em ter fatores de
risco relacionado às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). Desta forma,
conclui-se que estudantes do 1º ano de curso têm melhores níveis de aptidão física
no componente de composição corporal, com menor percentual de gordura corporal
e maior percentual de massa corporal magra. E que estudantes do 4º ano de curso
têm melhor nível de aptidão física nos componentes de força muscular de membros
superiores e resistência abdominal, observa-se ainda, que são fisicamente mais
ativos que estudantes do 1º ano de curso.
ABSTRACT:The objective of this class was to analyze the physical fitness indicators related to the
health of students of the Physical Education course of a Federal University of the
Northeast. It is a cross-sectional study with a total of 74 1st and 4th year students (41
male students and 33 female students) with a mean age of 21.5 ± 4.35 years and a
height of 1.69 ± 0.08m.
Physical tests (Cooper, abdominal resistance, arm flexion, vertical thrust, manual
grip, flexibility), anthropometric data (height, waist circumference, neck
circumference), hemodynamics (blood pressure and heart rate), body composition
(lean body mass, body fat, visceral fat) and the International Physical Activity
Questionnaire in its short version, IPAQ. The results showed that the anthropometric
and hemodynamic parameters did not differ between the groups (1st year and 4th
year); the body composition components (Body Mass Index, Percent Body Fat and
Visceral) were statistically higher (p <0.05) in the 4th year students, on the other
hand, the Body Mass Magra presented a significant reduction.
In the comparison between the groups for physical tests, Flexibility, upper limb
strength and physical activity level were statistically significant in students of the 4th
year of the course; however, they are 3.1 times more likely to have risk factors
related to Chronic Noncommunicable Diseases (CNCD). Thus, we conclude that
students in the first year of the course have better levels of physical fitness in the
body composition component, with a lower percentage of body fat and a higher
percentage of lean body mass. And that students of the 4th year of course have a
better level of physical fitness in the components of muscular strength of upper limbs
and abdominal resistance, it is observed that they are physically more active than
students of the 1st year of the course.