Abstract:
RESUMO:As corporações decidem investir em tecnologias de informação por diversos motivos: melhorar
a qualidade, aumentar lucros e gerir o conhecimento estão entre os mais relevantes. Nesse
cenário, está se expandindo o uso dos Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (ERP), que
constituem uma arquitetura de software que otimiza o gerenciamento do fluxo de informações,
através de módulos como os de cadastro de pessoal, auxílio estratégico na tomada de decisões,
etc. Um dos fatores críticos do sucesso na implantação desses sistemas é a aceitação da
tecnologia por parte dos usuários. Além disso, a aceitação de inovações nas corporações, como
as decorrentes da adoção de ERP, podem sofrer influência da cultura organizacional, que é
considerada importante variável para o sucesso de práticas de gestão, iniciativas de melhoria e
desempenho organizacional. Nesse contexto, este estudo tem por objetivo avaliar o impacto da
cultura organizacional na aceitação de tecnologia do módulo de memorando eletrônico de um
ERP implantado em uma Instituição Federal de Ensino Superior. Para isso, foi realizada uma
pesquisa survey, a partir da construção de um modelo de pesquisa que combinou a análise da
cultura organizacional com a medição da aceitação de tecnologia, adicionando o treinamento
como variável moderadora. Adotando uma abordagem quantitativa, foram validados os
questionários de uma amostra composta por 337 usuários do memorando eletrônico. No
tratamento dos dados e teste das hipóteses foram aplicadas técnicas de análise estatística
multivariada e modelagem de equações estruturais. Os resultados mostraram que a cultura
organizacional influenciou a facilidade de uso percebida e a intenção comportamental de uso,
favorecendo a aceitação da tecnologia do memorando eletrônico. Entretanto, o efeito
moderador do treinamento não obteve significância estatística. Esses resultados permitiram
confirmar quatro das oito hipóteses referentes ao modelo da pesquisa, contribuindo para estudos
no campo da aceitação de tecnologia, implantação de ERP e da cultura organizacional.
ABSTRACT:Corporations choose to invest in information technology for a variety of reasons: improving
quality, increasing profits and managing knowledge are among the most relevant. In this
scenario, the use of Integrated Enterprise Management Systems (ERP) is expanding, which is
a software architecture that optimizes the flow of information through modules such as
personnel registration, strategic assistance in decision making, etc. One of the critical success
factors in deploying these systems is the acceptance of technology by users. In addition, the
acceptance of innovations in corporations, such as those resulting from the adoption of ERP,
can be influenced by the organizational culture, which is considered an important variable for
the success of management practices, improvement initiatives and organizational performance.
In this context, this study aims to evaluate the impact of organizational culture on the acceptance
of technology of the electronic memo module of an ERP implemented in a Federal Institution
of Higher Education. For this, a survey was conducted, based on the construction of a research
model that combined the analysis of the organizational culture with the measurement of
technology acceptance, adding training as a moderating variable. Adopting a quantitative
approach, the questionnaires of a sample composed of 337 users of the electronic memo were
validated. In the treatment of the data and test of the hypotheses, techniques of multivariate
statistical analysis and modeling of structural equations were applied. The results showed that
the organizational culture influenced the perceived ease of use and the behavioral intention of
use, favoring the acceptance of electronic memo technology. However, the moderating effect
of training was not statistically significant. These results allowed to confirm four of the eight
hypotheses referring to the research model, contributing to studies in the field of technology
acceptance, ERP implementation and organizational culture.