Repositório Institucional da UFPI

“VENDO” AO TOQUE DAS MÃOS: CARTOGRAFIA TÁTIL E ENSINO DE GEOGRAFIA NO CENTRO DE HABILITAÇÃO E REABILITAÇÃO DE CEGOS (CHARCE) DO PIAUÍ

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author MARQUES, Katiúscya Albuquerque de Moura.
dc.date.accessioned 2020-08-11T13:48:31Z
dc.date.available 2020-08-11T13:48:31Z
dc.date.issued 2020-08-11
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/2323
dc.description Orientadora: Prof Dr Andrea Lourdes Monteiro Scabello. Examinador Interno: Prof Dr. Armstong Miranda Evangelista. Examinadora Interna: Profª Dra Ana Váleria Marques Fortes Lustosa. Examinadora Externa: Prof Dra Rosemy da Silva Nascimento( Universidade Federal de Santa Catarina) pt_BR
dc.description.abstract RESUMO:Cartografia Tátil e ensino de geografia no Centro de Habilitação e Reabilitação de Cegos (CHARCE) da Associação dos Cegos do Piauí (ACEP), localizado em Teresina, constitui o tema motivador deste trabalho, tendo como problemática discutir em que aspectos a Cartografia Tátil tem contribuído no ensino de geografia para a ampliação da percepção dos fenômenos espaciais e para a compreensão do espaço geográfico. A pesquisa teve como objetivo geral analisar o uso da Cartografia Tátil no ensino de geografia no CHARCE. E, como objetivos específicos pretendeu-se: conhecer o Centro de Habilitação e Reabilitação de Cegos, na perspectiva dos professores e dos estudantes; observar as práticas pedagógicas utilizadas nas aulas de geografia; propor ações de intervenção de caráter colaborativo na confecção de produtos táteis. O suporte teórico está respaldado em autores como Vasconcellos (1993), Américo (2002), Cavalcanti (2006), Castellar (2006), Moraes (2006), Brasil (2001; 2008; 2011; 2015), Loch (2008), Lira; Schlindwein (2008), Nogueira (2007; 2009) Carmo (2009), Sena (2009), Lelis (2009), Tardif; Lessard (2009), Rapoli (2010) IBGE (2010), Apple; Au; Gandin (2011), Venturini (2012), Tardif (2012) Callai (2011;2013), Lockamann; Henning (2013) Régis (2013; 2016) Bersch (2017), dentre outros. A pesquisa de natureza qualitativa pautou-se na coleta de informações realizada por meio da pesquisa bibliográfica, documental e de campo envolvendo a observação participante e a pesquisa ação. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa a entrevista, com professores e estudantes de geografia, e a fotografia no intuito de registrar aspectos do processo de ensino-aprendizagem. E, também, como procedimentos: as conversas do cotidiano e o diário de campo. Percebemos no decorrer da pesquisa que o uso dos recursos táteis no CHARCE, é incipiente. Uma parte do material utilizado foi doada pelo Instituto Benjamin Constant (IBC) e se constitui de mapas táteis relativos ao Espaço Geográfico Brasileiro e Regional, de âmbito político. Outros foram confeccionados, de maneira artesanal, pelos professores da instituição, compostos por: globos táteis e alguns mapas físicos e humanos, especialmente do território piauiense. Constatamos, também, a ausência de tecnologias assistivas (TA) para o ensino de geografia durante o atendimento individualizado. A pesquisa nos permitiu ainda refletir sobre a ineficiência na implantação das políticas públicas inclusivas, nos cursos de Licenciatura de Geografia, das instituições públicas responsáveis pela formação de professores no estado do Piauí e, verificar que o acesso as TA é uma realidade distante dos sujeitos pesquisados. ABSTRACT:Cartography and geographical school education in the Center for the Qualification and Rehabilitation of the Blind (BRQC) of the Association of the Blind of Piauí (PBA) located in Teresina, is the motivating theme of this work, having as a problem to discuss in which aspects the Tactile Cartography has contributed in the teaching geography to increase the perception of spatial phenomena and to understand geographic space. The general objective of the research was to analyze the use of Tactile Cartography and the teaching of geography in BRQC. And, as specific objectives it was intended: To present the panorama of the Special Education through the legislation and the public policies concerned; To discuss aspects of teacher education to work in special education in the perspective of inclusive geography education; To investigate the importance of the teaching of geography and the Tactile Cartography (through its products) for the understanding of geographical knowledge by People with Visual Impairment (IVP); To know the Center for the Rehabilitation and Rehabilitation of the Blind, from the perspective of teachers and students, and propose actions of intervention of a collaborative nature. Theoretical support is supported by authors such as: Vasconcellos (1993), Américo (2002), Cavalcanti (2006), Castellar (2006), Moraes (2006), Brazil (2001, 2008, 2011, 2015), Loch (2008), Lira; Schlindwein (2008), Nogueira (2007; 2009) Carmo (2009), Sena (2009), Lelis (2009), Tardif; Lessard (2009), Rapoli (2010) IBGE (2010), Apple; Au; Gandin (2011), Venturini (2012), Tardif (2012) Callai (2011; 2013), Lockamann; Henning (2013) Régis (2013; 2016) Bersch (2017) among others. Qualitative research was based on the collection of information through bibliographic, documentary and field research involving participant observation and action research. The interview was used as a research tool, with teachers and students of geography, and photography in order to record aspects of the teaching-learning process. And also, as procedures: the daily conversations and the field diary. We realized in the course of the research that the use of the tactile resources in the BRQC, still, is incipient. A part of the material used was donated by the Benjamin Constant Institute (ICB) and consists of tactile maps related to the Brazilian and Regional Geographic Space, of political scope. Others were handcrafted by the teachers of the institution, composed of tactile globes and some physical and human maps, especially of Piauí territory. We also verified the absence of assistive technologies (TA) for the teaching of geography during individualized care. The research also allowed us to reflect on the inefficiency in the implementation of inclusive public policies, in the degree courses of Geography, of the public institutions responsible for teacher training in the state of Piauí, and to verify that access to TA is a reality that is somewhat distant from subjects. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Cartografia Tátil pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject CHARCE pt_BR
dc.subject Teresina pt_BR
dc.subject Cartography Tactile pt_BR
dc.subject Geography teaching pt_BR
dc.subject BRQC pt_BR
dc.title “VENDO” AO TOQUE DAS MÃOS: CARTOGRAFIA TÁTIL E ENSINO DE GEOGRAFIA NO CENTRO DE HABILITAÇÃO E REABILITAÇÃO DE CEGOS (CHARCE) DO PIAUÍ pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account