Abstract:
RESUMO:Este trabalho de pesquisa tem como objetivo implementar em sala de aula a educação em direitos humanos a partir de uma visão não hegemônica, que leve em consideração as diversidades culturais, nas quais os estudantes estão inseridos, contribuindo para uma perspectiva do ensino de filosofia levar a um pensar e um experimentar para a possiblidade de uma concepção emancipatória dos direitos humanos no seio da sala de aula. O trabalho parte da problemática se é possível, a partir do conceito ocidental de direitos humanos, construir uma nova visão desses direitos a partir das diferenças na sala de aula? A partir disso, é possível, na multiplicidade do espaço escolar, levá-los a conhecer, pensar e agir no espaço escolar na construção do novo? É possível que o estudante se torne sujeito dos direitos humanos? Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa intervenção filosófica, entendida como uma práxis, que cria um vínculo que leva a um movimento teórico-prático que produz de forma recíproca uma transformação no mundo e no agente de transformação, e se desenvolveu por meio de estudos teóricos, oficinas, palestras e produção de curtas-metragens com estudantes de 6 turmas da 2ª série do Centro de Ensino de tempo Integral Zacarias de Góis. Traz-se o rizoma como método considerando suas conexões múltiplas na sala de aula, sob o olhar de diversos teóricos da filosofia envolvendo também da sociologia que embasaram as reflexões contidas nesse trabalho. Por tratar de uma pesquisa de intervenção filosófica e, por essa natureza, restrita ao contexto pesquisado, não possibilitando conceitos ou teorias, mas um pensar e uma ação de construção de um ensino de filosofia na sala de aula que oportuniza uma mudança no estudante como também no professor, causando uma possibilidade de uma educação emancipatória.
ABSTRACT:This research aims to implement in the classroom the education in human rights from a non-hegemonic view, which takes into account the cultural diversities, in which the students are inserted, contributing to a philosophy teaching perspective to lead to a thinking and an experiment for the possibility of an emancipatory conception of human rights within the classroom. Does the work start from the problematic if it is possible, from the western concept of human rights, to construct a new vision of these rights from the differences in the classroom? From this, is it possible, in the multiplicity of school space, to get them to know, think and act in the school space in the construction of the new? Is it possible that the student becomes the subject of human rights? Methodologically, this research is a philosophical intervention, understood as a praxis, which creates a bond that leads to a theoretical-practical movement that reciprocally produces a transformation in the world and the agent of transformation, and has developed through studies workshops, lectures and short films production with students from 6 classes of the 2nd grade of the Comprehensive Time Teaching Center Zacarias de Góis. The rhizome is brought as a method considering its multiple connections in the classroom, under the watch of several theorists of the philosophy also involving of sociology that based the reflections contained in this work. Because it deals with a research of philosophical intervention, and because of this nature, it is restricted to the researched context, not allowing concepts or theories, but a thinking and an action of construction of a philosophy teaching in the classroom that offers a change in the student as well in the teacher, causing a possibility of an emancipatory education.