Repositório Institucional da UFPI

O ENSINO DE FILOSOFIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAR CRÍTICO: estudos com crianças no ensino fundamental

DSpace/Manakin Repository

Show simple item record

dc.contributor.author MENDES, Carla Daiane Alencar
dc.date.accessioned 2016-07-14T19:59:20Z
dc.date.available 2016-07-14T19:59:20Z
dc.date.issued 2016-07-14
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/225
dc.description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Carmen Lúcia de Oliveira Cabral. Examinadora Externa: Prof.ª Dr.ª Edna Maria Magalhães do Nascimento. Examinadora Interna: Prof.ª Dr.ª Neide Cavalcante Guedes. Examinadora Externa – Suplente: Prof.ª Dr.ª Georgyanna Andréa Silva Morais (UEMA). Examinadora Interna – Suplente: Prof.ª Dr.ª Maria da Glória Soares Barbosa Lima. pt_BR
dc.description.abstract RESUMO: O objetivo do presente estudo é analisar a contribuição do ensino de filosofia no desenvolvimento do pensar crítico das crianças no ensino fundamental. Em decorrência delineia os seguintes objetivos específicos: identificar as formas do pensar da criança sobre a realidade e suas atitudes em relação ao senso-comum; observar a capacidade da criança de debater e confrontar ideias; e analisar o pensamento crítico das crianças no desenvolvimento de seu modo de pensar no seu dia-a-dia. O interesse pelo ensino de Filosofia com crianças partiu de inquietações decorrentes da vivência como Pedagoga, atuando como professora no ensino fundamental e, também, por ser graduada em Filosofia, atuando como professora de Filosofia no ensino médio, ambos na Rede Estadual de Ensino, aspectos que levam ao questionamento: por que as crianças não têm acesso à Filosofia desde os anos iniciais? Levando em consideração a importância desta disciplina para o desenvolvimento do pensar das crianças, o que conduz elaborar o seguinte problema de pesquisa: De que forma o ensino de Filosofia no ensino fundamental contribui para o desenvolvimento do pensar crítico das crianças? Para construir os pressupostos teóricos que lhe sustentam, conta com as contribuições de autores que discutem o ensino de Filosofia com crianças, entre eles: Cunha (2008), Kohan (1999; 2004), Lipman (1995; 1999; 2014), Oliveira (2004), Silveira (2001); além de autores que investigam sobre a construção do pensamento crítico-reflexivo, como Dewey (1959), Lipman (1995; 1999; 2014), dentre outros. No campo metodológico, baseia-se em Coulon (1995), Lüdke e André (1986), Macedo (2000), optando pela etnopesquisa crítica de natureza qualitativa, que tem na etnometodologia sua abordagem teórica, e, na etnografia, o método. Tem como colaboradores 20 (vinte) alunos do 2º ano do ensino fundamental, bem como a professora da referida turma de uma escola particular. Este estudo utiliza os seguintes instrumentos e/ou técnicas de obtenção de dados: a observação participante, que tem como recurso o diário de campo, a fim de observar e registrar a prática filosófica dos alunos e da professora da turma; a entrevista aberta, a fim de obter dados sobre a formação e os conhecimentos filosóficos da professora da turma; e oficina de desenhos e contação de história, com o intuito de analisar o desenvolvimento do pensamento das crianças nas aulas de Filosofia. Como metodologia de análise dos dados propomos a Análise de Conteúdos, baseado em Macedo (2000), levando em consideração duas categorias de análise: Ensinando Filosofia com Crianças e Desenvolvendo a Habilidade do Pensar. Como resultado percebemos que as crianças que estudam Filosofia desde os anos iniciais do ensino fundamental desenvolvem seu pensamento crítico, tornam-se mais participativas, pensam melhor sobre si e sobre a sociedade em que vivem, tornando-se cidadãos mais críticos. ABSTRACT: The aim of this study is to analyze the philosophy of teaching contribution to the development of critical thinking of children in elementary school. Due outlines the following specific objectives: identify ways of thinking about the child's reality and its attitudes toward common sense; observe the child's ability to discuss and confront ideas; and analyze the critical thinking of children in developing their thinking in their day-to-day. Interest in teaching philosophy to children came from concerns arising from the experience as pedagogue, working as a teacher in elementary school and also to be graduated in Philosophy, acting as a philosophy teacher in high school, both in State Schools, aspects leading to the question: why children do not have access to Philosophy from the early years? Taking into consideration the importance of this discipline for the development of thinking of children, which leads prepare the following research problem: How does the teaching of philosophy in elementary school contributes to the development of critical thinking of children? To build the theoretical assumptions that underpin it, it relies on the contributions of authors who discuss the teaching of philosophy with children, among them: Cunha (2008), Kohan (1999, 2004), Lipman (1995; 1999; 2014), Oliveira ( 2004), Silveira (2001); besides authors investigating about building critical and reflective thinking, as Dewey (1959), Lipman (1995; 1999; 2014), among others. In the methodological field, based on Coulon (1995), Lüdke and Andrew (1986), Macedo (2000), opting for etnopesquisa critical qualitative, which has in ethnomethodology its theoretical approach, and ethnography, the method. Its employees twenty (20) students of 2nd year of elementary school, and the teacher of that class in a private school. This study uses the following instruments and / or techniques of data collection: participant observation, which is to feature the diary in order to observe and record the philosophical practice of the students and the teacher of the class; open interview in order to obtain data on the formation and philosophical knowledge of the teacher of the class; and shop drawings and story telling, in order to analyze the development of children's thinking in philosophy classes. As the data analysis methodology we propose the Content Analysis, based on Macedo (2000), taking into account two categories of analysis: Teaching Philosophy with Children and Developing the Thinking Ability. As a result we see that children who study philosophy since the early years of elementary school develop their critical thinking, become more participatory, think better about themselves and about the society in which they live, becoming more critical citizens. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação escolar pt_BR
dc.subject Ensino de filosofia para crianças pt_BR
dc.subject Pensar crítico pt_BR
dc.subject School education pt_BR
dc.subject Teaching philosophy for children pt_BR
dc.subject Critical thinking pt_BR
dc.title O ENSINO DE FILOSOFIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAR CRÍTICO: estudos com crianças no ensino fundamental pt_BR
dc.type Preprint pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

  • Mestrado em Educação
    Nesta coleção serão depositadas todas as Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação.

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account