Abstract:
RESUMO:O objeto de estudo para este trabalho é o poema intitulado “Helen of Troy does countertop dancing” do livro Morning in the burned house (1995), da escritora canadense Margaret Atwood. Tem-se como objetivo geral analisar o poema “Helen of Troy does countertop dancing”, a partir do aspecto social, tencionando compreender o papel do sujeito feminino, enquanto os objetivos específicos consistem em analisar a releitura do mito de Helena de Troia no poema “Helen of Troy does countertop dancing” e um novo olhar sobre o sujeito feminino nesse poema. Dentre os autores que embasaram este trabalho, tem-se Nólibos (2006) ao mencionar que a personagem Helena persiste no imaginário do mundo ocidental, por meio das diversas narrativas que têm surgido no decorrer dos tempos. O segundo capítulo cita Cixous (1970) e suas ideias sobre como a mulher deve escrever sobre si mesma e trazer mais mulheres para a escrita. O terceiro capítulo tem como aporte teórico Zolin (2012) e suas ideias sobre como a produção literária de autoria feminina contamina os esquemas representacionais ocidentais construídos a partir da centralidade de um único sujeito com outros olhares posicionados a partir de outras perspectivas. Este estudo é fruto de uma pesquisa bibliográfica. Como metodologia para este trabalho, tem-se a fragmentação do poema “Helen of Troy does countertop dancing” e as análises da personagem Helena de Troia e do sujeito feminino nos versos do poema mencionado. Conclui-se esta pesquisa ao perceber outra possibilidade para a famosa personagem Helena. Ela é exposta pela sua sexualidade e perspicácia neste poema, através de sua voz ficcionalmente audível e, assim, nota-se, por meio de Helena de Atwood, uma outra possibilidade para o papel do sujeito feminino em um texto contemporâneo ocidental de autoria feminina.
ABSTRACT:The object of study for this work is the poem entitled “Helen of Troy does countertop dancing” from the book Morning in the burned house (1995) by the Canadian writer Margaret Atwood. It has as its main objective to analyze the poem “Helen of Troy does countertop dancing” through the social aspect intending to understand the role of the feminine subject. The specific objectives are to analyze the re-reading of the Helen of Troy myth in the “Helen of Troy does countertop dancing” poem and the female subject in this poem. Among the authors who support this work is Nólibos (2006), who mentions that the character of Helena persists in the imaginary of the Western world through the various narratives that have emerged in the course of time. The second chapter mentions Cixous (1970) and her ideas on how women should write about themselves and bring more women into writing. The third chapter has as theoretical contribution Zolin (2012) and her ideas on how the literary production of female authorship contaminates Western representational schemes that were built from the centrality of a single subject with other views positioned from other perspectives. This study is the result of a literature search. As methodology for this work, there is the fragmentation of the poem “Helen of Troy does countertop dancing” and the analysis of the character Helen of Troy and the feminine subject in the verses of the aforementioned poem. The research is concluded by perceiving another possibility for the famous character Helena. She is exposed by her sexuality and insight in this poem, through her fictionally audible voice, and thus in Helena by Atwood another possibility for the role of the feminine subject in a contemporary Western text by a female author is perceived.